Search
Close this search box.
Viajar em grupo ou viajar sozinha. Por que não os dois?

Viajar em grupo ou viajar sozinha. Por que não os dois?

Em uma coisa nós temos que concordar: não importa o destino, viajar sempre é algo maravilhoso. E, seja para viajar […]

Em uma coisa nós temos que concordar: não importa o destino, viajar sempre é algo maravilhoso. E, seja para viajar sozinha ou viajar em grupo, aprendemos inúmeras coisas o tempo todo, afinal, ambas as opções trazem consigo experiências muito diferentes, mas sempre maravilhosas.

Praia de Pocitos em Montevideo, Uruguai

Há dez anos que escrevo sobre a experiência de viajar sozinha pelo mundo, mas isso não quer dizer que viajar em grupo não seja uma opção bastante interessante também. Eu mesma já montei dois grupos de viagem para mulheres em 2018, levando-as para PortugalEspanha e Marrocos e também FrançaGrécia e Itália. A ideia era juntar mulheres com os mesmos interesses e também mostrar que viajar sozinha não é tão complicado assim.

Também já experimentei entrar em grupos com completos desconhecidos. Acabo de voltar de uma expedição para ver a Aurora Boreal, na Noruega e Finlândia. O grupo era majoritariamente feminino e foi incrível. Nenhuma pessoa que destoasse, não houve atrasos e compartilhamos momentos maravilhosos e muito divertidos.

Para qualquer estilo de viagem vamos encontrar vantagens e desvantagens e é você quem deve avaliar o que é melhor pra esse seu momento de vida e viagem. Um tipo de viagem nunca impede o outro. Não precisamos escolher um ou outro jeito. Podemos viajar das duas formas e o que vai depender é o seu momento.

Leia mais

Razões para viajar sozinha

Verdades sobre viajar sozinha

Viajar sozinha sem planejar e sem roteiro diário definido

Razões para viajar sozinha para o Uruguai

Pra muitas, o pontapé inicial pra começar a viajar sozinha é viajar em grupo pra ganhar um pouco mais de confiança. Pra outras é começar sozinha mesmo pra se conhecer melhor ou até mesmo refletir sobre a própria vida. Mas o que importa mesmo é o movimento!

Quero trazer aqui alguns pontos de cada modalidade pra você entender qual tipo de viagem se adequa melhor ao seu momento agora: viajar sozinha ou viajar em grupo?

Viajar sozinha ou viajar em grupo: os contrapontos

Ao decidir viajar sozinha pela primeira vez, é bem comum que a gente se sinta um pouco insegura. Além disso, a primeira experiência traz com ela o medo do desconhecido: um novo destino, um lugar onde você não conhece nada e nem ninguém. Mas acredite: isso pode ser bem melhor do que parece.

Fazer uma viagem solo é uma chance singular de se abrir para o novo, sair da sua caixinha, se afastar da rotina e mudar seus pensamentos e ideias a respeito de inúmeros assuntos.

Liberdade de fazer apenas o que gosta

Após escolher o destino, é hora de começar a planejar tudo o que quer fazer. E aqui tem uma grande vantagem: você pode selecionar apenas o que você realmente gosta de fazer.

Talvez nesse hora você até tenha dúvidas sobre o que realmente quer e gosta de fazer, já que a maioria das vezes você estava com outras pessoas e fazendo algumas concessões ao viajar. Sim, isso mesmo que você pensou: hora de se conhecer.

A liberdade de poder fazer o que você mais gosta no dia que mais acha apropriado também é uma das vantagens de viajar sozinha. Pode ser até que você queira não fazer nada por um dia inteiro. Quer liberdade maior que essa? E está tudo bem se você quiser mudar os planos na última hora, afinal, você é quem decide! Sua viagem, suas regras.

Flexibilidade para mudar o roteiro

Viajando sozinha você pode chegar no destino, fazer novas amizades e mudar seu roteiro em função dos novos amigos. Pode também criar muita expectativa a respeito de alguma atividade e ao chegar descobre ao vivo que não era tão legal assim. Imediatamente, num piscar de olhos, pode ir pra outro lugar e continuar seu passeio.

Além disso, se você decidir que quer viajar “do dia pra noite”, sem planos ou roteiros, tudo está bem, afinal é você quem faz a sua viagem!

Isso é mais uma das vantagens porque, quando estamos acompanhadas, temos que considerar a opinião do outro e é aí que entram as negociações. Estando sozinha você acaba decidindo rapidamente.

Mais tempo para você

Sabendo que não é necessário considerar a opinião e preferências de outra pessoa, fazer o que você mais gosta fica ainda melhor. Em várias das minhas viagens já pude viver isso e concluo que não há nada melhor que você mesmo comandar o seu tempo!

Se você está em um destino e se surpreendeu com aquela pracinha linda que cruzou a sua frente e decide ficar lá não fazendo nada, só depende da sua vontade. Se decidir acordar mais tarde e curtir um belo café da manhã no hotel, tá tudo certo. O tempo é só seu. Você administra como achar melhor.

Conhecer novas pessoas

Acredite, o fato de estar sozinha fará você estar mais aberta a conhecer e se conectar com outros viajantes. Seja em passeio, no hotel ou até mesmo no restaurante do hotel, você pode, se quiser, conhecer gente nova o tempo todo.

Essa é uma experiência incrível. Mas nas primeiras viagens você pode (e vai) se sentir acanhada, afinal tudo é novo e diferente, mas ao conhecer as outras pessoas, você descobre e compartilha tantas coisas, que ao final do “encontro” vocês parecem ser amigos de longa data. As fronteiras ficam bem menores e as conexões acontecem de maneira mais rápida na estrada.

Quando viajamos acompanhados, deixamos essa experiência de lado, portanto, acredito fortemente que viajar sozinha lhe aproximará de muitas pessoas com vivências distintas, o que enriquece profundamente a nossa viagem.

Autoconhecimento 

Viajar sozinha é uma das ferramentas mais poderosas que conheço para praticar o autoconhecimento. Se for viajar em grupo já fica mais difícil se voltar pra dentro, pois estamos sendo distraídas de nós mesmas o tempo todo.

Durante uma viagem solo, não há quem possa interromper nossas ideias e pensamentos: é você com você mesma o tempo todo!

E se é você por você e com você, não tem como não olhar pra dentro. Essa experiência mostra pra gente tudo aquilo que procuramos entender ao longo dos dias dentro da nossa rotina e faz com que aprendamos a lidar com a nossa mente, nossos limites, nossas escolhas… No fim, tudo isso tem um valor incomparável em nossa vida. 

Viajar em grupo

Agora, se você ama estar com os amigos e com outras pessoas, mesmo que desconhecidas, não está ainda pronta pra assumir todas as responsabilidade de viajar sozinha e quer economizar na viagem, viajar em grupo pode ser uma boa opção. Vamos a algumas considerações sobre essa modalidade de viajar.

Companhia para compartilhar as aventuras

Boa parte das melhores histórias que temos são aquelas que compartilhamos com alguém, ainda mais se a pessoa é importante em nossa vida. Viajar em grupo com pessoas que você já conhece pode ser fantástico, pois as aventuras serão muito divertidas.

Mas não vamos desprezar as pessoas que a gente não conhece, porque também pode ser maravilhoso como a experiência que acabo de ter viajando pra Noruega para ver a Aurora Boreal. Conheci duas meninas que moram em Porto Alegre e mantivemos os encontros. As que moram em outros estados também mantemos contato pelo whats.

E mesmo que você entre em um grupo de viagens com pessoas que ainda não conhece, compartilhar os momentos mais marcantes da viagem com alguém os tornam algo muito bom. “Alegria compartilhada é alegria redobrada”, então entre de cabeça nessa.

Memória Coletiva

A memória coletiva é muito importante. Sabe aquele momento em que você senta em uma mesa com uma pessoa que viajou contigo e vocês começam a contar da viagem pra outras pessoas? Cada uma tem uma lembrança e uma visão do mesmo fato? É muito bacana e divertido relembrar fatos importantes da sua vida com outras pessoas.

Divisão de responsabilidades e apoio na tomada de decisão

Se você está viajando em um grupo, seja com agência ou com conhecidos / amigos, a responsabilidade da tomada de decisões será compartilhada. O peso da responsabilidade pelas escolhas não recairá só nas suas costas, caso dê algo de errado, né?

Fazer passeios que não conseguiria sozinha

Muitas vezes durante a viagem vamos nos deparar com passeios que exigem um mínimo de pessoas para que ele aconteça. Estando em um grupo fica tudo muito mais fácil. Desta forma, você não deixa de fazer qualquer passeio.

Você pode “rachar a conta” e economizar

Acredito que uma das maiores vantagens de viajar em grupo é a economia. Dividir o hotel, os custos da viagem, os lanches e várias outras coisas poupa uma boa quantia de dinheiro, o que pode ser uma boa pedida pra você aproveitar e guardar para a próxima viagem ou até mesmo fazer umas comprinhas.

Você pode se sentir mais segura

Viajar em segurança é uma das principais preocupações que fazem com que muitas mulheres prefiram viajar em grupo. O fato de termos mais pessoas em volta traz a sensação de segurança. De verdade, penso que é apenas uma sensação, não uma certeza absoluta de que estando com outras pessoas deixamos de ser alvo.

Seja para viajar dentro ou fora do Brasil, por sermos mulheres, sempre temos que estar alertas pra tudo o que está acontecendo ao nosso redor. E estar em grupo parece que ameniza o estado de “sempre alerta”.

Além disso, outro medo comum das mulheres é estar viajando sozinha e passar mal. Se considerarmos o fator saúde, ter com quem contar em momento de urgência é muito mais tranquilo do que confiar em alguém que você nunca viu ou acabou de conhecer durante a viagem.  

Mas afinal, como se planejar para viajar sozinha? Aqui no blog você vai encontrar muitos posts interessantes sobre isso e sobre vários destinos magníficos. 

Leia mais

Como viajar sozinha, guia completo para mulheres

Independente de ser uma viagem sozinha ou em grupo, planejar é o primeiro passo. No mais, saiba que acredito firmemente que você pode e deve viver as duas experiências. Viajar em grupo é ótimo, mas viajar sozinha lhe dá uma outra perspectiva sobre a vida e isso é que faz dessa escolha algo mágico!

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!