fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeUruguaiRazões para viajar sozinha para o Uruguai

Razões para viajar sozinha para o Uruguai

O Uruguai pode ser um excelente destino para as mulheres que viajam sozinhas. Veja porquê você deve considerar o país como um destino interessante e super amigável para conhecer sozinha!

Planner Viajante Solo

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

O Uruguai foi a minha segunda viagem internacional, eu tinha 13 anos. Meus pais gostavam de viajar de carro e saíamos pelas estradas com um Passat azul turquesa dos anos 80. Quase 40 anos depois, resolvi revisitar Montevidéu e Punta, desta vez, com o olhar de uma mulher 50+. Queria ver e sentir se viajar sozinha para o Uruguai seria uma boa experiência.

Meu pai Italo Tonin, o maior incentivador das viagens e da curiosidade por outras culturas.

E foi uma excelente experiência! Sabe que não me surpreendeu? Esse destino tão peculiar me recebeu de braços abertos, de forma extremamente gentil e muito acolhedora. Era exatamente o que eu estava buscando na primeira viagem internacional pós-vacina.

Não sei o seu, mas o meu jeito de viajar mudou. Estou um pouco mais lenta do que já vinha fazendo nas últimas viagens. Não me convide pra conhecer 3 capitais em 15 dias. Isso já não não tem cabido mais nas minhas viagens solo por aí.

E quando voltei desta viagem solo para o Uruguai me peguei pensando o porquê de ter me sentido tão bem por lá. Será que era só revisitar o “quintal de casa” ? Ou tinha muito mais do que isso pra eu eleger o Uruguai como um destino ideal para as viajantes solo?

Então, veja aqui algumas razões pra você viajar sozinha para o Uruguai.

Idioma

Como você sabe, o idioma no Uruguai é o espanhol. Mas o que você não sabe é que eles falam portunhol muito bem! Nem de longe você precisa se preocupar em não ser compreendida. Será muito bem compreendida e também se fará entender.

Os uruguaios estão mais do que acostumados a receber os brasileiros por lá. Inclusive, após a abertura do país, no primeiro trimestre de 2022, recebeu mais de 56 mil brasileiros.

Planner Viajante Solo

No Teatro Solis, por exemplo, você poderá agendar a sua visita em Português. O mesmo acontece no Palácio Legislativo.

Se por um acaso alguma pessoa falar muito rápido e você não entender nada, não tem problema. Eles repetirão mais devagar.

Educação e gentileza

Os uruguaios são educados, respeitosos e muito gentis. Algumas situações que hoje me fazem pensar dessa forma.

Houve um dia no hotel Smart – um dos hotéis onde me hospedei – que o restaurante estava fechado por algum motivo que não lembro. E ninguém falou a respeito e nem havia qualquer aviso no elevador. Era a véspera do meu retorno ao Brasil e cheguei da rua exausta, pensando em organizar a mala rápido, tomar um banho e comer no hotel mesmo. Dei com os burros n´água! banho tomado e cadê restaurante? Fechado.

Diego, o rapaz da recepção, não sossegou enquanto não achou uma solução pro meu jantar. Eu já me hospedei em inúmeros hotéis pelo mundo e, na maioria das vezes, não há esse tipo de tratamento tão atencioso e gentil.

Em um domingo estava no Café Gourmand pra experimentar o brunch. Depois de terminar a minha refeição, lá fui eu chamar o Uber e simplesmente o aplicativo trava e diz que não opera na área. Conversei com a garçonete que prontamente chamou um táxi do celular dela e o deixou comigo na mesa pra eu acompanhar até a chegada do carro. Extremamente gentil, não?

Outra coisa que achei sensacional é que nos restaurantes, ao trazerem “la cuenta“, perguntam educadamente: você gostaria de acrescentar a taxa de serviço? Não é muito mais legal dessa forma? Dá até prazer em pagar. Se você foi bem atendida é claro. E eu fui em 98% dos locais. Dois não tive muita sorte. Faz parte, né?

leia também

Requisitos de Entrada de Brasileiros no Uruguai 2022

8 países para viajar sem passaporte

Como viajar sozinha sem falar outro idioma

Segurança

Uma das grandes preocupação das mulheres que viajam sozinhas é a segurança. E não posso dizer que não há nada no Uruguai. Seria ingenuidade da minha parte achar que não rola nada por lá. Vi pessoas na rua pedindo dinheiro e a gente sempre tem que estar com o radar ligado.

Mas em todas as vezes que perguntei pros locais como era a segurança, foram categóricos em dizer que era tranquilo. Perguntei ao motorista da agência que contratei se havia roubo de celular, assaltos, estas coisas e ele ficou olhando pra mim um pouco perplexo! E ele já morou no Brasil, hein?

Vi muitas mulheres caminhando sozinhas à noite nas ruas numa boa. Nas Ramblas no final de tarde fazendo seu exercício. Mais de uma vez vi mulheres esticarem sua toalha na praia em pleno outono e simplesmente lagartearem sem preocupação alguma.

A minha sensação, durante toda a estadia na capital uruguaia, Montevideo, foi de estar segura. Em momento algum me senti sendo observada como acontece em vários outros destinos, principalmente aqui no Brasil.

Claro que sempre estou atenta e sempre pergunto aos locais sobre estas questões de segurança, porque não existe mundo cor de rosa, né? Mas até caminhei pelo centro da capital com meu celular em punho filmando e fotografando e foi tudo muito tranquilo.

Mas, atenção, isso não quer dizer que você pode relaxar completamente e esquecer que sua segurança vem sempre em primeiro lugar. Saiba tudo o que está aocntecendo ao seu redor.

Diversidade de Atrativos

O Uruguai é o segundo menor país do mundo, mas isso não o impede de oferecer inúmeras opções e atrativos para você explorar. Pra citar o que você poderá encontrar por lá:

  • História e Cultura
  • Patrimônio
  • Praias, campos e muita natureza
  • Turismo termal
  • Turismo religioso
  • Olivoturismo
  • Enoturismo
  • Turismo Friendly
  • Turismo Esportivo

Tax Free e outros benefícios aos turistas

O país não é considerado muito barato e viajar sozinha para o Uruguai pode pesar o seu orçamento. Mas como sempre digo, quando viajamos sozinhas, podemos fazer escolhas que compensem os custos altos de hospedagem, por exemplo. E também o Uruguai ajuda nesse ponto oferecendo uma série de benefícios aos turistas.

A começar pelo Tax Free, que você já deve ter ouvido falar e funciona assim como o Tax Free na Europa. Você tem direito a devolução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) incluído nas compras de artigos de couro, vestuário, malhas de tricô, souvenirs, alimentos e bebidas e também artesanato.

Viajando sozinha para o Uruguai - Tax Free e Benefícios aos turistas

Somos o segundo país, logo atrás da Argentina, a utilizar o sistema de Tax Free, com 13% das vendas totais que aplicaram o incentivo entre 2013 e 2019.

Mas ainda há outros benefícios, como o IVA zero em hotéis, devolução de IVA ao consumir alimentos e bebidas, assim como desconto na locação de veículos e combustível.

Alguns desses benefícios tem validade e você pode conferir nesse post cada um deles com mais detalhes.

Tranquilidade – Slow Travel

Slow travel. Viajar devagar, sem pressa. Flanar.

Aqui estou me referindo mais de como me senti na capital, Montevideo. Tem várias coisas pra fazer, mas é uma cidade que traz relaxamento. Você pode apreciar tudo com calma.

Caminhar nas Ramblas (a orla), sentar nos banquinhos e ver a vida passar. Curtir a natureza, olhar pro Mar de la Plata e deixar o sol e o vento baterem na cara.

Não há aquela montoeira de gente nas ruas caminhando rápido e apressadas pra chegar em algum lugar. Dá até pra estranhar e se preguntar: onde está todo mundo?

Os uruguaios carregam o seu kit com mate e a água quente em suas caminhadas na praia, nos parques e praças. E tudo que vi e vivi por lá me remeteu a muita paz e tranquilidade. Gostei. Era o que estava procurando nessa retomada das viagens internacionais.

Montevideo não te apressa e nem te estressa. Tudo poderá ser apreciado com calma, inclusive a sua própria companhia.

Então, o que achou da possibilidade de viajar sozinha para o Uruguai? Minhas razões te convenceram ou ainda preciso te mostrar mais argumentos? Me conta o que achou nos comentários.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo