6 passos para tirar o passaporte brasileiro

Se você ainda não viajou para fora do país, saiba que o passaporte brasileiro é um documento de identidade, emitido pelo governo brasileiro, para que possamos entrar em outros países. Ele atesta que somos cidadãos brasileiros e é a forma que temos de pedir permissão para visitar outros países. Nos países da América do Sul o passaporte não é obrigatório, pois você pode viajar com a sua carteira de identidade, desde que ela esteja em boas condições. Tirar o passaporte brasileiro é simples e em apenas 6 passos você terá seu documento e poderá fazer a viagem que quiser para conhecer novas culturas.

1º Passo:  Organizar a documentação necessária

Para tirar o passaporte brasileiro você precisa apresentar uma série de documentos, mas não é nada complicado. Conforme informado no site da Polícia Federal, não existe renovação de passaporte e nem prorrogação. Se seu seu passaporte está vencido ou perto de vencer, o processo é o mesmo para quem está tirando pela primeira vez. Vamos a lista de documentos?

a. Documento de identidade

Como documento de identidade você poderá apresentar os seguintes documentos:

  • Sua cédula de identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública. Ela deve estar em bom estado de conservação e atualizada.
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação), expedida pelo DETRAN. A PF orienta a apresentar junto com a CNH, um outro documento que possa comprovar seu local de nascimento;
  • Passaporte Brasileiro anterior, caso não seja a primeira solicitação. Lembre-se que, por razão de casamento ou divórcio, você alterou o seu nome, é necessária a apresentação da certidão ORIGINAL, seja de casamento ou de divórcio;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social

b. Título de Eleitor

Você deverá apresentar o seu título eleitoral, assim como os comprovantes de votação da última eleição. Lembre-se que, se houve segundo turno no seu Estado, são 2 comprovantes.

Se você perdeu os comprovantes, mas votou, pode apresentar a Certidão de Quitação Eleitoral que pode ser tirada pela internet no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se você não votou, mas justificou, poderá levar juntamente com o Título, o comprovante de justificativa. Agora, se você está irregular junto ao TSE, você precisa resolver sua situação comparecendo ao TSE Regional.

c. Quitação com o Serviço Militar

Apenas para o sexo masculino, sendo a partir do dia 01 de Janeiro do ano em que estiverem completando 19 anos e até o dia 31 de Dezembro do ano em que completam 45 anos de idade.

d. Certificado de Naturalização

Apenas para as pessoas que se naturalizaram cidadãos brasileiros.

e. Passaporte Anterior Válido

Obviamente, só para quem já tirou passaporte alguma vez. É recomendado que o leve (válido ou não) para que possa ser feito o cancelamento (no caso de ainda válido) e também a atualização no sistema da PF.  O passaporte deverá ser da mesma categoria do qual você seja titular e será devolvido inutilizado (o meu foi carimbado).

Caso você não tenha mais o passaporte anterior válido e em caso de perda, extravio ou furto, há a necessidade de apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

f. CPF

Somente deverá ser apresentado se o número do seu CPF não estiver no seu RG, CNH ou CPTS.

g. Comprovante de pagamento da GRU

Para tirar o passaporte brasileiro é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 257,25 (Fevereiro 2017). Só depois da taxa paga e reconhecida pela PF é que você poderá prosseguir com o agendamento para entrega dos documentos.

2º Passo:  Solicitar a Emissão do Passaporte

Para solicitar a emissão do passaporte você deverá preencher um formulário com seus dados acessando esse link >> http://bit.ly/solicitar-passaporte.

São quatro telas e o formulário é bem simples e fácil de ser preenchido. Se você tiver dúvidas durante o preenchimento, basta clicar na interrogação em laranja e você terá a explicação.

6 passos para tirar o passaporte brasileiro Tela 1-min

Ao final do preenchimento você escolherá a Unidade de Atendimento da sua cidade.

6 passos para tirar o passaporte brasileiro Tela 2

Quando você tiver inserido todos os dados e prestes a confirmar, vai aparecer o seguinte aviso:

6 passos para tirar o passaporte brasileiro Tela 3

Confirmando, você receberá um número de protocolo associado ao seu CPF e data de nascimento, assim como o código da Guia de Pagamento e o Vencimento da mesma. Imprima e guarde com você.

6 passos para tirar o passaporte brasileiro Tela 4

3º Passo:  Pagar a GRU

Agora é hora de desembolsar o valor da Taxa de R$ 257,25 (Fev 2017). Você pode pagar a guia diretamente no banco ou mesmo pela internet. Se por um acaso, você não guardou o código de barras da GRU ou não imprimiu, poderá fazer a Reemissão da GRU nesse link >> http://bit.ly/2m8aVrG informando os dados solicitados.

É necessário aguardar o reconhecimento do pagamento junto a Polícia Federal para seguir para o próximo passo. A guia paga deverá ser apresentada juntamente com os documentos do Passo 1.

4º Passo:  Agendar o Atendimento

Para agendar o atendimento, acesse a pagina da Polícia Federal nesse link >> http://bit.ly/2kHFcjT

Você somente poderá agendar o atendimento, se já tiver preenchido a Solicitação do Passaporte (Passo 2) e ter pago a GRU (Passo 3). Você precisa inserir o número do protocolo, data de nascimento e CPF.

6 passos para tirar o passaporte brasileiro Tela 5

Aguarde um dia útil após o pagamento da GRU para solicitar o agendamento.

5º Passo:  Comparecer a Polícia Federal

Agora você deve comparecer a Polícia Federal na data agendada, munida de todos os documentos originais do Passo 1, além da GRU paga, Protocolo de Atendimento e comprovação do Agendamento. Não precisa levar nenhuma foto, pois ela será tirada durante o seu atendimento.

Depois você deve aguardar e se quiser consultar o andamento da solicitação, acesse esse link >> http://bit.ly/2l3Xc46

6º Passo:  Retirar o seu novo passaporte

Hora de ir na Polícia Federal e retirar seu novo passaporte que será entregue ao titular no horário e local indicados. Para isso, é necessária a apresentação de um documento de identidade e será feito o reconhecimento de digital, além da assinatura do documento.

Espero que os passos sejam úteis e para outras dúvidas, você poderá entrar em contato diretamente com a Polícia Federal pelo e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194. Além disso, há uma página com dúvidas frequentes que você acessa aqui.

Compartilhar
Artigo anterior100 dicas práticas para viajar sozinha
Próximo artigoQuanto custa viajar sozinha?
Cariúcha da gema, amante de um bom livro e de dias chuvosos. Descobriu faz um tempão que viajar sozinha é uma experiência incrível e que muda toda a perspectiva da vida! Agora, se denomina viajante solo por paixão e opção! Idealizadora da Solo Travel Week e do Programa Viajante Solo, seu objetivo é incentivar cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here