fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaDocumentosComo obter o Passe Sanitário Francês

Como obter o Passe Sanitário Francês

O Passaporte Sanitário é um documento emitido pelo Governo Francês que te dá a possibilidade de circular livremente na França em restaurantes, bares, cafés e atrações turísticas.

Planner Viajante Solo

A França, como outros países europeus, está reabrindo as suas fronteiras para o turismo e, enfim, para os brasileiros. Mas para poder circular livremente pelo país você precisará obter o Passaporte Sanitário, em francês Passe Sanitaire (Passe Sanitário).

Viajar Sozinha para Paris

Primeira Viagem Internacional Sozinha

Documentos Exigidos para entrar na Europa

Requisitos para entrada de Brasileiros na França

Sim, isso mesmo. Sem o passaporte sanitário você não terá a sua entrada liberada em cafés, restaurantes, museus, shoppings, atividades turísticas e até mesmo transportes públicos. Isso vale para todos os maiores de 18 anos.

O que é e pra que serve o Passe Sanitário?

O passe sanitário ou passaporte sanitário é um documento que vem através de um código QR (Quick Response), gerado pelo governo francês e serve para comprovar uma das situações abaixo:

  • Que você já passou pelo ciclo vacinal completo com as vacinas já autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos.
  • Que você apresentou um teste PCR ou antígeno com resultado negativo, feito com antecedência máxima de 48 horas.
  • Que você se recuperou da Covid-19, o que foi comprovado por meio da apresentação de um teste PCR ou antígeno positivo, feito com antecedência mínima de 15 dias e máxima de 6 meses.

Vacinas Aprovadas e Ciclo Vacinal Completo

  • Pfizer/Comirnaty, Moderna, AstraZeneca/Covishield >> 7 dias após a 2ª dose
  • Janssen, da Johnson & Johnson >> 4 semanas após a dose única;
  • Pessoas já tiveram Covid-19 >> 7 dias após a injeção de vacinas.

A apresentação do Passaporte Sanitário (Passe Sanitaire) é obrigatória desde o dia 09 de agosto de 2021.

Então, se você está de viagem marcada pra França, precisará providenciar seu passe sanitário o mais breve possível.

Quem pode solicitar o Passe Sanitário França

  • Ter 18 anos ou mais (até setembro de 2021). A partir do dia 30 de Setembro de 2021, o passe sanitário será exigido de menores de 12 a 17 anos. Por enquanto, o passe sanitário não é exigido para os menores de 12 anos.
Ansiosa para a segunda dose da vacina e a possibilidade de viajar pra França novamente

Como obter o Passe Sanitário França

Atualizado em 03/09/2021

Em um primeiro momento o governo francês pediu que os estrangeiros enviassem e-mail para a solicitação do Passe Sanitário, mas conforme o e-mail abaixo, eles não deram conta de tantos pedidos. Então, ontem a regra mudou.

Planner Viajante Solo

Agora você deverá acessar o site do Ministère de L´Europe et des Affaires Étrangèrs para solicitar o passe sanitário online.

https://www.demarches-simplifiees.fr/commencer/passe-sanitaire-etrangers

Para dúvidas e outras questões referentes a sua solicitação: help.covid-pass@ingroupe.com

Solicitação Aceita ou Recusada

Não há um prazo para receber a resposta à sua solicitação do passe sanitário, por isso, o ideal é que você solicite o mais breve possível.

Assim que a sua solicitação for processada e se aceita, você receberá um código QR por e-mail.

Este código poderá ser impresso pra ser apresentado durante a sua estadia na França ou escaneado para o aplicativo TousAntiCovid. Baixe aqui o app para Android e para IOS.

Por precaução, eu levaria impresso e no aplicativo.

Dificilmente a sua solicitação será recusada, portanto, caso isso aconteça, verifique se você cumpriu todas as regras. Por vezes, pode ter sido negada por conta do ciclo vacinal não estar completo e, nesse caso, você poderá solicitar novamente.

Outra Alternativa

Se por um acaso, o seu QR code não chegar a tempo e você viajar, a alternativa ainda continua sendo você fazer um teste rápido de antígeno ou o RT-PCR na França em farmácias ou laboratórios. Será gerado um QR Code temporário, válido por 72hs. Geralmente, os resultados saem em, no máximo 15 minutos. Porém, você terá que arcar com essa despesa.

Passe Sanitário aceito em outros países

O passaporte sanitário é gerado em formato digital (DCC) e é reconhecido em toda a União Europeia e em países que estabeleceram um acordo de reconhecimento mútuo. Sugiro verificar as informações atualizadas nas Embaixadas dos destinos e também no site do Itamaraty.

Informações Oficiais e Atualizadas

É muito importante que antes da sua viagem, você verifique as informações novamente nos sites oficiais, a fim de verificar se não houve alguma modificação nas regras.

Planner Viajante Solo