Como solicitar o eTA para entrada no Canadá

O Canadá é objeto do desejo de muitas pessoas quando pensam em viajar sozinhas para estudar ou até mesmo trabalhar em outro país. Também é muito procurado por pessoas que desejam conhecer cenários com uma natureza exuberante. Mas para isso é necessário ter um visto de entrada. Neste artigo vou te mostrar como solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization).

Leia também

Viajar Sozinha para os Estados Unidos

Viajar Sozinha para a Polônia

Viajar Sozinha para a Holanda

Quando decidi me aventurar sozinha pelo Canadá em 2013, passei pelo processo formal do visto de entrada. Não foi uma tarefa simples por conta de muitos formulários e documentos exigidos. Mas, recentemente, o governo canadense melhorou o processo e facilitou um pouco as coisas, criando o visto online chamado eTA. Vamos ver como solicitar o eTA?

Apesar de ter uma rede hospitalar maravilhosa, as despesas médicas no Canadá são extremamente caras! Então, o melhor a fazer é contratar um seguro viagem antes de pegar a estrada. Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você!

O que é eTA?

O eTA, ou em português AVE, é uma autorização de viagem eletrônica, emitida pela autoridade canadense para turistas que se enquadram em regras estabelecidas, e que pretendem ficar no país por um período de até 6 meses.

Esta autorização de viagem online tem validade de 5 anos ou até o seu passaporte vencer, pois o visto está atrelado ao número do seu passaporte. Caso o seu passaporte vença, você precisará emitir um novo eTA.

Quem pode solicitar o visto online eTA para o Canadá?

Desde maio de 2017, turistas brasileiros podem viajar para o país sem precisar de um visto formal emitido no consulado canadense, que foi o processo que fiz em 2013. Você poderá viajar solicitando o eTA online, desde que se enquadre nas seguintes condições:

  • Tenha um visto canadense emitido nos últimos 10 anos (mesmo que não seja mais válido);
  • Possua um visto americano válido;
  • Sua entrada no Canadá deverá ser feita por via aérea

Etapas para tirar o eTA

Antes de tirar o eTA, lembre-se de ter junto com você o seguinte:

  • passaporte atual;
  • passaporte onde obteve o visto americano e/ou o visto canadense;
  • cartão de crédito ou débito internacional para pagamento da taxa de 7 CAD (dólar canadense). O preço do eTA é de Novembro de 2018.

Todas as perguntas do formulário estão em inglês e, se você não fala o idioma, poderá baixar um documento em pdf, que ajudará você com as explicações e detalhes de cada pergunta em português.

Baixar Guia emissão Autorização Eletrônica de Viagem (AEV)

1. Acesse o site bit.ly/eta-visto-online-canada

2. Responda a todas as perguntas na ordem e saiba que o formulário não pode ser salvo. Por isso, é importante que você tenha todas as informações antes de começar.

3. Depois de preencher todas as questões, você deverá clicar em Agree (Concordo) para prosseguir para a etapa seguinte. Ao concordar, estará autorizando que o seu documento poderá ser avaliado por mais de uma autoridade canadense, se for necessário.

4. Você verá, então, um quadro com o valor da Taxa a ser paga.

Como tirar o eTA Valor Taxa

 Já reservou hotel para sua viagem? Confira aqui as melhores tarifas para sua estadia

5. Na tela seguinte poderá escolher a forma de pagamento.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Forma de Pagamento

 6. Se o seu pagamento for aprovado, verá a seguinte tela.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Pagamento Aprovado

7. Depois do pagamento aprovado, uma nova página aparecerá informando que você receberá uma mensagem por meio do e-mail cadastrado.

8. Verifique o seu e-mail e, se tudo deu certo, receberá uma mensagem com o seu eTA aprovado.

Confira os planos para comprar um chip com internet e ficar conectada durante toda a viagem

No meu caso, o e-mail chegou imediatamente após a aprovação do pagamento. Caso você não tenha recebido a mensagem, não esqueça de verificar a sua caixa de spam.

Como solicitar o eTA para entrada no Canadá Email Aprovação

Não esqueça de imprimir ou gravar este e-mail em pdf para que você sempre tenha em mãos o número e a validade do seu eTA.

Para consultar o status do seu eTA, poderá acessar o site eTA Check Status Tool

O site oficial do Canadá alerta que ter o eTA não garante a entrada no país. Isso porque os agentes de imigração são soberanos, e se por algum motivo acharem algo suspeito em você, podem negar a sua entrada. Mas não se preocupe, tendo a sua documentação em ordem e cumprindo com todas as exigências para entrada no país, é muito provável que você não tenha nenhum problema.

Vale lembrar que ao chegar ao Canadá os agentes da imigração podem solicitar, além do eTA, outros documentos e, possivelmente, o seu visto americano válido.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.