Roteiro no Marrocos Koutoubia Minarete
Imagem: Bjørn Christian Tørrissen

No projeto Viagem para Mulheres com Denise Tonin rodamos por volta de 1800 km de carro pelo país. Esse Roteiro no Marrocos nos permitiu ver paisagens lindíssimas, que as lentes de qualquer câmera jamais vão conseguir transmitir com fidelidade.

Também pudemos ver e entender um pouco o modo de vida marroquino, quando paramos em alguns vilarejos para almoçar e conversamos com os locais. Nove dias foram suficientes para eu me apaixonar pelo país, mas eu queria ter ficado muito mais, como sempre! Infelizmente não era possível, já que foi uma viagem em grupo que passou por Portugal e Espanha, antes da chegada ao Marrocos.

Veja como foi a Viagem para Mulheres – Portugal, Espanha e Marrocos

Mas, como sempre digo, é impossível realmente conhecer tudo tudo tudo de um destino quando temos pouco tempo e quando estamos em grupo, onde os interesses são diversos e, muitas vezes, divergentes. Daí fica aquele gostinho de quero mais e a grande possibilidade de voltar novamente aquele destino que despertou uma paixão à primeira vista.

Não esqueça de contratar um seguro viagem ! Confira os melhores preços de seguro e as melhores seguradoras para encontrar um plano que caiba no seu bolso e atenda as suas necessidades.

Roteiro no Marrocos | Resumido

Dia 1 – Chegada à Marrakech
Dia 2 – Marrakech
Dia 3 – Marrakech / Dades – 311 km
Dia 4 – Dades / Merzouga – 252 km
Dia 5 – Merzouga / Fez – 467 km
Dia 6 – Fez / Chefchaouen – 202 km
Dia 7 – Chefchaouen
Dia 8 – Chefchaouen / Rabat (87 km) / Casablanca (251 km)
Dia 9 – Casablanca / Lisboa / São Paulo

Leia também Viajar para o Marrocos: dicas essenciais para a sua viagem

Mapa do Roteiro no Marrocos

Coloquei no mapa as cidades base de nosso Roteiro no Marrocos, assim como vários pontos de interesse que vou falar mais adiante.

Roteiro no Marrocos | Detalhado

Dia 1 – Málaga / Marrakech

Partimos de Málaga com a TAP, com conexão em Lisboa e, ao chegarmos em Marrakech, fomos direto para o hotel. Uma cervejinha marroquina no bar na beira da piscina para relaxar da viagem e logo depois partimos para ver um pouco da cidade.

Roteiro no Marrocos Praça Jemna El Fna Viajante Solo
Praça Jemna El Fna, Marrakech

Fomos ver o pôr-do-sol e provar as delícias marroquinas no Café Argana, na Praça Jemaa el-Fna, declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Quando você põe os pés na praça e olha ao seu redor, entende que realmente chegou ao Marrocos! Tudo acontece ao mesmo tempo! Muitas barracas de frutas, comidinhas de rua e temperos, além de encantadores de serpentes, dança, diversos sons de percussão que chegam aos seus ouvidos, junto com as vozes dos moleques que te rodeiam querendo vender mil coisas. Mas vamos falar disso em outro post, certo?

Confira os 30 melhores hotéis em Marrakech

Dia 2 – Marrakech

O nosso segundo dia na cidade foi bastante intenso para que pudéssemos visitar os principais pontos de interesse da cidade.

Roteiro no Marrocos Jardin Majorelle
Jardim Majorelle, Marrakech

Começamos pela mesquita Koutoubia, apenas por fora, pois a entrada não é permitida. Seguimos para a visita aos Túmulos Saadianos e exploramos o belíssimo Palácio Bahia. Mais tarde caminhamos pelo bairro judeu, adentramos a almedina e seu souk para comprinhas, retornamos a Praça Jemaa el-Fna e terminamos o nosso dia, no que chamei de oásis em pleno centro urbano: o Jardim Majorelle. Foi um dia bastante intenso e muito divertido.

Roteiro no Marrocos Tumbas Saadianas Viajante Solo-01-min
Tumbas Saadianas, Marrakech

À noite ainda tive fôlego para dar uma passadinha no bar do hotel Red para tomar um drink e celebrar a chegada ao Marrocos. No bar do Red você pode jantar, ouve música e poderá experimentar a shisha, mais conhecida no Brasil como narguilé.

Dia 3 – Marrakech / Dades – 311 km

Dia de pegar a estrada rumo ao deserto com diversas paradas em pequenas cidades e vistas panorâmicas de encher os olhos. Veja os principais pontos:

Gargantas de Dades e Tizi n’Tichka

Um parte da estrada bastante surpreendente e cheia de curvas, que você já deve ter visto em muitas fotos do Marrocos. Esta estrada liga o sudeste de Marrakech a cidade de Ouarzazate, nas Montanhas do Alto Atlas. Uma vista incrível que culmina em 2.260 metros de altitude!

Roteiro no Marrocos 9 dias de carro pelo país

Ait-Ben-Haddou

Paramos para apreciar o ksar do século XVII, Ait-Ben-Haddou, Patrimônio da Humanidade, e local onde rodaram muitos filmes famosos como Gladiador, A Múmia, Game of Thrones , Lawrence da Arábia e mais uma lista extensa de filmes e séries.

Roteiro no Marrocos Ait Ben Haddou Viajante Solo
Aît-Ben Haddou

Estúdio Atlas e Ouarzazate

Na sequência, paramos no estúdio de cinema Atlas, com 30 mil metros quadrados, onde você pode visitar e conhecer algumas das locações destes famosos filmes rodados no deserto marroquino.

Kelâat M´Gouna – Vale das Rosas

Por um dia não conseguimos ver o Festival de Rosas, que acontece todos os anos na primeira quinzena de Maio, na cidade de Kelâat M´Gouna. Nesta época, milhões de rosas são colhidas e vários eventos acontecem na cidade.

Roteiro no Marrocos Vale das Rosas Viajante Solo
Vale das Rosas

Uma pena que perdemos o evento, mas, de qualquer forma acabamos visitando uma unidade de destilação de rosas. Lá eles possuem uma loja com diversos produtos feitos a base da rainha das flores e ainda pudemos ver como é feito o processo de destilação das belas e cheirosas rosas marroquinas.

Vale dos Macacos

Ao longo do Vale de Dades você verá paisagens incríveis! Fizemos uma parada para apreciar a formação rochosa de uma montanha conhecida como Monkeys Fingers (dedos de macacos) ou Vale dos Macacos.

Roteiro no Marrocos Vale dos Macacos

Boulmane Dades

Destino final da nossa rota, Boulmane Dades é uma pequena cidade próxima de Merzouga, o deserto, e também das Gargantas de Todra. A cidade é usada por muitos turistas para pernoite e descanso antes de chegar as dunas de Erg Chebbi.

Dia 4 – Dades / Merzouga – 252 km

Tinghir 

Localizada a 50 km de Dades, a cidade de Tinghir (ou Tinerhir) fica no centro de um oásis. Paramos para ver o imenso e verde palmeiral brotando em meio as montanhas. São 30 km de comprimento e cerca de 4 km de largura. Uma vista belíssima!

Leia mais >> Visita ao Oásis de Tinghir

Gargantas de Todra

Um dos lugares que mais me arrepiou e que você não pode deixar de ver. São desfiladeiros incríveis que chegam a 300 metros de altura e caminhar por entre eles é emocionante!

Roteiro no Marrocos Gargantas de Todra Viajante Solo-01-min
Gargantas de Todra

Família Berbere

Fizemos uma parada em uma loja de uma família berbere, onde pudemos nos vestir com as roupas tradicionais das mulheres do deserto para uma foto , além de comprinhas ainda fizemos tatuagem de rena nas mãos.

Roteiro no Marrocos Familia Berbere
Algumas das participantes do Viagem para Mulheres vestidas com as típicas roupas das mulheres do deserto

No meio da tarde chegamos finalmente a Merzouga, onde nossos camelos nos aguardavam para o passeio até o acampamento, localizado no meio das dunas de Erg Chebbi. Experiência inesquecível!

Viagem para Mulheres com Denise Tonin Marrocos Merzouga

Ao chegarmos ao acampamento Auberge du Sud, fomos recepcionados com música e chá de menta. À noite foi para relaxar e curtir o clima em pleno deserto do Sahara.

Confira os 30 melhores hotéis em Merzouga

Dia 5 – Merzouga / Fez – 467 km

Depois do café da manhã nas tendas pegamos nossos camelos de volta. Foi o dia mais cansativo, pois rodamos uma quilometragem alta e o cansaço bateu de verdade. Em compensação foi o dia que tivemos a maior variação de paisagens, cores e até de temperatura. Chegamos a pegar chuva de granizo próximo a cidade de Ifrane, conhecida como a suiça marroquina, devido aos seus telhados pontudos e vermelhinhos.

Também passamos pela grandiosa floresta de cedros e alimentamos macaquinhos em Azrou. Chegamos em Fez por volta de 20 horas e a única coisa que queríamos era relaxar. Nos acomodamos no belíssimo Riad Al Makan no coração da Medina.

Dia 6 – Fez / Chefchaouen – 202 km

Acordamos cedinho e fomos explorar a capital cultural do Marrocos. Começamos com uma bela vista da cidade no alto dos Túmulos Merínidas e na sequência fomos conhecer a fabricação das famosas cerâmicas de Fez. E, claro, fizemos comprinhas. Depois visitamos o Palácio Real e suas 7 portas e seguimos para a labiríntica medina de Fez, Patrimônio da Humanidade.

Fica aqui a dica de contratar um guia local para explorar a medina, porque você vai se perder e não será nada agradável pedir ajuda, ter que pagar e ainda correr o risco de ser levada para outro lugar que não o que você quer ir.

Roteiro no Marrocos Fez Tannery Chouara
Tannery Chouara

Na medina passamos pela Universidade Al Quaraouiyine que, infelizmente não é aberta à visitação, na madraça Bou Inania (que estava fechada por conta do ramadã), visitamos o Curtume – aquela que aparecia na novela O Clone – fizemos compras, almoçamos uma deliciosa tajine e, no meio da tarde, pegamos a estrada novamente.

Confira os 30 melhores hotéis em Fez

Chegamos na pitoresca Chefchaouen já a noitinha, mas mesmo assim deu para sentir a energia da pérola azul do Marrocos.

Dia 7 – Chefchaouen

Chefchaouen é aquela cidade charmosa com casinhas brancas e azuis que você costuma ver em diversas fotos do Marrocos. É conhecida como a Pérola Azul do país e suas vielas e curvas são deliciosas de desbravar.

Roteiro no Marrocos Por do Sol Chefchaouen Viajante Solo

Pela manhã fizemos um passeio com guia em Português pelos principais pontos de interesse da cidade, que nem são muitos. O divertido mesmo é caminhar e se perder pela cidade, além das comprinhas, é claro.

Confira os 30 melhores hotéis em Chefchaouen

O final da tarde depois de um dia muito relax e divertido, foi um drink em um terraço para ver o lindo pôr do sol. Ao fundo a chamada para a oração. Em poucos minutos a noite caiu sobre a cidade branca e azul e fomos jantar e bater perna pela praça central.

Dia 8 – Chefchaouen / Rabat  / Casablanca (251km)

Rabat

Acordamos bem cedinho e partimos rumo a Rabat, capital do Marrocos, que fica a 87 km de Chaouen. Nossa primeira parada foi no Kasbah dos Oudaias, fortaleza medieval construída pelos Almóadas lá pelos anos 1150. Na sequência almoçamos no único restaurante que estava aberto em pleno ramadã e logo após seguimos para a Torre Hassan, um dos ícones da cidade, onde visitamos também o Mausoléu de Maomé V.

Roteiro no Marrocos Rabat

Pra finalizar nosso passeio em Rabat, fomos conhecer o Palácio Real Dar al-Makhzen e depois pegamos a estrada rumo à Casablanca.

Chegamos em Casablanca e nos hospedamos no centro da cidade, no hotel Oum Palace e, depois de uma Pizza Hut – veja como é viajar ao Marrocos em pleno Ramadã – terminamos nossa última noite no Marrocos com chá de menta e shisha.

Dia 9 – Casablanca / Lisboa / São Paulo – Avião

Acordamos bem cedo para aproveitar ao máximo nossa manhã antes de ir ao aeroporto. Fomos direto para o cartão postal da cidade, a impressionante e suntuosa mesquita Hassan II. Depois da visita seguimos para a Corniche, avenida à beira mar da cidade, onde  mais impressionante do mundo por seu tamanho e sua beleza.

Roteiro no Marrocos Casablanca Hassan II
Mesquita Hassan II

Contei por aqui resumidamente 90% do nosso roteiro e, claro, muitas das atrações que vimos vão ganhar artigos com mais detalhes para facilitar na hora de você incluir alguma atração no seu roteiro. Acho que consegui mostrar o quão rico é este país e espero que te incentive a colocar o Marrocos na sua wish list de viagem.

Confira os 30 melhores hotéis em Casablanca

O que eu acrescentaria no Roteiro no Marrocos

Se você tem pouco tempo para conhecer o país, eu não mudaria nada no Roteiro no Marrocos de 9 dias, pois tivemos a possibilidade de conhecer 3 cidades imperiais, 4 patrimônios da humanidade, dormimos no deserto e ainda pudemos contemplar vistas panorâmicas incríveis ao longo do caminho.

Agora se você tem mais dias, eu sugiro acrescentar ao seu roteiro:

  • Tanger (pertinho de Chefchaouen) e, neste caso, você pode chegar ao Marrocos, vindo de Algeciras ou Tarifa na Espanha, fazendo a travessia pelo Estreito de Gibraltar.
  • Meknes (pertinho de Fez) que é Patrimônio da Humanidade e está perto das ruínas de Volubilis, também Patrimônio da Humanidade.
  • Essaouira, praia (pertinho de Marrakech).

Na verdade, eu gostaria de ficar no Marrocos uns 2 meses fazendo tudo com muita calma, mas é uma coisa mais difícil de conseguir fazer, né? Mas posso garantir a você que esse Roteiro no Marrocos de 9 dias, já dá para viver grandes emoções e mergulhar nessa cultura fascinante, deixando um gostinho de quero mais e, no meu caso, a paixão e a certeza de voltar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Denise, muito boa a sua descrição do nosso roteiro pelo Marrocos, adorei, me deu saudades, e fiquei com vontade de voltar.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.