fbpx
HomeMarrocosRoteiro Marrocos: 9 dias de carro pelo país

Roteiro Marrocos: 9 dias de carro pelo país

Um roteiro maravilhoso de carro no Marrocos com os principais pontos de interesse ao longo do caminho.

Em 2018, no projeto Viagem para Mulheres com Denise Tonin rodamos por volta de 1800 km de carro pelo país. Esse roteiro de carro no Marrocos nos permitiu ver paisagens lindíssimas, que as lentes de qualquer câmera jamais conseguirão transmitir com fidelidade.

Na forma como o roteiro Marrocos foi criado pudemos ver e entender um pouco o modo de vida marroquino, quando parávamos em alguns vilarejos para almoçar e conversávamos com os locais.

Leia também

Viajar para o Marrocos: dicas essenciais para a sua viagem

Onde se hospedar no Marrocos nas principais cidades

Requisitos para Entrada de Brasileiros no Marrocos

Nove dias foram ideais para o roteiro de carro no Marrocos. Mais do que isso seria muito cansativo. Se eu tivesse mais dias, talvez ficasse mais tempo no deserto ou acrescentaria outros locais.

Mas estes 9 dias foram suficientes para eu me apaixonar pelo país e, claro, queria ter ficado muito mais, como sempre! Infelizmente não era possível, já que foi uma viagem em grupo que passou por Portugal e Espanha, antes de fazer o Roteiro Marrocos.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Mas, como sempre digo, é impossível realmente conhecer tudo tudo de um destino quando temos pouco tempo e quando estamos em grupo, onde os interesses são diversos e, muitas vezes, divergentes. Daí fica aquele gostinho de quero mais e a grande possibilidade de voltar novamente aquele destino que despertou uma paixão à primeira vista.

Roteiro de Carro no Marrocos | Resumido

Dia 1 – Chegada à Marrakech
Dia 2 – Marrakech
Dia 3 – Marrakech / Dades – 311 km
Dia 4 – Dades / Merzouga – 252 km
Dia 5 – Merzouga / Fez – 467 km
Dia 6 – Fez / Chefchaouen – 202 km
Dia 7 – Chefchaouen
Dia 8 – Chefchaouen / Rabat (87 km) / Casablanca (251 km)
Dia 9 – Casablanca / Lisboa / São Paulo

Mapa Roteiro Marrocos

Coloquei no mapa as cidades base de nosso Roteiro no Marrocos, assim como vários pontos de interesse que vou falar mais adiante.

Roteiro Marrocos – Detalhado

Dia 1 – Málaga / Marrakech

Partimos de Málaga com a TAP, com conexão em Lisboa e, ao chegarmos em Marrakech, fomos direto para o hotel. Uma cervejinha marroquina no bar à beira da piscina para relaxar da viagem e logo depois partimos para ver um pouco da cidade.

Roteiro no Marrocos Praça Jemna El Fna Viajante Solo
Praça Jemna El Fna, Marrakech

Fomos ver o pôr-do-sol e provar as delícias marroquinas no Café Argana, na Praça Jemaa el-Fna, declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Quando você põe os pés na praça e olha ao seu redor, entende que realmente chegou ao Marrocos!

Tudo acontece ao mesmo tempo! Muitas barracas de frutas, comidinhas de rua e temperos, além de encantadores de serpentes, dança, diversos sons de percussão que chegam aos seus ouvidos, junto com as vozes dos moleques que te rodeiam querendo vender mil coisas. Mas vamos falar disso em outro post, certo?

Confira os 30 melhores hotéis em Marrakech

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Dia 2 – Marrakech

O nosso segundo dia na cidade foi bastante intenso para que pudéssemos visitar os principais pontos de interesse da cidade.

Roteiro no Marrocos Jardin Majorelle
Jardim Majorelle, Marrakech

Começamos pela mesquita Koutoubia, apenas por fora, pois a entrada não é permitida. Seguimos para a visita aos Túmulos Saadianos e exploramos o belíssimo Palácio Bahia.

Tumbas Saadianas Viajante Solo
Tumbas Saadianas, Marrakech

Mais tarde caminhamos pelo bairro judeu, adentramos a almedina e seu souk para comprinhas, retornamos a Praça Jemaa el-Fna e terminamos o nosso dia, no que chamei de oásis em pleno centro urbano: o Jardim Majorelle. Foi um dia bastante intenso e muito divertido.

À noite ainda tive fôlego para dar uma passadinha no bar do hotel Red para tomar um drink e celebrar a chegada ao Marrocos. No bar do Red você pode jantar, ouve música e poderá experimentar a shisha, mais conhecida no Brasil como narguilé.

Dia 3 – Marrakech / Dades – 311 km

Dia de pegar a estrada pra realizar nosso roteiro de carro no Marrocos! Fomos rumo ao deserto com diversas paradas em pequenas cidades e vistas panorâmicas de encher os olhos. Veja os principais pontos:

Gargantas de Dades e Tizi n’Tichka

Um parte da estrada bastante surpreendente e cheia de curvas, que você já deve ter visto em muitas fotos do Marrocos. Esta estrada liga o sudeste de Marrakech a cidade de Ouarzazate, nas Montanhas do Alto Atlas. Uma vista incrível que culmina em 2.260 metros de altitude!

Roteiro Marrocos 9 dias de carro pelo país

Ait-Ben-Haddou

Paramos para apreciar o ksar do século XVII, Ait-Ben-Haddou, Patrimônio da Humanidade, e local onde rodaram muitos filmes famosos como Gladiador, A Múmia, Game of Thrones , Lawrence da Arábia e mais uma lista extensa de filmes e séries.

Ait Ben Haddou Viajante Solo
Aît-Ben Haddou

Ouarzazate e o Estúdio Atlas

Na sequência, paramos no estúdio de cinema Atlas, com 30 mil metros quadrados, onde você pode visitar e conhecer algumas das locações de filmes famosos rodados no deserto marroquino, como Gladiador, Ben Hur, A Múmia, Lawrence da Arábia, Hércules, só pra falar de alguns entre os mais de 100 filmes rodados por ali.

Kelâat M´Gouna – Vale das Rosas

Por um dia não conseguimos ver o Festival de Rosas, que acontece todos os anos na primeira quinzena de Maio, na cidade de Kelâat M´Gouna. Nesta época, milhões de rosas são colhidas e vários eventos acontecem na cidade.

Vale das Rosas Viajante Solo
Vale das Rosas

Uma pena que perdemos o evento, mas, de qualquer forma acabamos visitando uma unidade de destilação de rosas. Lá eles possuem uma loja com diversos produtos feitos a base da rainha das flores e ainda pudemos ver como é feito o processo de destilação das belas e cheirosas rosas marroquinas.

Vale dos Macacos

Ao longo do Vale de Dades você verá paisagens incríveis! Fizemos uma parada para apreciar a formação rochosa de uma montanha conhecida como Monkeys Fingers (dedos de macacos) ou Vale dos Macacos. Sem carro fica difícil ver todas estas maravilhas, né? Por isso, amei fazer esse roteiro de carro no Marrocos.

Roteiro no Marrocos Vale dos Macacos

Boulmane Dades

Destino final da nossa rota, Boulmane Dades é uma pequena cidade próxima de Merzouga, o deserto, e também das Gargantas de Todra. A cidade é usada por muitos turistas para pernoite e descanso antes de chegar as dunas de Erg Chebbi.

Dia 4 – Dades / Merzouga – 252 km

Tinghir

Localizada a 50 km de Dades, a cidade de Tinghir (ou Tinerhir) fica no centro de um oásis. Paramos para ver o imenso e verde palmeiral brotando em meio as montanhas. São 30 km de comprimento e cerca de 4 km de largura. Uma vista belíssima!

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

LEIA tAMBÉM

Visita ao Oásis de Tinghir

Visita as Gargantas de Todra

Gargantas de Todra

Um dos lugares que mais me arrepiou e que você não pode deixar de ver. São desfiladeiros incríveis que chegam a 300 metros de altura e caminhar por entre eles é emocionante!

Roteiro no Marrocos Gargantas de Todra Viajante Solo-01-min

Leia também

Riad Cafe du Sud, hotel no deserto de Erg Chebbi

Todos os artigos sobre o Marrocos

Família Berbere

Fizemos uma parada em uma loja de uma família berbere, onde pudemos nos vestir com as roupas tradicionais das mulheres do deserto para uma foto , além de comprinhas ainda fizemos tatuagem de henna nas mãos.

Roteiro no Marrocos Familia Berbere
Algumas das participantes do Viagem para Mulheres vestidas com as típicas roupas das mulheres do deserto

No meio da tarde ainda seguindo nosso roteiro de carro no Marrocos, chegamos finalmente a Merzouga, onde nossos camelos nos aguardavam para o passeio até o acampamento, localizado no meio das dunas de Erg Chebbi. Experiência inesquecível!

Viagem para Mulheres com Denise Tonin Marrocos Merzouga

Ao chegarmos ao acampamento Auberge du Sud, fomos recepcionados com música e chá de menta. À noite foi para relaxar e curtir o clima em pleno deserto do Sahara.

Confira os 30 melhores hotéis em Merzouga

Dia 5 – Merzouga / Fez – 467 km

Depois do café da manhã nas tendas pegamos nossos camelos de volta. Foi o dia mais cansativo, pois rodamos uma quilometragem alta e o cansaço bateu de verdade. Em compensação foi o dia que tivemos a maior variação de paisagens, cores e até de temperatura. Chegamos a pegar chuva de granizo próximo a cidade de Ifrane, conhecida como a suiça marroquina, devido aos seus telhados pontudos e vermelhinhos.

Também passamos pela grandiosa floresta de cedros e alimentamos macaquinhos em Azrou. Chegamos em Fez por volta de 20 horas e a única coisa que queríamos era relaxar. Nos acomodamos no belíssimo Riad Al Makan no coração da Medina.

Dia 6 – Fez / Chefchaouen – 202 km

Acordamos cedinho e fomos explorar a capital cultural do Marrocos. Começamos com uma bela vista da cidade no alto dos Túmulos Merínidas e na sequência fomos conhecer a fabricação das famosas cerâmicas de Fez. E, claro, fizemos comprinhas. Depois visitamos o Palácio Real e suas 7 portas e seguimos para a labiríntica medina de Fez, Patrimônio da Humanidade.

Fica aqui a dica de contratar um guia local para explorar a medina, porque você vai se perder e não será nada agradável pedir ajuda, ter que pagar e ainda correr o risco de ser levada para outro lugar que não o que você quer ir.

Roteiro no Marrocos Fez Tannery Chouara
Tannery Chouara

Na medina passamos pela Universidade Al Quaraouiyine que, infelizmente não é aberta à visitação, na madraça Bou Inania (que estava fechada por conta do ramadã), visitamos o Curtume – aquela que aparecia na novela O Clone – fizemos compras, almoçamos uma deliciosa tajine e, no meio da tarde, pegamos a estrada novamente.

Confira os 30 melhores hotéis em Fez

Chegamos na pitoresca Chefchaouen já a noitinha, mas mesmo assim deu para sentir a energia da pérola azul do Marrocos.

Dia 7 – Chefchaouen

Chefchaouen é aquela cidade charmosa com casinhas brancas e azuis que você costuma ver em diversas fotos do Marrocos. É conhecida como a Pérola Azul do país e suas vielas e curvas são deliciosas de desbravar.

Roteiro de carro no Marrocos Por do Sol Chefchaouen Viajante Solo

Pela manhã fizemos um passeio com guia em Português pelos principais pontos de interesse da cidade, que nem são muitos. O divertido mesmo é caminhar e se perder pela cidade, além das comprinhas, é claro.

Confira os 30 melhores hotéis em Chefchaouen

O final da tarde depois de um dia muito relax e divertido, foi um drink em um terraço para ver o lindo pôr do sol. Ao fundo a chamada para a oração. Em poucos minutos a noite caiu sobre a cidade branca e azul e fomos jantar e bater perna pela praça central.

Dia 8 – Chefchaouen / Rabat  / Casablanca (251km)

Rabat

Acordamos bem cedinho e partimos rumo a Rabat, capital do Marrocos, que fica a 87 km de Chaouen. Nossa primeira parada foi no Kasbah dos Oudaias, fortaleza medieval construída pelos Almóadas lá pelos anos 1150. Na sequência almoçamos no único restaurante que estava aberto em pleno ramadã e logo após seguimos para a Torre Hassan, um dos ícones da cidade, onde visitamos também o Mausoléu de Maomé V.

ra finalizar nosso passeio em Rabat, fomos conhecer o Palácio Real Dar al-Makhzen e depois pegamos a estrada rumo à Casablanca.

Roteiro no Marrocos Rabat

Confira os 30 melhores hotéis em Rabat

Chegamos em Casablanca e nos hospedamos no centro da cidade, no hotel Oum Palace e, depois de uma Pizza Hut – veja como é viajar ao Marrocos em pleno Ramadã – terminamos nossa última noite no Marrocos com chá de menta e shisha.

Dia 9 – Casablanca / Lisboa / São Paulo – Avião

Acordamos bem cedo para aproveitar ao máximo nossa manhã antes de ir para o aeroporto. Fomos direto para o cartão postal da cidade, a impressionante e suntuosa mesquita Hassan II.

O que fazer em Casablanca

Depois da visita com nosso guia em português, seguimos para a Corniche, avenida à beira mar da cidade, com diversos restaurantes, beach clubs e onde você pode curtir uma caminhada. Também é por ali que está o Rick´s Café, local que recriou o bar onde Humphrey Bogart e Ingrid Bergman aparecem, no clássico filme Casablanca.

Roteiro de carro no Marrocos -  Casablanca Hassan II
Mesquita Hassan II

Contei por aqui resumidamente 90% do nosso roteiro e, claro, muitas das atrações que vimos vão ganhar artigos com mais detalhes para facilitar na hora de você incluir alguma atração no seu roteiro. Acho que consegui mostrar o quão rico é este país e espero que te incentive a colocar o Marrocos na sua wish list de viagem.

Confira os 30 melhores hotéis em Casablanca

O que eu acrescentaria no Roteiro no Marrocos

Se você tem pouco tempo para conhecer o país, eu não mudaria nada no Roteiro no Marrocos de 9 dias, pois tivemos a possibilidade de conhecer 3 cidades imperiais, 4 patrimônios da humanidade, dormimos no deserto e ainda pudemos contemplar vistas panorâmicas incríveis ao longo do caminho.

Agora se você tem mais dias, eu sugiro acrescentar ao seu roteiro:

• Tânger (pertinho de Chefchaouen) e, neste caso, você pode chegar ao Marrocos, vindo de Algeciras ou Tarifa na Espanha, fazendo a travessia pelo Estreito de Gibraltar.
  • Meknes (pertinho de Fez) que é Patrimônio da Humanidade e está perto das ruínas de Volubilis, também Patrimônio da Humanidade.
  • Essaouira, praia (pertinho de Marrakech).

Na verdade, eu gostaria de ficar no Marrocos uns 2 meses fazendo tudo com muita calma, mas é uma coisa mais difícil de conseguir fazer, né? Mas posso garantir a você que esse roteiro de carro no Marrocos já dá para viver grandes emoções e mergulhar nessa cultura fascinante, deixando um gostinho de quero mais e, no meu caso, a paixão e a certeza de voltar.

Se você tem interesse em saber mais sobre Roteiro no Marrocos ou precisa de ajuda para montar o seu com os principais pontos de interesse e, principalmente, as recomendações de segurança, poderá contar com a minha ajuda por meio da consultoria de viagem. Será um prazer te ajudar a realizar essa viagem incrível.

Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!