Visita as Gargantas de Todra, Marrocos

Conheça as Gargantas de Todra, as portas de entrada para a cadeia de Montanhas Atlas

Visita as Gargantas de Todra

Planner Viajante Solo

No roteiro de 9 dias pelo Marrocos, depois de visitar um Oasis em Tinghir, foi a vez de andar por entre as Gargantas de Todra, um lugar mágico e que foi umas das paisagens mais exuberantes que vi durante a viagem pelo país. A estrada até as Gargantas impressiona com belas paisagens.

Leia também

Viajar para o Marrocos

Viajar para o Marrocos durante o Ramadã

Gargantas de Todra

As Gargantas de Todra estão a 15 km da cidade de Tinghir e são as portas de entrada para as Montanhas do Atlas. Os desfiladeiros com mais de 300 metros de altura fascinam com sua imensidão e cor alaranjada.

Por entre os desfiladeiros corre o Rio Todra e há uma pequena estrada de asfalto, onde pudemos caminhar por entre os belos paredões. Me senti tão pequenininha e, ao mesmo tempo, completamente fascinada e feliz por estar naquele lugar!

O que fazer

Não há muitas coisas a fazer nas Gargantas de Todra. É muito mais um passeio de contemplação e fiquei muito pouco por ali, pois estávamos a caminho da nossa experiência no deserto, nas dunas de Erg Chebbi.

As Gargantas de Todra são bastante procuradas pelos amantes de caminhadas e escalada. Há diversas trilhas por entre os rochedos. Se você possui tempo para aproveitar mais as Gargantas de Todra e a região poderá fazer o Circuito de Todra, uma caminhada de aproximadamente 3 horas e também visitar as cidades vizinhas, assim como os palmeirais.

No caso das trilhas e escaladas, sugiro a contratação de guias e pelas minhas pesquisas a agência mais conhecida e indicada é a Aventures Verticales, que oferece vários tipos de passeios.

Um passeio que me interessou para uma próxima visita ao país é andar a cavalo pela região em meio aos palmeirais. Existe uma agência chamada Assettif Aventure (indicação do guia Lonely Planet), que oferece estes tipos de passeios, porém não encontrei o site para colocar aqui.

Planner Viajante Solo

Onde se hospedar

No caso de explorar mais a região das Gargantas de Todra, sugiro duas hospedagens que podem ser por si só uma experiência incrível na sua viagem pelo Marrocos. Mas antes vamos entender melhor as hospedagens típicas do país:

  • riads são belos palacetes com jardim interno e decorados com lindos azulejos coloridos;
  • dars, possuem o mesmo estilo dos riads, porém em casas menores e muitas vezes os donos moram por lá;
  • haimas, típicas tendas nômades, que você encontra como opção no deserto;
  • kasbahs, que são casas construídas de adobe e de origem berbere.

Riad Sephora

Localizado a 3 km das Gargantas de Todra, o Riad Sephora tem uma piscina e terraço com uma vista incrível para você desfrutar das paisagens da região. A decoração é linda e o riad oferece wifi, recepção 24 horas, café da manhã e ar condicionado nos quartos. Uma excelente opção de hospedagem.

Hotel Tomboctou

Se preferir poderá se hospedar em uma antiga casbá, o Hotel Tomboctou. Eles também possuem um terraço, jardim, piscina, restaurante com a cozinha tradicional marroquina e ar condicionado nos quartos. Oferecem também alguns passeios pela região e possuem ótima avaliação no Booking.

Sempre vou lembrar dessa visita as Gargantas de Todra. Como disse no começo, achei um lugar mágico com muita energia e gostaria muito de voltar e explorar melhor a região. Se tiver tempo, não deixe de colocar em seu roteiro pelo Marrocos.

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.