HomeMarrocosMerzougaRiad Cafe du Sud, hotel no deserto de Erg Chebbi

Riad Cafe du Sud, hotel no deserto de Erg Chebbi

Hotel que oferece a experiência de dormir no deserto do Saara, em meio as dunas de Erg Chebbi! Conheça as instalações e atividades extras que poderá fazer no deserto.

-

Você já pensou em se hospedar no deserto do Saara? Na verdade, isso nem sequer tinha passado pela sua mente ser possível, não é mesmo?! O Riad Cafe du Sud fica, literalmente, no meio do deserto, em Merzouga, uma área isolada dos centros de Marrocos, que oferece uma experiência totalmente diferente de tudo o que você já imaginou.

Aliás, o Riad Cafe du Sud é uma referência em decoração, música e arquitetura, pois preserva as tradições locais e recebe turistas com cordialidade e hospitalidade desde os anos 80. E acredite: nele você encontra tudo o que há em um hotel no centro de Marrocos, com a única diferença de estar em meio às dunas do deserto.

Estrutura logo na entrada do deserto

Destaque para a piscina maravilhosa que os hóspedes podem aproveitar com a vista das dunas a sua volta. Pena que não pude aproveitar e minhas fotos ficaram ruins.

O Riad oferece duas estruturas: a completa, como qualquer hotel na cidade, porém logo na entrada do deserto, pertinho da estrada. E também te dá a possibilidade de uma hospedagem em meio as dunas de Erg Chebbi, oferecendo a experiência de como os tuaregs (povo do deserto) faziam antigamente.

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Localização do Riad Cafe du Sud

Localizado nas dunas de Erg Chebbi, o incrível Riad Cafe du Sud fica ao sudeste do Marrocos, a oitenta e nove quilômetros do aeroporto Moulay Ali Cherif, em Errachidia, o mais próximo do hotel. 

Para chegar até o hotel, é preciso ir até a aldeia de Merzouga, uma viagem de carro que dura aproximadamente oito horas e meia para quem parte do centro de Marraquexe ou de Rabat, a capital de Marrocos.

Em síntese, a melhor opção e mais confortável para chegar até Riad Cafe du Sud é contratar uma agência de turismo que já se encarregue de fazer o traslado até o hotel. Não deixe de ver como foi o meu roteiro pelo Marrocos.

Quartos e acomodações no Riad Cafe du Sud

Como já citado, a decoração do Riad Cafe du Sud preserva as tradições locais e não seria diferente nos quartos. Todos os quartos do hotel são muito bem decorados com um espaço amplo e aconchegante.

Imagem divulgação

Confira o valor das diárias no Fjellkysten nas datas sua viagem!

Por fim, mas não menos importante, as áreas em comum do Riad Cafe du Sud são simplesmente encantadoras em cada mínimo detalhe. Entre restaurante, spa, sauna e piscina, a decoração que preserva as tradições locais torna o hotel ainda mais especial.

Entre as várias opções de quartos, há o quarto mais simples aquecimento e ar condicionado e a Suite Berber, que tem um ar mais luxuoso e também conta com uma varanda. As vistas variam entre pátio interno e dunas.

O destaque aqui vai para a área da piscina, que além de ser a única em meio ao deserto do Saara no Marrocos, oferece uma vista incrível para as dunas de Erg Chebbi.

Um ponto muito positivo é que por estar isolado em meio ao deserto do Saara, a área ao redor do hotel pode ser amplamente explorada e você pode viver uma experiência sem igual nas dunas infindáveis.

Na minha viagem apenas usamos a estrutura desse hotel para um café da tarde, antes de partirmos para a experiência no acampamento no deserto.

Leia também:
Viajar para o Marrocos: dicas essenciais para a sua viagem
Requisitos para Entrada de Brasileiros no Marrocos

Experiência de dormir no deserto

Além disso, é possível se hospedar nas tendas que ficam numa área de acampamento relativamente afastada do hotel do Riad Cafe du Sud.

Confira o valor das diárias no Fjellkysten nas datas sua viagem!

Você pode ir até lá de carro ou no tradicional passeio com os camelos, que leva mais ou menos 40 minutos e quando você poderá se maravilhar com o pôr do sol. Infelizmente não tivemos essa sorte. O dia estava bem fechado e não nos brindou com o cair da noite em meio as dunas.

Passeio de Camelo até o Riad Cafe du Sud
Passeio de camelo até o Riad Cafe du Sud

Você será recebida com chá de menta e música, uma das tradições do Marrocos. No centro do acampamento há vários tapetes e você poderá observar o magnífico céu estrelado.

Leia também

Visita as Gargantas de Todra, Marrocos
Roteiro Marrocos: 9 dias de carro pelo país

Onde se hospedar no Marrocos nas principais cidades

Acesse todos os artigos sobre a viagem ao Marrocos

Aliás, as tendas também variam entre standard, tendas de luxo e tendas reais. Todas elas têm uma estrutura muito confortável, que preza pelo aconchego e segurança dos hóspedes, com uma decoração maravilhosa.

Esta foi a tenda em que me hospedei por apenas uma noite. Se você tem mais tempo, recomendo fortemente passar duas noites no deserto para uma experiência mais completa e muita mais interessante.

O banheiro na tenda possui a mesma estrutura de um hotel convencional: privada, chuveiro, pia e secador de cabelos. Tudo funcionamento perfeitamente bem e no nível máximo de conforto.

Confira o valor das diárias no Fjellkysten nas datas sua viagem!

Refeições no deserto

Há uma tenda restaurante, onde são servidos café da manhã e jantar. A gastronomia oferecida é a típica marroquina, mas com opções internacionais pra quem não aprecia os temperos marroquinos.

Tenda Restaurante

Internet no acampamento

E não se preocupe: mesmo em meio ao deserto, em toda a extensão do Riad Cafe du Sud é possível se conectar ao wi-fi. A conexão no acampamento pode ser um pouco lenta, já que todos os hóspedes estão conectados à rede ao mesmo tempo, mas funciona.

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Outras atividades no deserto

Aliás, há várias atividades oferecidas pelo Riad Cafe du Sud para complementar a experiência de estar no deserto. Entre elas, há o passeio de camelo, passeio de triciclo ou 4×4 pelas dunas, apresentações de música, passeios e aulas sobre a cultura local e jantares temáticos.

Ou seja, é impossível não desfrutar de cada momento! Bom lembrar que a equipe do acampamento foi incansável em nos satisfazer todos os desejos.

Enfim, viajar para Marrocos e conhecer as dunas de Erg Chebbi, no deserto do Saara é uma experiência singular. A quietude do local e as suas paisagens com certeza são detalhes que você jamais esquecerá na sua vida.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Success message!
Warning message!
Error message!