Visita ao Oásis de Tinghir | Viajante Solo

No quarto dia do Roteiro no Marrocos paramos no Oásis de Tinghir (ou Tinerhir) para apreciar a bela vista, antes de seguirmos até as Gargantas de Todra, um dos locais mais incríveis que conheci nessa viagem. O oásis de Tinghir e as Gargantas de Todra não devem faltar em seu roteiro pelo Marrocos, pois vai apreciar paisagens que jamais vão sair da sua mente.

Tinghir

Localizada a mais ou menos 50 km de Boulmane Dades, onde muitas pessoas passam a  noite antes de seguir para Merzouga, a cidade de Tinghir ou Tineghir fica na famosa estrada dos 1000 Kasbahs, no coração do Vale do Todra, entre as montanhas do Alto Atlas e Jebel Sahro.

Visita ao Oásis de Tinghir Cidade Viajante Solo

Sua origem remonta ao século V antes de Cristo, quando as populações sedentárias chegam ao Vale do Todra para a plantação das tamareiras. Hoje, Tinghir vive basicamente do comércio e do turismo, já que está muito próxima das Gargantas de Todra, que recebe muitos turistas e também montanhistas. Recentemente ela foi promovida à capital da região e recebeu investimentos do governo marroquino.

Não esqueça do seguro viagem! Confira os melhores preços de seguro viagem e as melhores seguradoras para encontrar um plano que caiba no seu bolso e atenda as suas necessidades.

Se você tiver mais tempo em sua viagem ao Marrocos, poderá considerar passar uma noite em Tinghir para explorar a cidade, que ainda preserva as características das antigas aldeias do sul do Marrocos, e também visitar o oásis e os casbás da região. Em cidades menores, com certeza, você conseguirá viver experiências mais autênticas.

Visita ao Oásis de Tinghir Viajante Solo2

Infelizmente, não houve tempo para pernoitar por lá, mas paramos em um mirante para ver o belíssimo oásis, o primeiro da minha vida! Um imenso e verdejante palmeiral que brota em meio as montanhas.

Visita ao Oásis de Tinghir Viajante Solo4

São 30 km de comprimento e cerca de 4 km de largura. Fiquei encantada pensando em como a natureza é sábia e cria um espaço tão lindo em pleno deserto. Uma vista de encher os olhos!

Leia também >> Viajar para o Marrocos: dicas essenciais para a sua viagem

Observe o belo contraste entre o verde exuberante e as casas com cores claras construídas de adobe (tijolo de argila). E para completar este cenário inusitado, as montanhas ao fundo. Nesse momento quis muito ter um drone para captar toda esta beleza e poder compartilhar com você! 

Visita ao Oásis de Tinghir Viajante Solo3

Como chegar em Tinghir

Dependendo de onde você estiver no Marrocos, a viagem de carro alugado ou ônibus poderá ser longa. Leve em consideração que as estradas do Marrocos são boas, porém há os limites de velocidade que, em alguns pontos, chega a 40 km.

O ideal é você alugar um carro para estes deslocamentos no Marrocos, porém também dá para se deslocar utilizando ônibus ou os táxis.

Saindo de Marrakech

Marrakech fica a 362 km de Tinghir e de bus com a empresa CTM você pagará em torno de 135 DH (Set 2018), saindo às 7h30 da manhã, com chegada prevista para às 15h40. O ônibus faz duas paradas durante a viagem.

Saindo de Ouarzazate

Ouarzazate, conhecida como a Hollywood marroquina, fica a 168 km de Tineghir e você pode chegar até lá de avião e depois alugar um carro.

Se você optar em ir de bus com a empresa CTM, há um bus que sai de Ouarzazate ao meio dia e chega por volta de 15h40. O preço da passagem é de 55 DH (Set 2018).

O blog de Roger Mimó (em inglês) tem informações bem completas sobre Tinghir e também sobre como chegar, caso você esteja em outras cidades do Marrocos. O blog também dá uma noção dos preços de táxis compartilhados para este deslocamento.

Onde se hospedar em Tinghir

Infelizmente eu não tive a oportunidade de pernoitar em Tinghir, mas você encontra boas opções de hospedagem no Booking, podendo encontrar acomodações típicas para enriquecer ainda mais a sua experiência.

Onde se hospedar em Tinghir Tomboctou
Imagem Divulgação Hotel Tomboctou

As opções que achei mais interessantes e bem cotadas foram o Hotel Tomboctou (avaliação Booking 8.6 – Fabuloso) e o Riad Dar Bab Todra (Avaliação Booking 9.0 – Fantástico). Mas você também poderá pesquisar outras opções no Booking.

Confira os 15 melhores hoteis em Tinghir

Tinghir já está no meu próximo roteiro pelo Marrocos e espero que você aproveite as dicas e não deixe de, pelo menos, dar uma paradinha para apreciar a vista desse belo oásis.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.