Na década de 70, o arquiteto chileno Sergio Larraín García-Moreno deu-se conta da importância de sua coleção particular e resolve doá-la a fim de que pudesse ser compartilhada, e também para que as obras recebessem uma manutenção adequada. Cria a Fundación Familia Larraín Echenique que, juntamente com a Prefeitura de Santiago, abre as portas do Museo Chileno de Arte Precolombino em 1981.
O prédio do museu é em estilo neoclássico e foi construído em 1805 para abrigar o Palacio Real Aduana. É uma das construções mais importantes da época colonial e fica pertinho da Plaza de Armas.
O Museo Chileno de Arte Precolombino conta com mais de duas mil peças do período pré-colombiano. Você consegue imaginar ver peças que foram feitas 4.500 anos antes da chegada dos espanhóis ao continente? Incrível!
A coleção do museu está dividida de acordo com regiões: Mesoamericana (México, Guatemala, Honduras, El Salvador e parte da Nicarágua), Intermédia (Equador e Colômbia), Caribenha (Caribe e Antilhas), Amazonas, Andes Centrale (Perú e Bolívia), Surandina ( Argentina) e Chile.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
No site do Museo Chileno de Arte Precolombino você poderá conhecer melhor cada uma das culturas em seus aspectos como história, economia, arte, organização social e também poderá acessar as peças das coleções associadas a ela. Pra quem ama história e museus estará super bem servido!
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
O site é bem completo e vale a visita antecipada. Tem muita informação interessante e, se você não tem muito tempo, pode definir quais áreas vai visitar.
Além disso, você pode acessar arquivos fotográficos, sonoros e audiovisuais para te acompanhar durante a visita.
Na foto acima, umq escultura em pedra chamada Xama-Chaman. Confira o áudio sobre ela.
O museu não é grande então, provavelmente, você terá tempo para visitar tudinho e se deliciar com a beleza das peças.
Não deixe de visitar a Sala Têxtil. É super moderna e foi projetada com iluminação especial e adequada para realçar os detalhes dos tecidos. Não é permitido fotografar no interior. Você verá uma valiosa coleção de tecidos andinos precolombinos.
Leia também
Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo
Viajar Sozinha para Santiago, guia pra mulher que vai solo
Metrô de Santiago: arte, literatura e expressões da cultura urbana
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Informações Práticas
- Endereço: Calle Banderas, 361 – Metrô: Plaza de Armas, Linha 5 Verde
- Horários: Ter a Dom de 10h às 18h, Segunda fechado
- Valores: Adultos: $10.000 (Ago 2024)
Antes da sua visita, não esqueça de acessar o site do Museu PreColombino para checar as atualizações de preços e horários.