Onde se hospedar viajando sozinha: hostel ou hotel?

Quando começamos a planejar nossa viagem solo, principalmente se é a primeira, sempre bate uma dúvida: onde se hospedar viajando sozinha. O que é melhor ? Hostel ou hotel? A resposta é: depende, pois cada pessoa tem seu estilo de viajar. E, se você ainda não experimentou um ou outro, recomendo fortemente a testar cada um deles para que você entenda bem o que é melhor para você.

Não acredito em frases que costumo ouvir: hotel é mais seguro para quem está viajando sozinha; ou hostel é melhor, porque você está viajando sozinha. Não existe o “você está viajando sozinha”. Existe o que mais te agrada, o que combina com seu estilo, o que se adéqua ao seu orçamento e o que tem a ver com seus objetivos nessa viagem solo.

Viajar sozinha é não negociar com ninguém, a não ser com você mesma e, por consequência, você vai acabar descobrindo qual é seu estilo de viagem, o que você gosta e não gosta de fazer, e também como prefere se hospedar.

Imagem: Hostel Soul Kitchen, Lisboa

Nem todas as mulheres que viajam sozinhas tem como objetivo fazer novos amigos. Isso é uma opção e, neste caso, pode ser que ficar hospedada em hostel, seja um facilitador, mas não garantia de novos amigos legais. No Chile me hospedei em um apartamento alugado, totalmente sozinha e fiz amizades em um tour e no avião na ida. Basta estarmos abertas a isso, independente de onde estamos hospedadas.

Outra coisa que ouço e que não condiz com a realidade: hostel SÓ tem mochileiros, jovens e precisamos dividir o quarto com estranhos.  Não. Eu tenho 49 anos, só viajo com mala de rodinhas, porque acho mais confortável e fico em hostel em quarto privativo.  Mantenho a minha privacidade como em um hotel , mas usufruo de um ambiente mais descontraído e ainda posso usar a cozinha e economizar em refeições.

u hostels madri
Imagem: U Hostel, Madri, que oferece quartos para hospedar toda a família.

Resumindo: você precisa experimentar para encontrar seu jeito de viajar e qual das opções de hospedagem tem a ver com você. Você precisa pesquisar muito, porque nem sempre o hostel é mais barato do que um hotel, pois depende de vários fatores. Além do mais, não existem só hotéis e hostels pra se hospedar. Existe uma infinidade de outras alternativas que falarei em outro artigo.

Hostel X Hotel: principais características

Veja as características de cada tipo de hospedagem. Claro que depende em qual hotel ou em qual hostel você pretende fazer a sua reserva. Tenha em mente que existem hostels com preços, serviços, decoração e instalações superiores a alguns hotéis, mas, basicamente são estas as características de cada um deles.

Hostel

  • Quartos compartilhados femininos ou mistos, podendo ter até 10 camas. Não possuem telefone, frigobar, cofre, etc. Seus pertences podem ser guardados em Lockers.
  • Banheiros compartilhados. Por vezes, é necessários você levar a sua toalha ou alugá-la.
  • Áreas comuns / compartilhadas: lounge, cozinha, sala de TV, sala de leitura, etc.
  • Promovem eventos e tours
  • Preço por pessoa
  • Café da manhã simples e incluso na diária
  • Serviço de limpeza
  • Wifi gratuito

banner-hostelworld_posts

Hotel

  • quartos individuais com frigobar, cofre, telefone, internet, armários, etc.
  • banheiro privativo, muitas vezes, com amenities e secador de cabelo
  • serviços como: restaurante, business center, piscina, academia e sauna, serviço de quarto, lavanderia, etc.
  • Possuem informações turísticas, mas não promovem eventos para hóspedes.
  • Preço por apartamento e não por pessoa
  • Café da manhã mais completo e incluso na diária
  • Serviço de limpeza
  • Wifi gratuito

Banner Booking | Viajante SoloEspero que esse artigo tenha ajudado um pouquinho a esclarecer as diferenças entre um e outro tipo de hospedagem e que você consiga, em breve, experimentar e descobrir qual é a melhor hospedagem para você, hostel ou hotel ? Sem pré conceitos entre um e outro, pois ambos atendem muito bem 🙂

E se você quer ver algumas outras opções de hospedagem para a sua viagem solo, escrevi um artigo com quase todas que você pode acessar no link abaixo:

Conheça algumas opções de hospedagem para sua viagem solo

Compartilhar
Artigo anteriorHospedagem em São Paulo: Ibis Budget Paulista
Próximo artigoOpções de hospedagem para sua viagem solo

Cariúcha da gema, amante de um bom livro e de dias chuvosos. Descobriu faz um tempão que viajar sozinha é uma experiência incrível e que muda toda a perspectiva da vida! Agora, se denomina viajante solo por paixão e opção! Idealizadora da Solo Travel Week e do Programa Viajante Solo, seu objetivo é incentivar cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Vou viajar agora em abril pra Europa e será minha primeira experiência solo, e a segunda internacional. Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas e recomendações. Nos planos originais eu ia viajar acompanhado mas as coisas mudaram e eu quase desisti de viajar pensando só nos aspectos negativos de se viajar sozinho, graças a você e outros comentários estou bem empolgado com essa experiência ímpar. Primeira mudança que fiz no meu roteiro foi trocar todas as reservas de hotéis para hostels, penso que esse tipo de ambiente enriquece a viagem e as interações. No aguardo de futuras postagens, obrigado.

    • Oi Evaldo, tudo bem ? Que maravilha ouvir isso! Vá sim, você vai adorar e quem sabe repetir outras vezes? Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa! Boa viagem! abs

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here