Na hora de alugar um carro viajando sozinha aparecem mil dúvidas. Não teremos ninguém pra quem perguntar as coisas e é tudo com a gente: os erros e também os acertos.
Na primeira vez que aluguei um carro para viajar sozinha, cometi alguns erros, pois não sabia direito como funcionava, quais eram os tipos de proteção, como funciona a franquia e por aí vai. Paguei mais caro, mas acabei aprendendo e agora quero compartilhar com você.
Viajar sozinha e alugar um carro: o que você precisa saber
Como planeja a primeira viagem sozinha
Como contratar um seguro viagem internacional
Viajar Sozinha para Curitiba: o que fazer, onde ficar e comer
Antes de começar as responder as perguntas, minha recomendação é que você leia também o artigo onde falo sobre cada um dos itens importantes na hora de alugar um carro.
Recebo muitas perguntas por e-mail e reuni as dúvidas mais comuns para responder e ajudar na hora de alugar um caro viajando sozinha.
Quem pode alugar um carro?
No Brasil, maiores de 21 anos e que possuam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, mas isso pode mudar de acordo com a locadora.
Nos Estados Unidos e na Europa você deverá ter entre 21-25 anos e em algumas locadoras, que aceitam alugar um carro para menores de 21 anos, há a cobrança de uma taxa extra, que se chama under age.
Quais são os documentos necessários?
Os documentos variam dependendo da locadora e do seu destino, mas de maneira geral são:
Brasil
É necessário apresentar a sua Carteira Nacional de Habilitação original e válida, além de emitida há pelo menos 2 anos.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Outros Países
Será necessária a sua CNH e, em alguns países, poderá ser exigida a PID (Permissão Internacional para Dirigir), além do passaporte válido e um cartão de crédito internacional, que será usado pela locadora como uma caução / bloqueio de um valor predeterminado.
Países do Mercosul
Além dos documentos acima, é necessário tirar a Carta Verde, que é um seguro obrigatório que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru e que pode ser tirada online em corretoras de seguros.
Qual seguro devo incluir na reserva?
A melhor opção é sem dúvida a cobertura mais completa, mas nem sempre nosso orçamento permite. Então, a minha recomendação é: conheça todas as proteções oferecidas e faça as contas.
A LDW (Loss Damage Waiver) é a mais importante e, normalmente, já vem inclusa na diária de locação. Tenha certeza de que ela está inclusa e se não estiver, não deixe de contratar, pois caso você se envolva em um acidente, o custo do conserto do carro ou até mesmo a troca do veículo no caso de perda total é de sua inteira responsabilidade.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Lembre-se que as locadoras sempre tentarão oferecer serviços que nem sempre são necessários. Leia bem atentamente as condições e o que está incluso na proposta.
Devo escolher a km livre ou restrita?
Na contratação com quilometragem livre, você poderá rodar à vontade, sem se preocupar em pagar nada a mais por cada quilômetro, pois este valor já estará incluso no preço das diárias de locação. Já com quilometragem restrita, ao devolver o carro, você pagará a diária, considerando a quilometragem rodada.
Outra coisa bastante importante a considerar no plano de quilometragem restrita é que se você passar do limite de kms contratados, pagará uma taxa adicional por cada km e ela não é barata.A locação com quilometragem restrita é mais indicada para pessoas que farão percursos curtos e que tem uma programação bem definida. Mas lembre-se de saber exatamente o preço do Km rodado para comparar com o preço da quilometragem livre.
Eu recomendo sempre a quilometragem livre, pois te deixa mais à vontade para explorar lugares que possam aparecer no meio da viagem.
Qualquer pessoa pode dirigir o carro alugado ?
Não, somente o titular da locação poderá conduzir o veículo.
Para que outras pessoas que estejam com você possam dirigir o carro alugado é necessário informar a locadora, no momento da contratação do serviço. Os nomes e demais informações solicitadas pela locadora – pode variar de acordo com cada empresa e país de destino – dos condutores deverá estar registrado no contrato de locação.
Posso atrasar na hora de devolver o carro?
Pode, mas deve evitar, pois geralmente as locadoras cobram uma taxa por atrasos, ou até mesmo o valor de mais uma diária. Por isso, lembre-se de se informar a respeito da política da empresa antes de retirar o carro.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Posso devolver o carro em local diferente de onde retirei?
Na maioria dos casos é possível devolver em uma cidade ou país diferente de onde você fez a locação, mas procure se informar antes, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço.
A devolução em outro local poderá implicar em pagamento de taxa adicional, mais conhecida como taxa de retorno. Na Europa e EUA chama-se de one way rental.
Considere que, se você alugar um carro na Alemanha, por exemplo, e devolver na França, a taxa de retorno será mais alta do que devolver o carro em outra cidade alemã. O melhor nesse caso é sempre devolver na fronteira da Alemanha com França e alugar outro veículo na França. Desta forma o translado ocorre no mesmo país e a taxa de retorno será mais em conta.
Devo devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?
Verifique se esse serviço está incluso no seu contrato antes da retirada do carro, pois algumas locadora o oferecem e, neste caso, você poderá devolvê-lo com tanque vazio e sem preocupações.
Se este serviço não fizer parte do seu contrato e você devolver o carro com o tanque vazio, a locadora cobrará pelo combustível, porem com um preço bem mais elevado do que se você abastecesse em um posto de combustível.
O que devo fazer se for multada?
No momento da locação uma cópia da sua CNH ou PID ficarão na empresa, mas seu nome não constará no registro do automóvel. Se o carro for multado, a locadora consegue ver em seu sistema quem estava no veículo no momento da multa e vai repassar a você os valores correspondentes.
O procedimento normal é a locadora entrar em contato com você, informando que o valor X será debitado do seu cartão de crédito em função da multa. Alguma empresas cobram taxas adicionais e fora do Brasil o procedimento pode variar.
Já contratou sua internet para a viagem? Para quem viaja sozinha, ficar conectada durante a viagem é super importante não só pela parte prática, mas também por segurança. E nada melhor do que usar um e-sim, um chip virtual que pode ser contratado online e de fácil ativação. Veja aqui os planos e coberturas para a sua viagem!
Portanto, assim que for multada – se você souber é claro – entre em contato com a locadora do veículo para saber qual o procedimento correto.
Em quais situações o seguro não pode ser acionado?
O seguro só é acionado, quando um inspetor da agência locadora faz uma avaliação dos custos e avarias e revisa todas as condições estabelecidas no seu contrato.
Caso seja comprovado que você dirigiu alcoolizada, bateu em outro carro, cometeu alguma imprudência no trânsito ou dirigiu em velocidade acima do permitido, o seguro não poderá ser acionado, pois você com certeza estará violando cláusulas contratuais.
Leia atentamente seu contrato para estar bem informada sobre as cláusulas e condições e não ter nenhuma surpresa desagradável durante a sua viagem.
Espero que eu tenha esclarecido as suas dúvidas sobre alugar um carro viajando sozinha, mas caso ainda tenha alguma pergunta, basta deixar nos comentários que terei prazer em responder.