fbpx
HomeMontevideoCanelonesVisita à Bodega Spinoglio, Canelones, no Uruguai

Visita à Bodega Spinoglio, Canelones, no Uruguai

Pertinho de Montevideo, a Bodega Spinoglio, deve entrar no seu roteiro pelo Uruguai. Você poderá usufruir de área verde linda, além de degustar excelentes vinhos.

-

Em minha última viajem ao Uruguai, aproveitei para conhecer a Bodega Spinoglio, uma vinícola não muito distante da capital Montevidéu.

O enoturismo mostra um lado muitas vezes desconhecido do Uruguai. Afinal, o país pode ser pequeno em território, mas possui uma das maiores variedades de produção da América Latina.

Bodega Spinoglio Local degustação

Leia também:
Razões para viajar sozinha para o Uruguai
Requisitos de Entrada de Brasileiros no Uruguai
Onde ficar em Montevideo viajando sozinha

Todos os artigos do Uruguai

Mas isso não é surpresa, pois o Uruguai é um país cuja natureza favorece a produção de uvas e vinhos deliciosos.

De fato, os vinhos uruguaios são exatamente o resultado de boas condições climáticas e uma tradição longínqua e familiar, como as que presenciei na Bodega Spinoglio.

Confira em detalhes as minhas experiências e impressões!

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Breve história da Bodega Spinoglio

Logo no início do século XIX, Luigi Spinoglio saiu da região italiana de Piemonte e foi para o Uruguai, mais precisamente para Cuchilla Pereyra. Na época, ele levou consigo a tradição da viniviticultura, algo que na época era novidade no Uruguai. 

Antes de chegar na América Latina, a tradição de cultivar uvas e produzir vinhos já estava presente na família Spinoglio.

Inclusive, o local onde a vinícola funciona já produzia vinhos desde 1898. Mas o neto de Luigi, Angel Spinoglio, foi quem assumiu a vinícola a partir de 1961. 

Hoje, quem comanda a vinícola é Diego Spinoglio, quarta geração da família a apostar nos vinhos de altos padrões de qualidade. Portanto, é ele quem mantém viva a paixão pela vitivinicultura da família, transmitindo ao mundo através de bebidas da Bodega Spinoglio. 

A geografia da Bodega Spinoglio

No mapa, Cuchilla Pereyra fica ao sul do Uruguai, a cerca de 20 km da capital Montevideo.

Neste contexto, o solo, a temperatura e incidência de chuva e sol são ideais para cultivar uvas e, claro, produzir os vinhos como os da Bodega Spinoglio. 

Bem como em outras regiões da América Latina, a vitivinicultura pode ser vista como algo relativamente novo para o Uruguai. Mas ao chegar na Bodega Spinoglio, percebemos que as bebidas de fato merecem destaque, tendo potencial para atrair muitos amantes do enoturismo. 

Assim como o clima e a natureza local, as imponentes adegas são importantíssimas para favorecer a fabricação dos vinhos Spinoglio.

Isso porque elas foram feitas em pedra e são bem antigas e imponentes. 

Assim como as condições ambientais da região, as paredes de pedra de 4 metros de profundidade também são responsáveis pela qualidade aos vinhos Spinoglio.

Leia também:
Visita à Bodega Pizzorno, em Canelones, Uruguai

Requisitos de Entrada de Brasileiros no Uruguai

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Hoje, é possível se casar na Bodega Spinoglio, em meio ao charme misterioso das adegas, já pensou? 

Dentro das adegas, os barris e tonéis de vinho também dão um toque histórico e marcante, algo que facilmente se torna um cenário romântico.

Alguns deles estão “desativados”, mas permanecem ali, pois também são antigos e foram trazidos da França. 

Os vinhos da Bodega Spinoglio

Quando disse que a região de Montevideo tem as condições perfeitas para cultivar uvas, quis fazer menção especial para a variedade de cepas ali existentes. De fato, é surpreendente! Essa mesma variedade de uvas está presente nos vinhos Spinoglio.

Dos clássicos Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc e Merlot saem bebidas encorpadas, refrescantes, elaboradas e ideias para harmonizar diferentes pratos e momentos. 

Mas quando falamos em vinhos uruguaios, uma das grandes estrelas é a uva Tannat. Embora ela tenha origens francesas, foi no Uruguai que ela ficou mais conhecida.

Além dos vinhos tintos, brancos e rosés, a Bodega Spinoglio também produz espumantes. 

Experiências na Vinícola Spinoglio

Um lugar incrivelmente bonito e cinematográfico, carregado de boas experiências. É isso que você pode esperar de uma visita à Bodega Spinoglio. 

São diversas as opções de degustação oferecidas pela vinícola, inclusive almoço harmonizado. Em minha visita, fiz a degustação premium que serviu 5 rótulos exclusivos, acompanhados por uma seleção do chef. A degustação premium custou 50U$ por pessoa (Maio 2022).

Todas as experiências começam com uma visita guiada pela propriedade, onde você pode conhecer a história da família e dos vinhos Spinoglio. 

As visitas na Bodega Spinoglio percorrem a propriedade e uma parte dos vinhedos também. Afinal, é muito interessante conhecer o terroir e depois degustar o vinho. No caso, os vinhos nem chegam a sair da propriedade e já podem ser degustados!

Amei a visita à Spinoglio e poderia ter ficado o dia todo por lá andando pela propriedade. O lugar é realmente muito lindo e gostoso!

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Informações Práticas

A visita a Bodega Spinoglio pode ser feita juntamente com a Bodega Pizzorno, pois ambas são próximas uma da outra. Como você, provavelmente, vai beber, sugiro contratar um transporte privativo, que foi como organizei a visita as bodegas.

Fiz o passeio com a agência Senderos del Tannat e o Cristian Safie organizou o passeio na Bodega Spinoglio (degustação) e depois almoço harmonizado e visita na Pizzorno. Dependendo do dia pode ser o inverso. Desta forma ficou tudo bem mais prático e também mais seguro.

Endereço: Av. Pedro de Mendoza 8238, Canelones, Uruguai

Quanto: 170U$ por pessoa (Jul 2023) – Visita 2 Bodegas: Degustação + Visita na Spinoglio e Almoço Harmonizado e Visita na Pizzorno.

Sempre verifique os preços e tarifas nos sites oficiais para as datas de sua viagem, pois podem sofrer alterações e nem sempre conseguirei atualizar os artigos.

Denise Tonin fez esse passeio a convite da Bodega Spinoglio e da Senderos del Tannat que providenciou o transporte privativo. A opinião é isenta e reflete a experiência pessoal da autora.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

Success message!
Warning message!
Error message!