Em minha última viajem ao Uruguai, aproveitei para conhecer a Bodega Spinoglio, uma vinícola não muito distante da capital Montevidéu.
O enoturismo mostra um lado muitas vezes desconhecido do Uruguai. Afinal, o país pode ser pequeno em território, mas possui uma das maiores variedades de produção da América Latina.
Leia também:
Razões para viajar sozinha para o Uruguai
Requisitos de Entrada de Brasileiros no Uruguai
Onde ficar em Montevideo viajando sozinha
Mas isso não é surpresa, pois o Uruguai é um país cuja natureza favorece a produção de uvas e vinhos deliciosos.
De fato, os vinhos uruguaios são exatamente o resultado de boas condições climáticas e uma tradição longínqua e familiar, como as que presenciei na Bodega Spinoglio.
Confira em detalhes as minhas experiências e impressões!
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Breve história da Bodega Spinoglio
Logo no início do século XIX, Luigi Spinoglio saiu da região italiana de Piemonte e foi para o Uruguai, mais precisamente para Cuchilla Pereyra. Na época, ele levou consigo a tradição da viniviticultura, algo que na época era novidade no Uruguai.
Antes de chegar na América Latina, a tradição de cultivar uvas e produzir vinhos já estava presente na família Spinoglio.
Inclusive, o local onde a vinícola funciona já produzia vinhos desde 1898. Mas o neto de Luigi, Angel Spinoglio, foi quem assumiu a vinícola a partir de 1961.
Hoje, quem comanda a vinícola é Diego Spinoglio, quarta geração da família a apostar nos vinhos de altos padrões de qualidade. Portanto, é ele quem mantém viva a paixão pela vitivinicultura da família, transmitindo ao mundo através de bebidas da Bodega Spinoglio.
A geografia da Bodega Spinoglio
No mapa, Cuchilla Pereyra fica ao sul do Uruguai, a cerca de 20 km da capital Montevideo.
Neste contexto, o solo, a temperatura e incidência de chuva e sol são ideais para cultivar uvas e, claro, produzir os vinhos como os da Bodega Spinoglio.
Bem como em outras regiões da América Latina, a vitivinicultura pode ser vista como algo relativamente novo para o Uruguai. Mas ao chegar na Bodega Spinoglio, percebemos que as bebidas de fato merecem destaque, tendo potencial para atrair muitos amantes do enoturismo.
Assim como o clima e a natureza local, as imponentes adegas são importantíssimas para favorecer a fabricação dos vinhos Spinoglio.
Isso porque elas foram feitas em pedra e são bem antigas e imponentes.
Assim como as condições ambientais da região, as paredes de pedra de 4 metros de profundidade também são responsáveis pela qualidade aos vinhos Spinoglio.
Leia também:
Visita à Bodega Pizzorno, em Canelones, Uruguai
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Hoje, é possível se casar na Bodega Spinoglio, em meio ao charme misterioso das adegas, já pensou?
Dentro das adegas, os barris e tonéis de vinho também dão um toque histórico e marcante, algo que facilmente se torna um cenário romântico.
Alguns deles estão “desativados”, mas permanecem ali, pois também são antigos e foram trazidos da França.
Os vinhos da Bodega Spinoglio
Quando disse que a região de Montevideo tem as condições perfeitas para cultivar uvas, quis fazer menção especial para a variedade de cepas ali existentes. De fato, é surpreendente! Essa mesma variedade de uvas está presente nos vinhos Spinoglio.
Dos clássicos Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Franc e Merlot saem bebidas encorpadas, refrescantes, elaboradas e ideias para harmonizar diferentes pratos e momentos.
Mas quando falamos em vinhos uruguaios, uma das grandes estrelas é a uva Tannat. Embora ela tenha origens francesas, foi no Uruguai que ela ficou mais conhecida.
Além dos vinhos tintos, brancos e rosés, a Bodega Spinoglio também produz espumantes.
Experiências na Vinícola Spinoglio
Um lugar incrivelmente bonito e cinematográfico, carregado de boas experiências. É isso que você pode esperar de uma visita à Bodega Spinoglio.
São diversas as opções de degustação oferecidas pela vinícola, inclusive almoço harmonizado. Em minha visita, fiz a degustação premium que serviu 5 rótulos exclusivos, acompanhados por uma seleção do chef. A degustação premium custou 50U$ por pessoa (Maio 2022).
Todas as experiências começam com uma visita guiada pela propriedade, onde você pode conhecer a história da família e dos vinhos Spinoglio.
As visitas na Bodega Spinoglio percorrem a propriedade e uma parte dos vinhedos também. Afinal, é muito interessante conhecer o terroir e depois degustar o vinho. No caso, os vinhos nem chegam a sair da propriedade e já podem ser degustados!
Amei a visita à Spinoglio e poderia ter ficado o dia todo por lá andando pela propriedade. O lugar é realmente muito lindo e gostoso!
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Informações Práticas
A visita a Bodega Spinoglio pode ser feita juntamente com a Bodega Pizzorno, pois ambas são próximas uma da outra. Como você, provavelmente, vai beber, sugiro contratar um transporte privativo, que foi como organizei a visita as bodegas.
Fiz o passeio com a agência Senderos del Tannat e o Cristian Safie organizou o passeio na Bodega Spinoglio (degustação) e depois almoço harmonizado e visita na Pizzorno. Dependendo do dia pode ser o inverso. Desta forma ficou tudo bem mais prático e também mais seguro.
Endereço: Av. Pedro de Mendoza 8238, Canelones, Uruguai
Quanto: 170U$ por pessoa (Jul 2023) – Visita 2 Bodegas: Degustação + Visita na Spinoglio e Almoço Harmonizado e Visita na Pizzorno.
Sempre verifique os preços e tarifas nos sites oficiais para as datas de sua viagem, pois podem sofrer alterações e nem sempre conseguirei atualizar os artigos.
Denise Tonin fez esse passeio a convite da Bodega Spinoglio e da Senderos del Tannat que providenciou o transporte privativo. A opinião é isenta e reflete a experiência pessoal da autora.