Se você está procurando o que fazer em Montevidéu e gosta de vinhos, com certeza vai adorar conhecer a Bodega Pizzorno (ou Vinícola Pizzorno). Essa tradicional vinícola é uma das várias possibilidades de turismo pela região e uma excelente opção para agradar paladares.
Antes de mais nada, vale a pena conhecer um pouco sobre o panorama da região. Afinal, é dali que sai mais de 80% da produção de vinhos do Uruguai.
Historicamente, a vitivinicultura chegou ao Uruguai no século XIX, quando europeus começaram com a tradição das uvas em solos do Uruguai. Desde então, o vinho uruguaio só ganhou mais destaque e chegou ao que podemos provar hoje: uma variedade incrível de vinhos e uma tradição longínqua.
Se analisarmos as uvas da região, a cepa de maior destaque no Uruguai é Tannat.
Curiosidade: embora tenha origem francesa, a uva Tannat ficou conhecida no Uruguai.
Contudo, muitos outros tipos de uva são cultivados no Uruguai, sobretudo em Canelones. Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Merlot, Pinot Noir, Malbec, Arinarnoa, Marselan, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscatel de Hamburgo são alguns exemplos.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Bodega Pizzorno – um breve histórico
É neste contexto de vinhos finos que está a Bodega Pizzorno, vinícola onde há quatro gerações crescem uvas que produzem vinhos finos e encorpados.
Don Próspero José Pizzorno foi quem fundou a Bodega, em 1910, na região de Canelón Chico, em Canelones. Descendente de italianos, foi então quem levou a tradição vinícola da família ao Uruguai.
Desde o princípio, Don Próspero já conhecia o potencial da região para o cultivo de uvas, por isso sempre prezou pela qualidade do solo. Afinal, são essas condições dos terroirs que definem a qualidade das uvas e, posteriormente, dos vinhos.
Hoje, Carlos Pizzorno é quem cuida da produção. Ele explica que a Bodega agora une a tecnologia e tradição para produzir os melhores vinhos, mas sempre com muito amor e mesma qualidade.
Visualmente, a propriedade parece um cenário de pintura bucólica.
No centro, tem uma casinha de campo, onde os hóspedes podem dormir, rodeada por 21 hectares de vinhedos. A cena toda se resume em horizontes cinematográficos, perfeitos para as experiências vividas ali.
Um lugar de experiências
A boa notícia é que Vinícola Pizzorno não só está aberta para visitação, como oferece várias Wine Experiences para despertar todos os sentidos. De fato, Se você gosta de vinhos e de aprender sobre vitivinicultura, se sentirá em casa.
Afinal, toda a atmosfera turística do lugar é sobre o enoturismo e experiências familiares no campo.
A estrutura da Vinícola Pizzorno é completa, tem até uma pousada muito charmosa em frente ao parreiral. Se chama Pizzorno Lodge & Wine e tem nota de 9,5 no Booking.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Já pensou que delícia, se hospedar por lá e acordar com as vinhas na sua frente? Deve ser incrível e pretendo experimentar em uma volta a cidade!
Além da pousada, também tem o restaurante onde é servido o almoço harmonizado e onde você poderá provar os vinhos da Vinícola Pizzorno. Inclusive, minha experiência começa por aí.
Como eu tinha acabado de sair de uma degustação na Bodega Spinoglio, escolhi o almoço harmonizado e logo após, a visita às instalações da Pizzorno, com o simpático Joaquim.
Leia também
Razões para viajar sozinha para o Uruguai
Almoço harmonizado na Vinícola Pizzorno
O almoço harmonizado acontece frente às vinhas, em um espaço muito bonito, e você pode escolher 3 opções de vinhos para harmonizar cada um dos 3 passos.
Em minha visita, recebi uma comanda para escolher entre algumas opções de entrada, prato principal e sobremesa.
Minha escolha de menu foi:
Como Entrada, a escolha foi o Queso Provolone Fundido que foi harmonizado com o vinho tinto Don Próspero Tannat / Merlot.
Como prato principal, escolhi Raviolones Artesanales, harmonizado com o tinto Pizzorno Merlot / Tannat UK
E pra fechar este banquete delicioso, como sobremesa Flan Casero com Dulce de Leche, harmonizado com o Pizzorno Espumoso.
Estava tudo excelente e apreciado sem pressa com uma belíssima vista das parreiras. Nesta época, maio, não há uvas nos parreiras, mas há todo o colorido incrível e alaranjado que o outono traz e que não deixa nada a desejar em termos de beleza do lugar.
Leia também
Visita à Bodega Spinoglio, Canelones, no Uruguai
Visita Guiada – Pizzorno Wine Experience
Na visita guiada, Joaquim foi quem nos levou para conhecer os vinhedos, explorar os vinhos e aprender um pouco sobre o terroir. Joaquim fala espanhol, inglês e português e conduz a visita com maestria e muito bom humor.
Sem dúvida alguma, a degustação fica mais especial, quando feita nas propriedades onde fabricaram os vinhos e na companhia dos próprios produtores.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Informações Práticas
Chegar até a Bodega Pizzorno é muito mais fácil do que você imagina. Afinal, o lugar está a 20 km de Montevidéu. Como você, provavelmente, vai beber, sugiro contratar um transporte privativo, que foi como eu fiz.
Fiz o passeio com a agência Senderos del Tannat e o Cristian Safie organizou o passeio na Bodega Spinoglio e depois na Pizzorno no mesmo dia. Ficou bem mais prático e também mais seguro.
Endereço: Rota 32, Km 23 – Cont. Camino Mendoza, Canelones, Uruguay.
Quando: De seg a sáb, de 9h às 17h, Dom de 10h às 17h. O restaurante abre de qua a Dom, à partir das 11h.
Quanto: 120U$ por pessoa (maio 2022) – Visita 2 Bodegas: Degustação + Visita na Spinoglio e Almoço Harmonizado e Visita na Pizzorno. Transporte: U$ 15 por pessoa.
Sempre verifique os preços e tarifas para as datas de sua viagem, pois elas sofrem alterações e nem sempre conseguirei estar atualizada.
Por fim, visitar vinícolas, como a Bodega Pizzorno, é uma forma de viver a cultura local e passar por experiências únicas.
Espero que você tenha gostado desse passeio e que possa desfrutá-lo na sua viagem solo ao Uruguai.
Assista ao vídeo da visita a Bodega Pizzorno
Denise Tonin fez esse passeio a convite da Pizzorno Wines e da Senderos del Tannat que providenciou o transporte privativo. A opinião é isenta e reflete a experiência pessoal da autora.