HomeSerra GaúchaSão Francisco de PaulaConheça o Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula

Conheça o Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula

Bonito de ver, bonito de verde e bonito de verdade. Este é o slogan do Mátria Parque de Flores. Saiba mais sobre este pedacinho de paraíso, localizado em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.

-

Para quem visita a Serra Gaúcha, o Mátria Parque de Flores é uma excelente opção de passeio. Afinal, não importa a estação do ano, o parque está sempre florido e repleto de atrações naturais e obras de paisagismo. 

Localizado a 35km do centro de Gramado, o Mátria Parque de Flores é uma atração para aguçar todos os sentidos. São 30 jardins planejados, onde podemos admirar mais de 300 espécies de plantas diferentes. É neste cenário que introduzimos este belíssimo parque, inaugurado em novembro de 2021, em São Francisco de Paula.

Assim, projeto de paisagismo do Mátria Parque de Flores forma um verdadeiro museu a céu aberto, onde o design e a natureza dão um show aos olhos. 

Os números acima se estendem em 50 hectares de terrenos naturalmente originais e convidativos para belas fotos. Afinal, mesmo quem não gosta de natureza deve concordar que as flores formam cenários incríveis, mesmo que apenas para se contemplar. 

Leia também

Viajar Sozinha para a Serra Gaúcha: destinos e dicas

Viajar Sozinha para Gramado: guia pra quem vai solo

Viajar Sozinha para Canela: guia para quem vai solo

Buona Vitta Gramado, resort inspirado na Toscana

Exclusive Hotel Gramado hospedagem pra quem vai solo

O que fazer no Mátria Parque de Flores

Antes de mais nada, os 30 jardins floridos já são, por si só, grandes atrações deste parque natural. Mas admirar as belezas do paisagismo e da natureza local é apenas a primeira das opções. 

O Mátria Parque de Flores já pode ser considerado um centro cultural. Isso porque os belos jardins viram palco para vários eventos, como o Mátria Jazz Festival, Festival de Bolhas Gigantes, oficinas e visitas guiadas. 

Jardins do Mátria – obras do paisagismo

Como atração principal das áreas de preservação, o parque mantém os 30 jardins temáticos, dos quais já falamos. Sem dúvida, uma boa oportunidade para conhecer diferentes espécies tanto regionais, quanto trazidas de outros lugares.

Por exemplo, praça de boas-vindas, Pomar, Jardim Amarelo, das Memórias, Bosque das Borboletas, Jardim Lilás, Vale dos Ipês, Vale do Amor e Mar de Rosas são alguns nomes que podemos ver ao percorrer os caminhos do parque.

Monumentos, esculturas e meliponário

Além dos jardins, os monumentos e esculturas também chamam a atenção. Aliás, em geral são bem imponentes e se destacam harmoniosamente pelo parque. É o caso do Monumento à Borboleta e a escultura Deslocamento. 

Se há flores, podemos esperar abelhas e outros insetos polinizadores. Inclusive, o Meliponário também é um destaque do parque. Para quem não sabe, meliponário é o nome dado às casinhas que abrigam colmeias.

Leia também:
Viajar sozinha para Gramado: guia pra quem vai solo
Como tirar a nova carteira de identidade

Túnel de rosas e Jardim sensorial

Em minha visita, uma das atrações mais bonitas do parque foi o Túnel de rosas e glicínias. Como obras-primas do paisagismo, os túneis de flores são cenários perfeitos para fotos, mas também ideais para caminhadas tranquilas. 

No jardim sensorial, diferentes ervas aromáticas formam uma trilha perfumada e colorida. São mudas de alecrim, arruda, camomila… enfim, espécies que também são usadas como medicamento e tempero. 

Não esqueça de contratar um seguro viagem para que, em caso de necessidade, você seja atendida rápida e eficientemente. Mesmo sendo uma viagem dentro do Brasil, escolher um seguro viagem especializado, principalmente se estamos viajando sozinhas, é super importante e a garantia de tranquilidade durante a realização do seu sonho.

Passeios de barco no Lago Azul

O Lago Azul também é um dos pontos de atenção do Mátria Parque de Flores. O grande espelho d’água tem como atração um passeio em um dos barquinhos a remo. Segundo a administração do parque, esses barcos foram inspirados no Lago di Braies, na Itália

Os passeios de barco são gratuitos, mas verifique essa e outras informações antes de sua visita.

Restaurantes e lojas

A gastronomia do Mátria Parque de Flores também não deixa a desejar. Aliás, os restaurantes conseguem agradar a todos os gostos: massas, buffets, picnics, brunch e, claro, as adegas com vinhos do mundo todo. 

O Mátria Restobar é um prédio moderno, que fica à beira do Lago Azul, imitando perfeitamente uma das coxilhas da região. As mesas ficam dentro do prédio, mas também temos a opção dos alfrescos à beira-lago e um píer. 

Enquanto isso, o Restaurante Faullia é ideal para quem quer provar a gastronomia da Serra Gaúcha, pratos argentinos e uruguaios. Se preferir, pode optar pelas opções mais leves e saudáveis, servidas na Casa Verde – Arbóreo.

Sem dúvida, os restaurantes cumprem a proposta de oferecer experiências ideais para o ambiente florido e a natureza ao redor. 

E para quem quiser levar para a casa um pedacinho do Mátria Parque de Flores, a Mátria Boutique pode ter as roupas, acessórios e itens de decoração que você precisa. 

Um parque com acessibilidade e conforto

A princípio, muita gente pode pensar que o Mátria Parque de Flores foi feito para caminhadas e trilhas a pé. Embora essa possa ser a melhor opção, o parque também disponibiliza o aluguel de carrinhos elétricos, como aqueles de campo de golfe. 

Além disso, os visitantes podem alugar bicicletas, scooters, triciclos e patinetes. Uma vantagem desses veículos é que eles tornam a visita mais dinâmica e mais rápida. 

Atenção: o aluguel dos meios de transporte é cobrado a parte. Ou seja, além dos ingressos, convém comunicar o parque antes da visita, para verificar a disponibilidade de todos os veículos. 

Leia também:
Comeleque dos Almendres, o maior círculo de menires da Península Ibérica
Visita aos Jardins de Monet, um pedacinho do paraíso

Mátria Parque de Flores – Informações práticas

Acesse o site oficial do Mátria Parque de Flores, para conferir a programação cultural e outras informações sazonais do parque.

Endereço: RS-235, Km 68 – São Francisco de Paula, RS, 95400-000 

O parque fica a 35 km do centro de Gramado.

Funcionamento: Todos os dias, de 9h30 às 17h

Valores: R$119,00 Adulto | R$ 64,50 Acima 60 anos (Jun 2023)  

Saiba que: 

  • Moradores das cidades de São Francisco de Paula, Canela, Gramado e Nova Petrópolis têm entrada gratuita. Basta apresentar um comprovante de residência. 
  • Confira a previsão do tempo antes de sair de casa. Embora o parque fique sempre aberto, os dias chuvosos podem não ser os melhores para uma visita. 
  • Se não conseguir escapar da chuva, passe no Mátria Home, no Boulevard, e adquira capas de chuva e guarda-chuvas.
  • Sugiro tirar o dia todo para apreciar o parque por completo, mas existem trilhas e sugestões de que os passeios duram, no mínimo, 4 horas. 

Confira todos os pontos de interesse:

Túnel de Rosas; Mandala de arvoretas de rosas; Memorial Flaviana Granzotto; Mandala de Ervas; Monumento à Borboleta; Mirantes Praça de fogo; Obra “Deslocamento”; Balanço “Tempo”; Rosa dos Ventos (Vila das Crianças); Gira-giras; Túnel de Glicínias; Centopéia de Gangorras; Montanha de Tocos; Meliponário (50 caixas de Abelhas sem ferrão); Mirante do Jardim Degradê; Pier do Lago Azul; Espaço cultural – atrações artísticas e musicais durante o calendário sazonal do parque.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Success message!
Warning message!
Error message!