Metrô em Santiago do Chile tudo o que você precisa saber | Viajante Solo

Para facilitar a vida dos viajantes, reuni neste post informações e links úteis sobre o Metrô de Santiago, um dos meios de transporte público mais práticos para você se locomover na cidade, além de conhecido por sua eficiência, limpeza e também por manifestações culturais. Escrevi um pouco sobre estas iniciativas culturais no post:

SOLO TRAVEL WEEK 

Uma semana repleta de conteúdos sobre viajar sozinha, planejamento de viagem, destinos e muito mais. Conteúdos online & gratuitos com Denise Tonin & Convidados.

Deixe seu e-mail e seja avisada em primeira mão da próxima edição.

Leia também >> Metrô de Santiago: arte, literatura e expressões da cultura urbana.

Tarifas e Horários

As tarifas do metrô variam de acordo com o horário da sua viagem: Punta (horário de maior movimento e mais cara), Valle (tarifa normal) e Bajo (tarifa com desconto).

Tarifas atualizadas em Janeiro 2016

Metro Santiago Tarifas

Tarjeta bip

A tarjeta bip é o meio oficial de pagamento do transporte público em Santiago, válida para o metrô e também para o ônibus. Escrevi um post com todos os detalhes de compra e recarga que você confere aqui:

Leia também >> Tarjeta BIP: seu passe de transporte público em Santiago

Tarjeta bip Metrô Santiago | Viajante Solo

Mapa

O Metrô de Santiago conta com 5 linhas,  mais de 100 estações e tem uma extensão de 103 km. Por dia, transporta mais de 2 milhões de pessoas. Abaixo, você confere as linhas e estações. Para baixar no seu computador: Mapa em PDF

Mapa Metrô de Santiago | Viajante Solo

Planejar a sua Viagem Online

No site do metrô você pode planejar as viagens que precisa fazer com o Planificador. Não encontrei mapas do metrô disponíveis nas estações, somente nas empresas de turismo. Como eu não tinha wifi o tempo todo, antes de sair pegava as instruções para chegar aos locais do roteiro do dia. Assim, quando chegava nas estações já ía direto, sem ter que parar, olhar mapas ou perguntar, ganhando tempo.

Metrô Santiago Planifica Tu Viaje | Viajante Solo

Aplicativo para Celular

O Metrô de Santiago também disponibiliza um aplicativo para o celular: Metrô Mobile. Com ele é possível:

  • planejar as suas viagens, assim como no site
  • consultar o saldo da Tarjeta Bip
  • consultar o mapa do metrõ
  • ver em tempo real a situação da linha de metrô. Se está normal, atrasada ou com algum problema específico.
  • pode programar uma lista de locais em favoritos e receber alertas, quando há algum incidente
  • ver os horários de abertura e fechamento das estações
  • ver qual é a estação mais próxima da sua localização

App Metro Santiago Telas | Viajante Solo

Horários por Linha

Clique aqui e confira os horários dos trens para cada Linha.

Sobre Malas e Mochilas e Cadeirantes

Olha que legal: a Andrea Freire leu nosso post e resolveu contribuir com estas informações super importantes:

“Eu gostaria de incluir ou contribuir com duas informações que eu acho super importante para quem vai viajar com mochilas ou malas no metrô dessa cidade. Devido a ameaças de bombas em 2014 algumas estações pedem que não ingressem com grandes volumes nos trens e também uma coisa que eu sempre pergunto para os meus amigos chilenos: “Como fazem os cadeirantes para usar esse serviço porque quase nenhuma estação e plataforma tem escada rolante?” É quase impossível usar os elevadores também. Há projetos de que até o ano de 2018 todas as estações tenham elevadores de fácil acesso, então aconselho que até lá para quem vai com malas e mochilas pesadas no metrô que se preparem para a maratona de escadas. Outro detalhe, os chilenos são super simpáticos, mas não esperem ajuda deles para subir a sua mala nas escadas, passam como foguetes e nem olham pra gente..rsrs. Apesar desses pequenos detalhes, Santiago do Chile é uma cidade encantadora. Aproveitem! Amo demais!”

Gostei muito do metrô de Santiago, apesar de ele ser bastante cheio e, tirando a Linha 1 (turística), não possui ar condicionado. Então, você vai naquele aperto, mas que não chega aos pés do que passamos no metrô do Rio e São Paulo nos horários de rush.

E você? Tem alguma informação que gostaria de acrescentar? Escreva aí embaixo nos comentários! Vou adorar a sua participação!
Confira todos os posts sobre Chile Solo: Santiago & Arredores

Viajante Solo Siga no Instagram

4 COMENTÁRIOS

  1. Denise, há algum perigo em andar com mala no metrô e ônibus? Pois pretendo ir do aeroporto de ônibus até a estação Los Héroes, lá pegar o metrô até a Boquedamo e caminhar 600m até meu hostel.
    Obrigada

    • Oi Fernanda, tudo bem ? Com certeza é bem mais barato ir de bus e metro e eles funcionam super bem. Infelizmente, não tenho como te dizer se é ou não perigoso, pois não fiz esse trajeto especificamente. No geral, não há nenhum problema em andar de mala no metrô e achei Santiago uma cidade segura. Apenas fique mais atenta, pois com mala / mochila sempre chamamos mais a atenção dos pequenos golpes. beijos

  2. Ola Denise.
    Adorei a sua matéria sobre o metrô de Santiago do Chile, realmente é muito prático e nos leva a todos lados. Moro em Mendoza na Argentina e como estou a 300 Km de Santiago, costumo ir com bastante frequência para lá. Eu gostaria de incluir ou contribuir com duas informações que eu acho super importante para quem vai viajar com mochilas ou malas no metrô dessa cidade. Devido a ameaças de bombas em 2014 algumas estações pedem que não ingressem com grandes volumes nos trens e também uma coisa que eu sempre pergunto para os meus amigos chilenos: “Como fazem os cadeirantes para usar esse serviço porque quase nenhuma estação e plataforma tem escada rolante?” É quase impossível usar os elevadores também. Há projetos de que até o ano de 2018 todas as estações tenham elevadores de fácil acesso, então aconselho que até lá para quem vai com malas e mochilas pesadas no metrô que se preparem para a maratona de escadas. Outro detalhe, os chilenos são super simpáticos, mas não esperem ajuda deles para subir a sua mala nas escadas, passam como foguetes e nem olham pra gente..rsrs. Apesar desses pequenos detalhes, Santiago do Chile é uma cidade encantadora. Aproveitem! Amo demais!

    • Andrea, super obrigada por estas informações super úteis. Vou subir seu texto para o corpo do post, assim todos podem ler. Obrigada mesmo! Quero muito ir conhecer Mendoza!!! Dizem que é muito bom! Beijos e ótima semana!

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here