fbpx

Planner Viajante Solo

HomeMarrocosCasablancaVisita a Mesquita Hassan II, Casablanca

Visita a Mesquita Hassan II, Casablanca

Principal atração de Casablanca, a mesquita Hassan II é uma das atrações obrigatórias em seu roteiro pelo Marrocos. Confira como é a visita e as regras para conhecê-la.

Planner Viajante Solo

Principal atração de Casablanca, capital econômica do Marrocos, a mesquita Hassan II é uma das construções religiosas mais lindas e impressionantes do mundo! Sua construção tinha como objetivo prover a cidade com uma obra religiosa imponente e que permitisse uma influência espiritual baseada na fé.

O objetivo era seguir o exemplo de outras cidades imperiais marroquinas como Fez com a Mesquita Al Karaouyine (que abriga a universidade mais antiga do mundo), Rabat com a Torre Hassan e Marrakech, com a Mesquita Koutoubia.

Leia também

Viajar para o Marrocos: dicas essenciais para a sua viagem

Roteiro no Marrocos: 9 dias de carro pelo país

Onde se hospedar no Marrocos nas principais cidades

A gente menciona sempre a Mesquita, mas na verdade é um grande complexo religioso e também cultural com uma área total de 15 hectares e capacidade para mais de 100 mil fiéis. O complexo possui a Sala de Orações, o hall do Minarete, uma medersa (escola islâmica), uma esplanada, uma biblioteca de mídia, uma academia de artes tradicionais, um museu, e ainda um estacionamento.

Breve História

O falecido Rei Hassan II, após a morte de seu pai, Mohammed V, fez um juramento de erguer uma grande mesquita na água em referência ao versículo do Alcorão Sagrado que diz “o trono de Deus estava sobre as águas”.

Em 11 de julho de 1986 foi lançada a primeira pedra para a construção da Mesquita Hassan II, que teve a sua inauguração em 30 de agosto de 1993.

Mesquita Hassan II Porta

O projeto da Mesquita Hassan II teve a colaboração do escritório de arquitetura do francês Michel Pinceau, da empresa de construção francesa Bouygues, além de mais de 6 mil artesãos marroquinos. Você percebe claramente a arquitetura árabe aliada a tecnologia e a modernidade.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível para qualquer viagem! Faça a cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem!

A Mesquita Hassan II possui um teto retrátil de 1.100 toneladas que se abre em apenas 5 minutos permitindo que as orações sejam iluminadas pela luz do sol. Consegue imaginar que beleza?

Mesquita Hassan II Teto

Planner Viajante Solo

É de uma beleza difícil de descrever! Fiquei fascinada! É tudo muito grandioso e lindo demais!⁣ Adoraria voltar com mais calma pra explorar livremente cada pedacinho. Pena que a gente precisa seguir o guia na velocidade dele… fazer o que ?

Mesquita Hassan II em números

⁣Não é somente a beleza que nos impressiona durante a visita. Os números relacionados à Mesquita Hassan II são grandiosos:⁣

  • Sua construção levou 6 anos e empregou mais de 12.500 pessoas;⁣
  • Seu minarete está a 200m de altura e é o mais alto do mundo;⁣
  • Possui um laser com alcance de 30 km no minarete que está direcionado a cidade de Meca;⁣
  • Tem a capacidade de abrigar 105 mil fiéis, 80 mil na esplanada e 25 mil na sala de orações;⁣
  • A sala de orações possui 20.000 m2, o que equivale a aproximadamente 2 hectares;
  • São 41 fontes e uma área de 4.800m2 para as abluções (rito de purificação); ⁣
  • A superfície total da Mesquita é de 9 hectares;

Sala de Orações

A sala de orações é incrivelmente grande com 200m de comprimento, 100m de largura e 60 de altura. A gente fica meio abobalhada quando entra. A área construída tem incríveis 20.000 m² e pode receber 25 mil pessoas.

O teto retrátil removível que cobre uma área de 3.400 m² pode ser aberto em apenas cinco minutos para transformar o centro da sala de orações em um grande pátio ao ar livre. Já pensou ? Fiquei curiosa em vê-lo aberto, mas não foi dessa vez.

A cobertura é decorada com 14 cúpulas e são 50 lustres de vidro de Murano com 6m de diâmetro, 10 m de altura e pesando 1.200 kg cada.

A cobertura exigiu o assentamento de 300.000 telhas fabricadas especialmente em alumínio fundido pela empresa francesa Bouygues, imitando as telhas de terracota Fez, porém muito mais leve.

Mesquita Hassan II Mezanino

Para os detalhes finais e objetos religiosos, artesãos de todo o Marrocos decoraram mais de 53.000 m² em madeira entalhada e ainda mais de 10.000 m² de mosaicos cerâmicos, conhecido pelo nome de zellij, representando 80 motivos originais.

As mulheres tem seu lugar de orações em dois mezaninos com uma área de 3.550m² e que possuem escadas que levam diretamente às salas de ablução.

Sala de Ablução

No subsolo da Mesquita há as Salas de Ablução, que é um rito de purificação da mente e corpo para antes da oração.

Há uma Sala de Ablução para as mulheres e outra para os homens. São 45 fontes de mármore lindíssimas, que representam a flor de lótus. Além disso, existem 600 torneiras espalhadas pelas salas.

Estas salas tem ligação direta para a Sala de Orações, o que facilita a movimentação dos fiéis.

Minarete

O minarete está a uma altura de 200 m², o que o coloca entre os minaretes religiosos mais altos do mundo.

Para o revestimento que adorna as fachadas do minarete, foi utilizada malha de travertino roudani, além de pasta de vidro verde em forma de mosaico.

Na parte bem de cima do minarete há três bolas douradas das quais um feixe de laser jorra com um alcance de 30 quilômetros direcionado para a cidade de Meca. O minarete tem uma base de 625m² e funciona como um hall que leva até à sala de abluções. ⁣

Regras para a visitação da Mesquita Hassan II

Ao contrário da maioria das visitas a templos religiosos, na Mesquita Hassan II as mulheres não precisam cobrir a cabeça com lenços. Na entrada é necessário apenas tirar os sapatos e um saquinho é entregue a você para colocá-los dentro.

Veja as regras para visitação:

  • Use roupas que cubram os ombros, tronco e cheguem abaixo dos joelhos.
  • Shorts e sem mangas são absolutamente proibidos.
  • Cigarros e consumo de alimentos são proibidos durante a visita.
  • Tire os sapatos antes de entrar na mesquita e leve-os com você.
  • Para facilitar o trabalho dos guias, é pedido que respeitem os horários, fiquem juntos e em silêncio durante a visita. ⁣

Assista ao Vídeo pra ver como é linda a Mesquita Hassan II

Informações Práticas

👉 Site >> fmh2.ma

👉 Onde >> Boulevard Moulay Youssef، Casablanca

👉 Ticket: 130 dhs >> Consulte o site oficial para atualização do valor antes da sua visita

👉 Não deixe de consultar os horários de visita no site antes de ir, principalmente, se você estiver no país durante o Ramadan.⁣

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá contribuir para a manutenção do blog com uma doação de qualquer valor ou ainda adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.