Musée Dapper: arte africana em Paris | VIajante Solo

Um museu muito interessante que apresenta exposições de arte africana em Paris e que acaba passando despercebido nos roteiros é o Musée Dapper. Fica pertinho do Arco do Triunfo (13 minutos de caminhada) e da Praça Victor Hugo e, como não é muito grande, você pode fazer um pit stop rápido em meio as suas caminhadas e conhecer um pouco da arte africana.

Desde a sua abertura, em 1986, o Dapper contribui para o conhecimento da arte africana com exposições especiais. Hoje, tornou-se um dos principais espaços em Paris, onde se pode admirar os exemplos mais bem-sucedidos da escultura africana. Para promover as artes da África passou a acrescentar todos os outros aspectos das diásporas culturais do continente negro, incluindo os do Caribe e também Guiana.

Musée Dapper: arte africana em Paris | Viajante Solo

Minha última ida ao Dapper foi em 2011 e tive a oportunidade de ver a exposição Angola, figures de pouvoir, a primeira grande expo na França dedicada a arte de Angola. Foram mais de 140 peças entre máscaras, estatuetas, figuras cultuadas e objetos mágicos e religiosos. Foi uma exposição super interessante e lembrei de deixar essa dica rápida por aqui. Infelizmente, era proibido fotografar.

Musée Dapper arte e cultura africana em Paris | Viajante Solo

Neste exato momento, o museu está fechado, preparando a próxima expo L’Art de Manger, rites et traditions com abertura programada para dia 15 de Outubro de 2014. Esta expo será dedicada aos ritos e tradições que regem a preparação e consumo de alimentos na África, nas Índias Orientais e na Oceania. A exposição agrupará obras selecionadíssimas de coleções encontradas em grandes museus, como: Musée du quai Branly, Paris, Musée Barbier-Mueller, Genève, Rietberg Museum, Zurich, Wereldmuseum, Rotterdam, entre outros. Se você está de malas prontas para Paris, esta expo será uma ótima oportunidade para conhecer o Dapper.

Informações Práticas

  • Site: Musée Dapper
  • Endereço: 35 bis, rue Paul Valéry
  • Horários: 11 às 19, exceto terças e quintas. Aberto até 22hs nas sextas e sábados
  • Preços: 6 euros (Março 2016). Para outros tipos de tickets, acesse o site oficial

Confira todos os posts sobre França Solo

Viajante Solo Siga no Instagram

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here