Musée Dapper: arte africana em Paris | VIajante Solo

Um museu muito interessante que apresenta exposições de arte africana em Paris e que acaba passando despercebido nos roteiros é o Musée Dapper. Fica pertinho do Arco do Triunfo (13 minutos de caminhada) e da Praça Victor Hugo e, como não é muito grande, você pode fazer um pit stop rápido em meio as suas caminhadas e conhecer um pouco da arte africana.

Desde a sua abertura, em 1986, o Dapper contribui para o conhecimento da arte africana com exposições especiais. Hoje, tornou-se um dos principais espaços em Paris, onde se pode admirar os exemplos mais bem-sucedidos da escultura africana. Para promover as artes da África passou a acrescentar todos os outros aspectos das diásporas culturais do continente negro, incluindo os do Caribe e também Guiana.

Musée Dapper: arte africana em Paris | Viajante Solo

Minha última ida ao Dapper foi em 2011 e tive a oportunidade de ver a exposição Angola, figures de pouvoir, a primeira grande expo na França dedicada a arte de Angola. Foram mais de 140 peças entre máscaras, estatuetas, figuras cultuadas e objetos mágicos e religiosos. Foi uma exposição super interessante e lembrei de deixar essa dica rápida por aqui. Infelizmente, era proibido fotografar.

Musée Dapper arte e cultura africana em Paris | Viajante Solo

Neste exato momento, o museu está fechado, preparando a próxima expo L’Art de Manger, rites et traditions com abertura programada para dia 15 de Outubro de 2014. Esta expo será dedicada aos ritos e tradições que regem a preparação e consumo de alimentos na África, nas Índias Orientais e na Oceania. A exposição agrupará obras selecionadíssimas de coleções encontradas em grandes museus, como: Musée du quai Branly, Paris, Musée Barbier-Mueller, Genève, Rietberg Museum, Zurich, Wereldmuseum, Rotterdam, entre outros. Se você está de malas prontas para Paris, esta expo será uma ótima oportunidade para conhecer o Dapper.

Informações Práticas

  • Site: Musée Dapper
  • Endereço: 35 bis, rue Paul Valéry
  • Horários: 11 às 19, exceto terças e quintas. Aberto até 22hs nas sextas e sábados
  • Preços: 6 euros (Março 2016). Para outros tipos de tickets, acesse o site oficial

Confira todos os posts sobre França Solo

Viajante Solo Siga no Instagram

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.