O Muro dos Eu Te amo pode ser mais uma atração no seu roteiro, se você estiver flanando por Montmartre. O famoso e romântico – em francês – Le mur des Je t’aime pode ser uma paradinha breve pra descanso de longas caminhadas.
Aliás, todos chamam de muro, mas na minha opinião é mais uma parede, o que seria até mesmo a tradução correta da palavra mur em francês. hi hi hi Olhando a foto, o que você acha?
Mas…enfim, a parede ou o muro dos Eu Te amo está no 18 arrondissement de Paris e é um cantinho pra lá de romântico. O painel tem 40m2 e mais de 600 azulejos azuis, traz os dizeres Eu Te Amo em branco e em várias línguas. São exatamente 311 dizeres nos principais idiomas do mundo.
O músico Frédéric Baron colecionou desde 1992, mais de 1000 escritos de “Eu te amo” em 300 idiomas diferentes. Ele perguntou aos amigos, amigos de amigos, vizinhos e até fez pesquisas em embaixadas. Acabou juntando essa enorme coleção.
Inclusive ele chegou a lançar um livro do Je T´aime que distribuiu gratuitamente
E quem deu vida ao monte de letrinhas que expressa a mais linda frase que você poderá ouvir na sua vida foi a calífrafa, Claire Kito. Ela conta que amou fazer este trabalho e que as frases foram escritas carinhosamente com a “mão do coração”.
A composição do Muro dos Eu Te Amo é muito interessante. Se tiver tempo sente-se por alguns momentos no banquinho em frente e deixe-se levar por tantos idiomas que expressam o amor.
Como sempre sem saber pra onde olhar…
Quer tirar uma foto em frente ao muro? Prepare-se pra esperar um pouquinho, pois há sempre bastante gente por lá. Aproveite pra dar uma voltinha pela pracinha!
Não esqueça de contratar o seguro viagem, exigido para entrada na Europa. Faça a cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem!
A entrada na Praça é gratuita e, geralmente, abre às 8h de segunda a sexta e às 9h nos finais de semana e feriados. O horário de fechamento varia conforme a estação do ano. Sugiro consultar no site oficial do Le Mur des Je t´aimes.
Visitar o Muro dos Eu Te amo será um passeio bem rapidinho, portanto, sugiro que você deixe para conhecê-lo, como já disse, quando estiver passeando pela região de Montmartre.
Assista ao vídeo do Muro dos Eu te Amo
Curiosidades
A região de Montmartre tem muitas coisas pra ver e fazer, além do Muro dos Eu Te Amo. E, por isso, te conto algumas curiosidades sobre a estação de metrô e também sobre a Praça Jehan Rictus.
Metrô Paris Estação Abbesses
A estação Abbesses – que quer dizer, abadessa, uma superiora de mosteiro – é de 1912 e faz parte da Linha 12. É uma das poucas estações que ainda possui a cobertura na entrada em estilo art nouveau, criada por Hector Guimard. Aliás, pertencia historicamente ao Hôtel-de-Ville.
Além disso, é a estação de metrô mais profunda da cidade de Paris. São 30 metros abaixo do solo.
Agora imagina que, quando eu estava indo embora, cansada de ter andado o dia todo, o elevador estragou ou já estava parado e eu não sabia. Fui obrigada a me aventurar pelas escadas. São mais de 100 degraus e ainda bem que eu estava descendo e não saindo da estação, afinal, pra baixo todo Santo ajuda.
Confesso que foi divertido, pois muitos paravam no caminho exaustos e riam de si mesmos.
A boa notícia é que as escadas são lindamente decoradas, desde 2007 quand a estação foi renovada. Então, pode ser um misto de exposição com exercício, se você estiver descendo e apreciando as obras dos artistas.
Praça Jehan Rictus
Esta praça foi recuperada em 1994 e é uma homenagem ao poeta Gabriel Randon de Saint-Amand, conhecido como Jehan Rictus (1867-1933), amigo de Paul Gauguin, pintor francês, e que trazia em seus poemas os sofrimentos e as esperanças dos desfavorecidos.
É um lugarzinho muito agradável pra fazer uma paradinha pra descanso e até mesmo uma leitura. Aproveite pra conhecê-la e usufruir um pouco dos banquinhos espalhados em meio aos jardins.
Como chegar ao Muro dos Eu te Amo
Para chegar ao Muro dos Eu te Amo é muito simples: de metrô, basta pegar a linha 12 e descer na estação Absesses, que fica na Praça de mesmo nome. Basicamente você atravessará a rua em frente a saída e encontrará a Praça Jehan Rictus, gradeada.
Metrô: Absesses – Linha 2 e 12 | Praça Jehan Rictus: 14, place des Abbesses
Ônibus: linhas 40, 30, 40, 54, 74