HomeCuraçaoWillemstadViajar Sozinha para Curaçao

Viajar Sozinha para Curaçao

Veja todos os itens necessários e importantes para organizar a sua viagem para a ilha mais encantadora que já conheci!

-

Curaçao é uma ilha autônoma com paisagens deslumbrantes, praias paradisíacas e um mar azul que chega a doer os olhos de tão lindo! A ilha faz parte do Reino dos Países Baixos e está localizada no sul do mar do Caribe. Parece perfeito, não? Neste artigo, vamos ver as informações básicas para você viajar sozinha para Curaçao. Será que é um destino que acolhe as mulheres viajantes solo?

default

A beleza e a “vibe” da ilha com toda a influência africana foi o que me levou a incluí-la na lista de destinos a explorar para validar como um destino perfeito para viajantes solo. Amei tanto que depois de 15 dias, voltei para um temporada de 2 meses e meio, já que precisava descansar depois de alguns desafios de saúde.

Curaçao faz parte do grupo de ilhas conhecido como as Antilhas Menores e está situada a aproximadamente 64 km ao norte da costa da Venezuela, no continente sul-americano.

Curaçao é a maior das ilhas do que é conhecido como o “ABC Caribenho,” que inclui Aruba, Bonaire e Curaçao, todas pertencentes ao Reino dos Países Baixos. A capital de Curaçao é Willemstad, que é um importante centro econômico e cultural da ilha. Sua localização no Caribe a torna um destino popular para turistas em busca de praias deslumbrantes, atividades de mergulho e uma rica herança cultural.

Breve História de Curaçao

Período Pré-Colonial: Antes da chegada dos europeus, a ilha de Curaçao era habitada pelos índios Arawak e Caquetio, que viviam da agricultura e da pesca. Essas comunidades indígenas deixaram vestígios de sua cultura nas pinturas rupestres encontradas em várias partes da ilha.

Colonização Europeia: Os espanhóis foram os primeiros europeus a chegarem a Curaçao, por volta de 1499, durante a exploração das Américas por Cristóvão Colombo. No entanto, foi sob o domínio holandês que a ilha começou a se destacar. Os holandeses capturaram Curaçao dos espanhóis em 1634 e, a partir de então, a ilha se tornou um importante centro comercial e naval do Império Holandês, graças à sua localização estratégica no Caribe.

Idioma

O idioma falado na ilha é o papiamento e você vai entender várias expressões, pois é uma grande mistura de línguas: português, holandês, inglês, espanhol, arawak e ainda diversas línguas africanas. É simplesmente incrível.

Tem uma palavra muito usada e que você precisa aprender: dushi. Dá uma olhadinha no vídeo onde explico o significado:

Dushi é uma palavra que tem inúmeros significados – mas sempre se refere a algo bom, gostoso – e é usada o tempo todo pra expressar diversos sentimentos.

Se você chamar uma pessoa de dushi, quer dizer baby, querido, amor… Já se falar que um prato é dushi, quer dizer que é gostoso, saboroso, delicioso! Eles podem te desejar uma experiência dushi em Curaçao, assim como eu tive. Enfim, a ilha tem uma energia DUSHI de verdade e você só vai entender quando lá pisar!

Palavras básicas em papiamento

Bón dia bom dia
Bón tardi boa tarde
Bón nochiboa noite
Dankiobrigada
Di nadade nada
Sisim
Nonão
Kon ta bai?como vai?
Mi ta bonestou bem
Kon ta bo nomber?como é seu nome?
Mi nomber ta…meu nome é…
Unda ta…onde é/fica…
Ayotchau
Mi no keeu não quero
Bosnan tin WiFi?vocês têm WiFi?
Por faborpor favor

Como chegar em Curaçao

Saindo do Brasil, a Copa Airlines oferece voos de diversas capitais brasileiras para Curaçao, com escala na Cidade do Panamá. Você pode, inclusive, fazer o stopover e conhecer dois países na mesma viagem.

A Azul oferece voo direto para Curaçao saindo de Belo Horizonte e em seis horas você aterriza na Ilha Caribenha.

Visto

Brasileiros não precisam de visto e podem permanecer até 90 dias como turistas, porém se ultrapassar 30 dias de permanência na ilha é necessário solicitar um visto e pagar por ele.

Documentos para entrada em Curaçao

Veja, abaixo, quais documentos precisará providenciar para a entrada em Curaçao.

  • Passaporte válido
  • Cartão Digital de Imigração – preencher o formulário
    7 dias antes da viagem
  • Passagem ida e volta
  • Comprovante de Vacina de Febre Amarela
  • Comprovação financeira e de hospedagem
  • Seguro viagem não é obrigatório, mas é recomendado

O fato dos documentos acima constarem como requisito, não quer dizer que será solicitado, mas é recomendável que você esteja preparada.

Para saber todos os detalhes da documentação, acesse o post abaixo:

Requisitos para entrada de Brasileiros em Curaçao

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Clima

A boa notícia é que Curaçao está fora da rota dos furacões, então pode ser visitada o ano todo. A água do mar está sempre por volta de 27°C e as águas são calmas na maioria das praias.

Quando chove, não dura muito tempo e a época das chuvas começa em outubro e vai até janeiro, quando a ilha fica muito mais verde.

Na minha primeira viagem no mês de outubro peguei temperaturas bem altas e era desconfortável fazer atividades fora das praias, porque a sensação era de sufocar. Por volta de 34°C e com um sol para cada ser vivo da ilha!

Já na minha última viagem fiquei na ilha de dezembro a fevereiro e teve muito mais dias nublados e de chuva, que sempre passavam rapidamente, e as temperaturas estavam deliciosas sempre entre 25°C e 28°C.

Quantos dias ficar em Curacao

A maioria das pessoas costuma ficar 7 dias, o que considero o mínimo para que você possa conhecer e curtir as melhores praias que a ilha oferece. 14 dias é excelente porque você consegue se conectar melhor com o destino e com a cultura.

Amei tanto a ilha que depois de um ano complicado e uma cirurgia resolvi descansar em Curaçao de dezembro a fevereiro e foi simplesmente maravilhoso. É um lugar que conquistou meu coração.

Como é a segurança em Curaçao

Pra quem vive no Brasil, onde não podemos pensar em andar com o celular na mão, Curaçao surpreende com a tranquilidade que é. Sempre falo que quando chego em um destino sozinha, procuro observar o que as mulheres locais fazem.

Vi muitas mulheres andando na rua a noite, sozinhas, com celular na mão e na maior tranquilidade. Pessoas paradas em seus carros, com vidros abertos e sem qualquer apreensão. A ilha é realmente calma nesse sentido e isso é uma coisa que cada vez mais importa na escolha dos meus destinos. Portanto, se você for viajar sozinha para Curaçao pode ir tranquila, mas claro que sempre temos que ter nossos cuidados.

E isso porquê, claro, coisas acontecem na ilha e temos sempre que ficar atentas. Por exemplo, não é recomendável que você deixe pertences nos carros estacionados nas praias, pois há relatos de quebra de vidros e furto.

Também há pontos de drogas em Otrobanda e Punda facilmente perceptíveis, mas tá longe de ser algo como no Rio. Pessoas podem te oferecer drogas, mas na maior calma e vida que segue.

Para ter esse clima tranquilo há que se considerar que é uma ilha que vive do turismo e tanto os locais, como o governo procuram manter a ilha segura.

Hospedagem em Curaçao

Nas minhas duas viagens a Curaçao fiquei em vários locais diferentes e fiz um post específico sobre onde acredito ser melhor ficar para quem vai viajar sozinha para Curaçao. Você pode ler no link abaixo:

Onde ficar em Curaçao viajando sozinha

Saint Tropez Boutique Hotel: conforto e charme em Curaçao

Elements Hotel & Shops Curaçao

Pietermaai Boutique Hotel em Curaçao

Brevemente já indico que as áreas que acho melhores e mais práticas para ficar são Otrobanda e Punda, pra quem está sem carro. E para quem está de carro, as opções se abrem enormemente e poderá se deslocar com mais facilidade.

Saint Tropez Boutique Hotel: conforto e charme em Curaçao

Aluguel de Carro

Qualquer site que fale sobre Curaçao vai dizer que o melhor é alugar um carro. E até acho que vale a pena mesmo, mas não é mais barato e nem mais confortável pra quem está viajando sozinha.

Na minha primeira viagem a Curaçao, não aluguei carro e fiz os passeios compartilhados pelas praias. Deu tudo certo e pude aproveitar bastante.

Nesse minha temporada de dois meses e meio na ilha, não tinha como não alugar. Por um mês aluguei um Jeep Renegade e foi perfeito para poder explorar praias com acesso mais complicado.

Já se você alugar um carro terá a liberdade de ficar quanto tempo quiser nas praias que mais gostou. Mas tem o outro lado: abastecer (lá é você mesma que abastece), estacionamento (nem sempre encontra no centrinho de Otrobanda e Punda), não poderá beber (se você seguir as leis) e ainda terá que se achar e baixar os mapas etc.

Como disse, na primeira semana, quando estava com a minha amiga Adriana, não alugamos carro e fizemos os passeios em grupo. Sim, a gente fica mais presa aos horários e ao itinerário proposto, além de poder encontrar pessoas chatas. Não foi o nosso caso, ao contrário, conhecemos pessoas ótimas, mas pode acontecer!

No video, abaixo, falo mais um pouco sobre a minha experiência e mostro as vantagens de alugar um carro.

Como funcionam os Postos de Gasolina em Curaçao

Em Curaçao não há frentistas, o que quer dizer que você mesma abastece o carro. Você chega no posto, estaciona o carro em uma bomba, observa o numero da mesma e se dirige ao caixa, dizendo a quantia que ira colocar. Depois disso, a atendenete vai liberar a bomba e você podera abastecer.

Importante dizer que a maioria dos postos de combustível que fui não aceitava cartão de crédito e, se você pagar em dólar cash, muito provavelmente receberá o troco em florins.

Gasolina FL 2,39 (moeda local) por litro = U$1.36 dólares (Jan 2024)

Rádios locais e legais pra você curtir em Curaçao

Quem vai alugar um carro pode escutar as rádios locais pra sentir a vibe musical da ilha. Indico as duas abaixo que achei exclentes.

  • HitRadio 91,5
  • 88RocKorsou 88,3

Dinheiro

A moeda em Curaçao é o Florim das Antilhas (ANG ou NAF). A taxa de câmbio do Florim é fixa em relação ao dólar dos EUA, portanto 1 USD = 1,80 ANG.

Não há casa de câmbio na ilha, por isso a melhor moeda para levar é o dólar. Cartões de créditos são amplamente aceitos. Avenue, Nomad e Wise são aceitos sem problema algum.

Em relação ao cartão Wise, que acho o melhor e mais em conta em taxas, ande com seu cartão físico, pois em alguns locais as máquinas ainda não possuem o sistema de aproximação e, dependendo da quantia, podem ser solicitados.

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Leve dinheiro em especie pra pagar pequenas despesas nas praias, nos postos de gasolina para abastecer e também em alguns passeios, que podem cobrar uma taxa de 5% de acréscimo, se usar o cartão como meio de pagamento.

Se você pagar em dólar, na maioria dos locais receberá troco em florins.

Caixas Eletrônicos em Curaçao onde você saca dólares

A maioria dos caixas eletrônicos em Curaçao oferecem o saque em florins, mas se você quiser sacar em dólares indico 3:

  • Ao lado do hotel Brion, em Otrobanda
  • Ao lado do hotel City Suites, em Punda
  • Na entrada do complexo Mambo Beach

A cada saque nos caixas eletrônicos com o cartão Wise você pagará uma taxa de U$ 6 (Jan 2024), independente da quantia. Portanto faça saques mais altos para não gastar tanto.

Energia

As tomadas fornecem energia 110-130 Volts a 50 Hz. O plugue de alimentação é o ‘Tipo A’ de dois pinos planos e paralelos, assim como os usados nos Estados Unidos.

Portanto, você precisará levar um adaptador universal para não ter problemas pra carregar seus equipamentos. Eu uso um bem simples, como o abaixo:

Você também encontra os adaptadores nos mercadinhos chamados de Toko e, se não me engano custavam 2 florins.

Como comprar energia em Curaçao

Em alguns alugueis de temporada e até mesmo em alguns hotéis oferecidos no Booking, você poderá encontrar algum valor extra pela energia. Isso porque a energia na ilha é cara e o ar condicionado imprescindível.

Na minha temporada de dois meses na ilha, no studio em que fiquei era oferecido uma quantidade X de energia. O que passasse disso eu deveria comprar a energia como se fosse uma recarga de celular. 1 Kwh custa ANG 1,52, o que dá U$ 0,86 (Jan2024).

Há uma maquininha na parede e cada local tem seu número que se chama Pagatino. Você compra a recarga de energia em qualquer mercadinho (Tokos) pela cidade e também em alguns postos de gasolina que possuem loja de conveniência.

Você receberá o recibo de compra onde tem um PIN que deverá ser inserido na máquina do imóvel. Imediatamente aparecerá o número de Kwh comprado.

O que não pode faltar na mala

Para garantir que você tenha uma estadia agradável e confortável em Curaçao veja algumas coisas que não devem faltar na sua mala:

Top Praias em Curaçao

Depois de morar na ilha por mais de dois meses é muito difícil escolher as melhores praias. Até porque não há nenhuma praia feia ou ruim em Curaçao e são mais de 30, dizem. Escrevi sobre 48 praias, acredite! Veja no post abaixo:

48 Praias de Curaçao para você explorar

Isso é bom e é ruim, porque você vai ter que escolher se tiver o roteiro mais apertado. Coloco abaixo, então, não as melhores, mas as mais procuradas e frequentadas pelos turistas e que, como disse, são lindas!

Coloquei abaixo apenas as fotos para você começar a se apaixonar. Para saber detalhes de cada uma delas, como preços, estrutura, etc, acesse o post específico das praias.

Klein Curacao – Ilha – Passeio de dia inteiro

Kenepa Grandi Praia Pública

Kalki – Praia Pública

Porto Marie – Praia Privada

Cas Abao – Praia Privada

Daaiboi – Praia Pública

Lagun – Praia Pública

⁨Playa Lagun⁩, ⁨Curacao⁩

Kokomo – Praia Privada

Sugestão de Roteiro 7 dias em Curacao

Dia 1 – Piskado, Jeremi, Kenepa Grandi e Chiquita

Dia 2 – Kalki e Cas Abou

Dia 3 – Lagun, Daaibooi, Port Marie

Dia 4 – Tour Otrobanda e Punda com arte de rua, Kura Holanda, letreiro Curaçao, compras, Ponte

Dia 5 – Klein Curaçao 

Dia 6 – Director/ Tugboat, Zanzibar e Kokomo (sugestão)

Dia 7 – repetir praias favoritas ou Shete Boka ou day pass em algum beach club

Curaçao combina com…

Se você quer combinar sua viagem a Curaçao com outros destinos, poderá usar o stopover da Copa Airlines para conhecer o Panamá e ainda aproveitar para explorar outros destinos, como os abaixo:

  • Bonaire
  • Aruba
  • Panamá
  • Colômbia

Na medida em que for escrevendo mais sobre a ilha, vou inserindo os links por aqui.

Espero que você tenha gostados das informações básicas para você organizar sua viagem sozinha para Curaçao. Se tiver alguma dúvida é só colocar nos comentários ou contratar a minha consultoria para montarmos uma viagem especial e do seu jeito para a ilha mais charmosa do Caribe.

Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Success message!
Warning message!
Error message!