6 razões paraconhecer a Amazonia a bordo do Iberostar | Viajante Solo

Existem diversas formas de você explorar parte da Amazônia (porque ela não se restringe ao estado do Amazonas) e, cada vez mais, vem surgindo novas opções para isso. Depois de visitar Manaus 8 vezes (muitas a trabalho), cheguei a conclusão que conhecer a Amazônia a bordo do Iberostar Grand Amazon tem muitas vantagens, dependendo é claro, do seu estilo de viagem.

Não, não ganhei nenhum centavo do Iberostar para escrever este post. É realmente a minha singela opinião, depois de ter vivido uma das melhores experiências da minha vida! Fiz os dois cruzeiros: Rio Negro e Solimões e nos artigos você poderá ter uma ideia da quantidade de experiências oferecidas.

Daí você me pergunta: posso ir a Manaus e fazer todos os passeios que o Iberostar oferece? Sim. Posso contratar uma agência e fazer bate e volta de todos estes passeios? Nem todos, devido a distância e o tempo de navegação. Talvez seja necessário ficar nos locais. Posso comer super bem em Manaus como no Iberostar? Sim, existem restaurantes maravilhosos na cidade. Então, porque que eu deveria fazer o Cruzeiro? Te explico e você tira as suas próprias conclusões.

Infraestrutura

Como já falei no Review do Iberostar Grand Amazon, o navio hotel é supercompleto e oferece: piscinas e jacuzzi, deck com mesas e cadeiras na sombrinha pra você relaxar, 2 bares, 2 restaurantes, biblioteca, mini-academia, enfermaria, loja, massagem, boate e cabines super confortáveis. Enfim, tudo o que você precisa pra realmente relaxar, lembrando que você estará navegando pelos rios sempre com vistas deslumbrantes e diferentes.

Iberostar Grand Amazon Infraestrutura | Viajante SoloConforto

O calor da região é algo que pode incomodar muitas pessoas e isso não vai mudar. Fui no “inverno” de Manaus e as temperaturas são realmente altas. A umidade faz você literalmente escorrer e se sentir desconfortável. A mistura repelente + protetor solar também não ajuda. Conhecer a Amazônia é passear ao ar livre, ter contato com a natureza, estar ao redor e dentro da floresta amazônica. Não tem ar condicionado, sinto informar. E o sol ou a chuva, por vezes, castigam. Mas garanto que vale muito a pena!

Iberostar Passeio Natureza-minNeste caso, estar embarcada no Ibero e pertinho dos locais a serem explorados é super vantagem. Você pega a lancha e rapidinho chega ao seu destino. Os passeios duram, aproximadamente 2 horas e, ao voltar, você já estará em um ambiente todo refrigerado.

Iberostar Passeio Vitoria Regia-minMeu ritual na volta dos passeios era ir direto pra cabine, tomar uma ducha e me refrescar. Depois abrir uma cerveja bem geladinha e sentar na varanda pra admirar a vista, sempre diferente e incrível. Depois subir para o deck onde sempre tem algum entretenimento com os superguias e open bar com drinks especiais, petiscos e muita conversa fiada com seus novos amigos.

Iberostar Novos Amigos | Viajante Solo
Luis e Líacia, de Belo Horizonte. O casal querido, divertido e animado que conheci no Cruzeiro 🙂

Aí está o conforto a que me refiro. Não tem a via crusis:  táxi >> passeio >> táxi >> hotel >> táxi >> almoço >> táxi >> passeio da tarde >>táxi >> hotel >> táxi >> jantar. Pra quem gosta de conforto como eu e quer ter um tempo pra relaxar durante a viagem, é uma experiência redondinha. Você não sai do clima, ao contrário, fica cada vez mais envolvido com o cenário e completamente conectado com a natureza a sua volta.

Segurança

O Iberostar é, obviamente, uma embarcação segura, vistoriada pelos órgãos competentes e segue padrões internacionais de segurança. Na primeira noite, antes do jantar, você tem um encontro rápido com todos os chefes de equipe e com o Comandante. Depois do brinde de boas vindas, há um vídeo com todas as instruções de segurança do navio (como nos aviões) e também é explicado o roteiro que faremos durante o cruzeiro.

Review Iberostar Grand Amazon, Manaus, Amazonas | Viajante SoloTodas as cabines possuem coletes salva-vidas que nunca tiveram que ser usados desde 2005, quando o navio entrou em operação. Eu não sou paranoica, mas sei que os rios por onde navegamos no Amazonas são relativamente perigosos pelo alto fluxo de barcos, e sempre observo estas questões de segurança em embarcações. Lembram do Bateau Mouche? Acho que não. Foi em 1988… rs

Outra questão que observei são as lanchas usadas para todos os passeios. O Ibero possui 6 lanchas super novinhas, limpinhas e com motores Suzuki estalando de novos. Como eu sei? Meu lugar preferido nos passeios é ao lado do piloto, no fundo da lancha….rs Em todos os passeios há a obrigatoriedade de permanecer com os coletes salva-vidas.

Iberostar Grand Amazon Lanchas | Viajante Solo

Quando fizemos o cruzeiro pelo Rio Negro que teve sua lotação máxima, via da minha varanda uma outra lancha sempre nos seguindo. Curiosa que sou, perguntei e me informaram ser uma lancha local e extra que acompanha o cruzeiro para suprir, caso tenham problemas com as lanchas próprias que viajam embarcadas no navio.

O navio conta com seguranças também que vistoriam todas as áreas do navio durante o dia e noite. Era a primeira a chegar ao deck todas as manhãs por volta das 5h30 para ver o sol nascer e ele estava lá a postos 🙂

Iberostar Nascer do Sol DEck | Viajante SoloGastronomia

O Iberostar trabalha em sistema all inclusive, ou seja, todas as refeições e bebidas (incluindo alcoólicas) estão dentro do valor do pacote. Ao contratar o pacote você já sabe exatamente seus gastos e tem tudo no mesmo ambiente.

Além das refeições principais, como café da manhã, almoço e jantar, há sempre opções de petiscos e lanches, antes do almoço.

Cruzeiro pelo Rio Negro Jantar | Viajante SoloO buffet é super completo e variado. Vai da cozinha internacional a cozinha regional.

Iberostar Cozinha Internacional | Viajante SoloVocê terá a oportunidade de experimentar e saborear os principais peixes de rio em receitas super saborosas, além pratos tradicionais da gastronomia local. Um dos que mais gosto é o Tacacá, um caldinho fino e bem temperado que leva camarões secos, tucupi (caldo amarelado) e jambu (erva amazônica que deixa seus lábios dormentes). Amo!

Iberostar Gastronomia Regional Tacacá | Viajante Solo

Também há opções saudáveis diariamente. Para você ter uma ideia, no café da manhã é oferecido suquinho verde, preparado na hora. Uma novidade super bem vinda, já que você vai ganhar uns quilinhos extras com tantas delícias à sua disposição.

Iberostar Suco Verde | Viajante SoloNo comando da cozinha estão os queridos e super atenciosos Hildemar Aly (Chef) e Alexandre Souza (Sous Chef). Digo atenciosos, porque estão sempre no salão garantindo o funcionamento de tudo e ainda atendendo as solicitações especiais dos hóspedes.

Iberostar Chef e SubChef Rest Kuarup | Viajante SoloSuper Guias

Aqui falo de um ponto muito importante, pois são os guias que farão você realmente mergulhar na experiência e fazer dela especial ou terrível. Eles estarão com você o tempo todo, em todos os passeios, nas palestras, nas brincadeiras no deck e circulando pelo navio.

Iberostar Guia André Albuquerque | Viajante Solo
André Albuquerque

Já os conheço há 3 anos por motivos profissionais e são realmente excelentes e muito bem preparados. Possuem um conhecimento vasto da floresta, da cultura local e a maioria deles é da região, portanto, não há conhecimento mais rico que esse vindo da vivência da terra.

Iberostar Guia Epifanio | Viajante Solo
Luis Epifânio

Cada um tem o seu estilo de explicar e isso é respeitado pelo Iberostar. Há um roteiro definido, mas quando você entra na lancha, quem vai escolher em qual igarapé adentrar, qual caminho fazer, onde parar e o que ver é a dupla piloto e guia.

Ibersoatr Guia Conrado Farias | Viajante Solo
Conrado Farias

Durante os passeios, eles enxergam coisas que terei que nascer de novo para conseguir ver de primeira. Nossos olhos não estão acostumados com a floresta. Têm a maior paciência para mostrar o óbvio. Vem ao seu lado e o ajuda a enxergar aquela preguiça que parece uma casinha de cupim ou aquela iguana que é verde tal qual as folhas das árvores.

Tudo o que você precisa saber para sua viagem à Manaus | Viajante Solo

Eu os chamo de super man: carregam malas, cantam e tocam instrumentos, fazem shows folclóricos, dão palestras e aula de hidro, caminham na selva, tiram fotos, fazem fogo que nem índio, sobem em palmeiras de açaí, pegam jacarés e estão sempre sorrindo e brincando.

Ibersotar Guias | Viajante Solo
Lau (na palmeira), Piro e parte da banda Sucavo de Cobra com Lau, Piro e André

Custo – Algumas considerações sobre a cidade

Manaus não é uma cidade barata e os passeios negociados diretamente no Porto podem virar um pesadelo. Tem que ter a manha para não negociar X e esse X virar 3Xs, porque, às vezes, o passeio é fechado por hora e acaba sempre passando do negociado. Pagamento à vista.

Os passeios fechados com as agências, como de praxe, dependem de um número mínimo de pessoas para acontecer. Quase sempre tenho sorte, mas já aconteceu de eu não conseguir fazer por estar sozinha. Os preços variam bastante de uma pra outra.

O transporte em táxi de um ponto a outro da cidade também não é barato e usar o transporte público, nem sempre é muito fácil.

Como orçamento, passeios (o que ver e fazer) e conforto passam por uma questão muito pessoal, variável e que envolve estilo de viagem, resolvi não colocar todos os valores que conheço, mas apenas os básicos para você ter uma ideia.

Minha sugestão aqui é que você coloque na ponta do lápis as diárias de hospedagem, as refeições, transporte diário e cada passeio que gostaria de fazer e some. Compare com o preço final do pacote do Iberostar que já vem com tudo incluído e com todas as vantagens acima. Você poderá fazer a sua avaliação e tirar as suas próprias conclusões se há ou não vantagens de conhecer a Amazônia a bordo do Iberostar 🙂

Valores aproximados para 1 pessoa em Junho de 2016

  • Hotel 4 estrelas Diária = R$ 318
  • Almoço = R$ 50
  • Jantar = R$ 60
  • Táxi Centro / Porto = R$ 15,00
  • Táxi Centro / Ponta Negra ou Marina do Davi – R$ 140,00
  • Táxi Aeroporto / Centro – R$ 75,00

O Viajante Solo fez este passeio à convite do Iberostar Grand Amazon, porém o texto é isento e reflete a minha experiência real e pessoal durante os dias do Cruzeiro.

Serviço

Iberostar Grand Amazon

Iberostar Grand Amazon Logo

Saída: segundas e sextas às 18h, do Porto de Manaus. Check in a partir de 15h.
Chegada: segundas e sextas, às 8h no Porto de Manaus.
Valores: a partir de R$860,00 por pessoa/noite (Solimões) e R$ R$1.118,00 por pessoa/noite (Rio Negro). Preços Jun 2016, com impostos inclusos. Consultar o site oficial, pois os preços variam de acordo com o tipo de cabine.
                                   All Inclusive: todas as refeições inclusas com bebidas alcoólicas,                                        passeios e atividades de entretenimento.
                                   Crianças: a partir de 8 anos

Compartilhar
Artigo anteriorCaminhada na Floresta Amazônica
Próximo artigoDocumentário: Amazônia Desconhecida

Cariúcha da gema, amante de um bom livro e de dias chuvosos. Descobriu faz um tempão que viajar sozinha é uma experiência incrível e que muda toda a perspectiva da vida! Agora, se denomina viajante solo por paixão e opção! Idealizadora da Solo Travel Week e do Programa Viajante Solo, seu objetivo é incentivar cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here