O Museu do Seringal é um dos programinhas clássicos para quem está em Manaus, pois você pode fazer tranquilamente um bate e volta, a partir da Marina do Davi. A duração do trajeto é de mais ou menos 25 minutos. Eu fiz a visita durante o Cruzeiro pelo Rio Negro no navio hotel Iberostar Grand Amazon.
O Museu fica na região do Tarumãzinho e foi inaugurado em 2002. É uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas e mostra a era de ouro do ciclo da borracha. Ele foi criado originalmente para servir de set de gravações do filme A Selva, dirigido por Leonel Vieira, que fala sobre a economia e a sociedade no início do século XX.
Nesta visita você vai compreender como era o modo de vida do homem do Seringal durante o Ciclo de Ouro da Borracha, passando por vários ambientes. Não esqueça de levar o repelente e passar protetor solar!
Confira as tarifas do Iberostar para o Cruzeiro pelo Rio Negro
Começamos pelo Barracão de Aviamento, onde encontramos até mesmo um livro original onde eram anotados as retiradas dos seringueiros. Eles tinham que produzir 50 kg de borracha por semana para poder trocar por alimentos e materiais de trabalho. Nem sempre eles conseguiam atingir a meta e acabavam endividados.
Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem
Passamos pela Casa do Barão onde encontramos objetos da época que eram trazidos da Europa para o meio da floresta. Imagina isso? As roupas eram mandadas pra lavar na Europa! Um luxo só! E um contraste tremendo entre a vida dos serigueiros e a dos barões da borracha.
Já reservou hotel para sua próxima viagem? Confira as melhores tarifas para sua estadia
A casa de banho destinadas as mulheres da família do barão tinha vista para o rio e teve uma cena muito comentada do filme A Selva, com a atriz Maitê Proença. Não vi, mas é sempre mencionada pelos guias. Hummmm curiosa
Confira os planos e compre um chip com internet 4G ilimitada para ficar conectada durante toda a viagem
Junto as seringueiras, aprendemos como é o processo de extração do látex (leite da seringueira). O seringueiro sangra a árvore e coloca uma coité (cuia) para recolher o líquido.
Depois o látex é levado até o Tapiri de defumação e colocado em um tacho. É aquecido no fogo até ficar endurecido e se transformar nas pelas (bolas de borracha), que podem chegar a 40 kg. Pegamos algumas e vou te contar que esse trabalho não tinha nada de fácil!
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
Depois desse processo, o seringueiro podia vender suas pelas ao Barão – que depois vendia ao mercado – ou podia trocar por alimentos, ferramentas, etc.
Pensando em ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
A visita não termina por aí não. Ainda fomos a Capela Nossa Senhora da Conceição, o Cemitério Cenográfico, a Casa do seringueiro, Estrebaria e Barracão. Mas não vou mostrar tudo, pois o post vai ficar enorme. E o mais importante é que a visita ao Museu do Seringal é super interessante, se você tem interesse em conhecer um pouco da história do Ciclo da Borracha, que fez de Manaus e região uma cidade extremamente próspera, tendo construído o Teatro Amazonas, que considero o mais lindo do Brasil!
Leia também os outros artigos sobre a Amazônia
O Viajante Solo fez este passeio à convite do Iberostar Grand Amazon, porém o texto é isento e reflete a minha experiência real e pessoal durante os dias do Cruzeiro.
Serviço
Saída: segundas e sextas às 18h, do Porto de Manaus. Check in a partir de 15h.
Chegada: segundas e sextas, às 8h no Porto de Manaus.
Valores: a partir de R$ 2.775,96, quarto casal (Atualizado Jul 2018). Consulte os valores na época da sua viagem, pois os preços variam de acordo com o tipo de cabine e passeio.
All Inclusive: todas as refeições inclusas com bebidas alcoólicas, passeios e atividades de entretenimento.
Crianças: somente a partir de 8 anos