viajar-sozinha-para-manaus

Manaus, capital do estado do Amazonas é um dos principais centros financeiros da região Norte e tem mais de 2 milhões de habitantes. Além de ser uma cidade histórica, é também uma cidade portuária bem no meio da maior floresta tropical do mundo! Mas como é viajar sozinha para Manaus? Eu te digo que é tranquilo, porém você deve ter alguns cuidados, como em qualquer lugar do mundo que listamos a seguir.

Centro Histórico

Reserve seu hotel em Manaus com condições especiais e cancelamento gratuito.

A maioria dos pontos de interesse estão concentradas no Centro Histórico da cidade e você pode fazer tudo a pé. Fiquei hospedada alguns dias no Centro e a recomendação que recebi do hotel – seguida a risca – é de não circular por lá a pé e sozinha, depois de 21 horas.Como as minhas atividades são quase sempre diurnas mesmo, não tive nenhum problema.

Pois bem, mesmo durante o dia, você precisa ficar atenta, porque como em qualquer cidade, você está no Centro e sempre há coisas acontecendo. Eu tinha acabado de chegar do passeio de ônibus turístico, estava atrás do teatro Amazonas e ouvi uns gritos. Batedor de carteira básico. Até aqui nada que não conhecemos, não é mesmo? Então, é só andar atenta e respeitando as regrinhas básicas de não andar sozinha a pé e à noite. É chato? Sim. Mas pegue um táxi e vá fazer o que tem que fazer. Nenhum drama.

Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem

Mercado e Passeios de Barco

O Mercado Adolfo Lisboa é uma das principais atrações da cidade e fica bem próximo ao Porto de Manaus. Zona portuária é um lugar que temos que ficar atentas sempre, mas andei por lá várias vezes e não vi nenhum problema. Evite andar pelas ruas com a câmera no pescoço. Dentro do Mercado está abarrotado de turistas e é super tranquilo.

Leia também >> Guia e Roteiro de Manaus para sua Viagem Solo

Quanto aos passeios de barco, minha sugestão é não negociar diretamente com os barqueiros no porto, por dois motivos: você estará sozinha e não os conhece e também porque existem muitos barcos que não obedecem os quesitos de segurança. É preferível pagar mais caro e fechar os passeios com alguma agência para estar em segurança.

Que tal alugar um carro? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras

Transporte

Infelizmente, Manaus não conta com Uber (até Jun 2016) e o transporte público não é lá muito fácil de entender. Optei em não me aventurar por questões de segurança (andando com câmeras, etc.) e apelei para táxi comum, motorista privado e táxi privado. Indico os nomes e telefones dos motoras de confiança no post Roteiro e Informações Práticas de Manaus.

Bairro da Compensa

Fique longe. É um dos lugares mais perigosos da cidade e você passa por lá a caminho da Praia da Ponta Negra. Não há nada para você fazer lá, mas não custa estar atenta no caminho para a Ponta Negra. Outros bairros são citados como violentos nesta matéria do Jornal A Crítica.

Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem

Outros Viajantes

Eu fiquei surpresa com a quantidade de viajantes solo que encontrei em Manaus. Confesso que não esperava. No passeio de ônibus turístico, conheci uma moça de Belém que estava na cidade a trabalho e que tinha aproveitado uns dias para conhecer melhor a cidade. Almoçamos juntas e depois fomos visitar o Palácio da Justiça.

Durante o Cruzeiro pelo Rio Negro, encontrei mais três solos: uma rapaz do Rio e duas moças: uma do Rio e outra de Campinas. Quando chegamos do Cruzeiro, passamos a tarde no flutante Abaré. Foi muito divertido.

Os manauaras

Os manos e as manas são extremamente gentis e carinhosos. A M O ! Você será muito bem recebido na cidade e sempre vai ter ótimas dicas e ajuda, quando precisar de informações. Ou, às vezes, vai ouvir: Rapaissss, não sei, ó! Em poucos minutos você já estará se sentindo muito à vontade com as pessoas de lá. São alegres e calorosas.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras  e escolha o melhor seguro viagem para você

Conclusão

Vá sem medo, apenas seja cautelosa. Eu super recomendo uma viagem a Amazônia, sozinha ou acompanhada, pois foi uma das melhores viagens da minha vida. Se você gosta de natureza, de paisagens deslumbrantes e dá valor ao que é nosso, não pode deixar de ir. Assista ao vídeo resumo da minha viagem e entenda o que estou falando!

Seguros Promo

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Valeu pelas dicas. E a floresta, você foi? Pensei em pegar uns 4 dias em Manaus e mais alguns dias em algum hotel na floresta, você acha necessário? Qto tempo é o ideal pra conhecer tudo, incluindo a floresta. Queria ver animais, índios, pescar, essas coisas todas.

    • Oi Suellen, tudo bem ? Fiz uma caminhada na Floresta sim, mas estava tudo dentro do pacote do Iberostar Grand Amazon. Acho a experiência em hotel na Floresta bárbara, mas preferi ficar no navio mesmo, com todo o conforto e todos os passeios que queria fazer inclusos. O navio tem dois roteiros de 3 e 4 noites ou vc pode fazer 1 semana direto, que foi o que fiz. Escrevi sobre tudo isso aqui >> https://viajantesolo.com.br/categorias/brasil/manaus
      Beijokas

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.