Manaus, capital do estado do Amazonas é um dos principais centros financeiros da região Norte e tem mais de 2 milhões de habitantes. Além de ser uma cidade histórica, é também uma cidade portuária bem no meio da maior floresta tropical do mundo! Mas como é viajar sozinha para Manaus? Eu te digo que é tranquilo, porém você deve ter alguns cuidados, como em qualquer lugar do mundo que listamos a seguir.
Centro Histórico
Reserve seu hotel em Manaus com condições especiais e cancelamento gratuito.
A maioria dos pontos de interesse estão concentradas no Centro Histórico da cidade e você pode fazer tudo a pé. Fiquei hospedada alguns dias no Centro e a recomendação que recebi do hotel – seguida a risca – é de não circular por lá a pé e sozinha, depois de 21 horas.Como as minhas atividades são quase sempre diurnas mesmo, não tive nenhum problema.
Pois bem, mesmo durante o dia, você precisa ficar atenta, porque como em qualquer cidade, você está no Centro e sempre há coisas acontecendo. Eu tinha acabado de chegar do passeio de ônibus turístico, estava atrás do teatro Amazonas e ouvi uns gritos. Batedor de carteira básico. Até aqui nada que não conhecemos, não é mesmo? Então, é só andar atenta e respeitando as regrinhas básicas de não andar sozinha a pé e à noite. É chato? Sim. Mas pegue um táxi e vá fazer o que tem que fazer. Nenhum drama.
Confira as de passagens aéreas para sua próxima viagem
Mercado e Passeios de Barco
O Mercado Adolfo Lisboa é uma das principais atrações da cidade e fica bem próximo ao Porto de Manaus. Zona portuária é um lugar que temos que ficar atentas sempre, mas andei por lá várias vezes e não vi nenhum problema. Evite andar pelas ruas com a câmera no pescoço. Dentro do Mercado está abarrotado de turistas e é super tranquilo.
Leia também >> Guia e Roteiro de Manaus para sua Viagem Solo
Quanto aos passeios de barco, minha sugestão é não negociar diretamente com os barqueiros no porto, por dois motivos: você estará sozinha e não os conhece e também porque existem muitos barcos que não obedecem os quesitos de segurança. É preferível pagar mais caro e fechar os passeios com alguma agência para estar em segurança.
Que tal ? Compare os melhores preços em mais de 100 locadoras
Transporte
Infelizmente, Manaus não conta com Uber (até Jun 2016) e o transporte público não é lá muito fácil de entender. Optei em não me aventurar por questões de segurança (andando com câmeras, etc.) e apelei para táxi comum, motorista privado e táxi privado. Indico os nomes e telefones dos motoras de confiança no post Roteiro e Informações Práticas de Manaus.
Bairro da Compensa
Fique longe. É um dos lugares mais perigosos da cidade e você passa por lá a caminho da Praia da Ponta Negra. Não há nada para você fazer lá, mas não custa estar atenta no caminho para a Ponta Negra. Outros bairros são citados como violentos nesta matéria do Jornal A Crítica.
Confira os planos para comprar um chip com internet 4G ilimitada e ficar conectada durante toda a viagem
Outros Viajantes
Eu fiquei surpresa com a quantidade de viajantes solo que encontrei em Manaus. Confesso que não esperava. No passeio de ônibus turístico, conheci uma moça de Belém que estava na cidade a trabalho e que tinha aproveitado uns dias para conhecer melhor a cidade. Almoçamos juntas e depois fomos visitar o Palácio da Justiça.
Durante o Cruzeiro pelo Rio Negro, encontrei mais três solos: uma rapaz do Rio e duas moças: uma do Rio e outra de Campinas. Quando chegamos do Cruzeiro, passamos a tarde no flutante Abaré. Foi muito divertido.
Os manauaras
Os manos e as manas são extremamente gentis e carinhosos. A M O ! Você será muito bem recebido na cidade e sempre vai ter ótimas dicas e ajuda, quando precisar de informações. Ou, às vezes, vai ouvir: Rapaissss, não sei, ó! Em poucos minutos você já estará se sentindo muito à vontade com as pessoas de lá. São alegres e calorosas.
Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você
Conclusão
Vá sem medo, apenas seja cautelosa. Eu super recomendo uma viagem a Amazônia, sozinha ou acompanhada, pois foi uma das melhores viagens da minha vida. Se você gosta de natureza, de paisagens deslumbrantes e dá valor ao que é nosso, não pode deixar de ir. Assista ao vídeo resumo da minha viagem e entenda o que estou falando!
7 comentários em “Viajar sozinha para Manaus é seguro?”
Boa tarde Denise,
O passeio de barco nos rios é perigoso? Ondas e etc? Ou o barco é tranquilo?
Desde já agradeço sua resposta.
Antonio
Ola Antonio, tudo bem? Super tranquilo e vc nem sente nada. Quase nao balanca e é super confortável. abs e boa viagem
Oii, como vai você? Adorei as dicas! E quem diria, em pleno 2020 (quase 2021), eu tomei a decisão de conhecer Manaus. Hoje em dia você me recomendaria os mesmos cuidados?
Olá Lilian, tudo bem ? Sim, os mesmos cuidados + os que precisamos agora em relação a higienização e distanciamento, certo? Tenho certeza que você vai amar! beijos e ótima viagem
Bom dia Lilian! Tudo bem?
Também irei para Manaus no próximo dia 30/12.
Você irá quando?
Olá!
Valeu pelas dicas. E a floresta, você foi? Pensei em pegar uns 4 dias em Manaus e mais alguns dias em algum hotel na floresta, você acha necessário? Qto tempo é o ideal pra conhecer tudo, incluindo a floresta. Queria ver animais, índios, pescar, essas coisas todas.
Oi Suellen, tudo bem ? Fiz uma caminhada na Floresta sim, mas estava tudo dentro do pacote do Iberostar Grand Amazon. Acho a experiência em hotel na Floresta bárbara, mas preferi ficar no navio mesmo, com todo o conforto e todos os passeios que queria fazer inclusos. O navio tem dois roteiros de 3 e 4 noites ou vc pode fazer 1 semana direto, que foi o que fiz. Escrevi sobre tudo isso aqui >> https://viajantesolo.com.br/categorias/brasil/manaus
Beijokas