A Viña Cousiño Macul está localizada na região metropolitana de Santiago, em Penalolen. Para chegar até lá por conta própria, basta pegar o metrô até a estação Quilin, Linha 4 Azul e de lá pegar um táxi por mais 5 minutos. Eu explico todos os detalhes neste post:
A Cousiño Macul foi fundada em 1858 por Matías Cousiño e seu nome deriva do sobrenome do fundador e do local onde foi construído o primeiro prédio, em Macul, no Valle del Maipo. Seria algo como: o prédio de Cousiño em Macul. Macul é uma palavra da língua quechua, usada pelos nativos antes do descobrimento da América, e quer dizer mão direita na tradução livre.
Hoje a vinícola é gerenciada pela sexta geração da família Cousiño e é a unica entre as estabelecidas no século XIX, que continua nas mãos dos descendentes diretos do fundador.
Já contratou sua internet para a viagem? Para quem viaja sozinha, ficar conectada durante a viagem é super importante não só pela parte prática, mas também por segurança. E nada melhor do que usar um e-sim, um chip virtual que pode ser contratado online e de fácil ativação. Veja aqui os planos e coberturas para a sua viagem!
Na equipe de enológos, Pascal Marty – formado na Universidade de Bordeaux, França – e responsável direto pelo lançamento do vinho premium Lota em comemoração aos 150 anos da vinícola; e Gabriel Mustakis – engenheiro agrônomo pela PUC do Chile, que já desevolveu grandes trabalhos em vinhedos e bodegas na Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos.
O passeio de bike nos vinhedos
Decidi fazer uma coisa um pouco diferente dos passeios tradicionais nas outras vinícolas e, com certeza, muito mais charmoso também: bike pelos vinhedos e com direito a degustação!
Claro que antes me certifiquei de que a dificuldade era fácil e realmente é, considerando que o terreno em todo o passeio é plano. São 4 km de pedalada e uma subidinha no final, mas nada grave. O passeio tem duração de 1h30 e inclui a degustação de 4 taças.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
As bikes estão em boas condições, possuem marcha e cestinha, o que facilita pra levar as tralhas. Eles te dão uma garrafa de água e também tem disponíveis os capacetes, caso você queira usar. O passeio custa $ 28.500 (Ago 2024) e pode ser reservado online no site da Cousino Macul.
A primeira parada é no sol com vista para as cordilheiras que, neste dia, não estavam tão visiveis por causa daquele “fog” típico de Santiago (aquela poluiçãozinha básica). Mas não tirou a beleza de maneira nenhuma!
Nesta época, você vai encontrar os vinhedos sem uvas e as parreiras ainda pequeninas, mas acho que vale a pena a visita de qualquer maneira, ainda mais de bike!
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Lyz, nossa guia da Bicicleta Verde começa as suas explicações que não vou contar, porque o passeio perderia a graça pra vocês. O importante é reforçar que o passeio é muito legal e divertido!
Queria falar uma coisinha só… ela explica o porquê do Chile ser tão rigoroso na entrada do país: eles não tem nenhum tipo de praga nas plantações! Uau!!!
Mais umas pedaladas com a brisa batendo e um sol brilhante deixando tudo mais colorido e chegamos na segunda parada: sombrinha! Ufa!
Olha a vista para a cidade! Lindo Demais!!!!
E o momento tão esperado do dia: a degustação em meio aos vinhedos. Confesso que não lembro o nome do vinho! rs rs Mas lembro – mentira foi o Google – dos 4 S da degustação: See (Ver), Swirl (girar o vinho no copo fazendo um redemoinho), Smell (Cheirar) e Sip (Sorver). Eu acrescentaria o quinto S de Sleep (Dormir), porque bateu um soninho bem bom…
Um tempinho para fotos e relax e, hora de voltar. Ui…..
Pedala…pedala… Cadê a brisa? Ok, você consegue! Eu consegui! O difícil na volta é aquela subidinha que falei que é relax … com um tiquinho de vinho na cabeça e o sol batendo forte na moela, já viu, né? Tenho uma dica! Desce da bike, que nem eu fiz, e sobe empurrando até a parte plana. Fui a precursora do grupo, mas não a única a fazer isso, viu? he he OK, atletas, podem rir de mim!
O tour na Viña Cousiño Macul
O passeio no interior da vinícola é bem rápido. Você vai conhecer os tanques de armazenamento e depois visitar as bodegas subterrâneas. Não vou dizer que é chato, mas depois do passeio de bike fica meio simples demais… rs. Você vai conhecer todo o processo de preparação do vinho em uma tour que dura, aproximadamente, 25 minutos e que encerra na loja com o restante da degustação.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Além do vinho branco degustado nos vinhedos, ainda foram servidos mais três vinhos: Finis Terrae, Isidora Rosé e Antiguas Reservas. Todos excelentes e com preços que cabem no bolso.
O super vinho premium deles é o Lota que custa, aqui no Brasil, uns 400 reais (!!!) a garrafa… Como não estava focada em compras, peço desculpas, mas não me lembro o preço de lá, com certeza, bem mais em conta!
Viña del Mar: Reloj de Flores, a parada obrigatória da cidade jardim
O que você não pode esquecer
O grau de dificuldade do passeio de bike é fácil, porém considere, caso vá em Outubro como eu, que estará calor, que Santiago é SECO, que o sol é bem forte e que o horário dessa tour é 11 da manhã! Passe protetor solar, use roupas leves e óculos escuros. Beba bastante água!
People, foi o passeio mais legal que eu fiz em Santiago! Vale muito a pena! Não consigo imaginar este passeio sem a bike nos vinhedos, pois fica extremamente sem graça! Ainda mais na época em que as parreiras estão pequenas e que você não tera a oportunidade de ver a colheita e o manuseio das uvas. Mesmo se você não estiver na melhor forma dos mundos, vai na fé, que você consegue! Como falei é super tranquilo!
19 comentários em “Viña Cousiño Macul: um passeio de bike pelos vinhedos”
Boa noite, Denise! Vamos visitar a Viña Cousino Macul em Agosto (inverno). Acha que seria legal fazer o tour de bike??
Oi Ricardo, tudo bem ? O melhor é você perguntar diretamente a empresa La Bicicleta Verde até para saber se o tour acontece no inverno, quais temperaturas vocês vão enfrentar e como estarão os vinhedos 😉 Abs
Pingback: Santiago: Uma visita à Vinícola Cousino Macul
Menina, achei incrível esse passeio.
Bike + Vinho!!! Delicioso.
Vou começar a treinar a Amanda na pedalada só para fazer esse tour. 🙂
hahahahaha quero ver a Amanda pedalando! Ela vai querer ficar bebendo vinho, enquanto vc pedala! rs beijos
Que delícia de passeio, lindíssimo, vontade de ir agora!!!!!
Dea Querida, Uma delícia e vc ia curtir muito que eu sei 🙂 Beijokas
Amei, passeio bem a minha cara: bike + vinho! Te vi carregando a bike na volta (risos!).
Quando fui à Santiago, visitei a Vinícola Casablanca, com almoço. Foi uma proposta diferente, mas bem legal também! bjs
Eu ainda vou editar esse vídeo! haha Foi divertido, porque não tinha como prender a Go Pro então tem imagens muito loucas e eu carregando a bike! rs beijos
Que delícia esse passeio. Já gosto muito de passeios de bike, ainda mais nesse cenário lindo! Superobrigada pela dica!
Agora, sério mesmo, que o Chile não tem nenhuma praga nas plantações??? UAU!!!
Pois é Pam, foi o que falaram! Super controle! Obrigada pela visita! Beijos
Socorro, que passeio mais maravilhoso é esse?
Mês que vem vou ao Chile e com certeza quero passear por lá! Amo passeios de bike.
Beijos
Vai gostar, Dani! Eu amei! Beijokas
Que vista pra cidade hein??? Legal ver relatos de visitas a vinícolas em Santiago sem ser a Concha y Toro rs.
Eu fui na Concha tbm, mas este passeio, sem dúvida, foi o que mais gostei! Beijos
Adorei o post! Vou fazer este passeio com certeza!!!
Me diverti horrores! Eu ainda não editei o vídeo que tá engraçado porque não tinha os acessórios pra Go Pro e a câmera caiu várias vezes….rs Não esquece de passar protetor solar! Eu fiquei um camarão…rs depois me conta! beijos
Pingback: Planejando a viagem para Santiago do Chile – O mundo aos meus pés
Obrigada ! beijos