Ottawa é a capital do Canadá, quarta maior cidade do país e fica no estado de Ontário, distante apenas duas horas de Montreal (mais ou menos 200 km). Como o Ricardo Freire mesmo fala, às vezes, o ideal é eleger uma cidade base e depois fazer um bate e volta nas cidades vizinhas. Isso evita todo o stress de fazer check in, abrir mala, fechar mala, check out e tal. Foi o que fizemos. Desta vez, tive a companhia do meu querido amigo canadense, Ludo.
Alugamos um carro por 60 dólares (CAD) na Discount Car e partimos cedinho pela manhã – nem tanto, afinal meu amigo é músico.
A estrada é super boa, igualzinha as nossas… #SQN. Uma pena foi o tempo, pois no meio da estrada, já começamos a pegar chuva. Mas fazer o quê? Aproveitar de qualquer maneira, é claro!
O motivo principal de ir até Ottawa, além de ser pertinho, era o The Canadian Tulip Festival – Festival Canadense de Tulipas, que terminava justamente naquele dia! Eu sou uma amante de tulipas e o que estava menos preocupada era em entrar em museus e tal. Queria porque queria, conhecer rapidamente a cidade e me esbaldar nos jardins de tulipas. Mas, não foi bem assim….
Ottawa é uma cidade moderna e pequena o suficiente para ser gostoso desvendar a pé e tem aproximadamente 1 milhão e 200 mil habitantes. Não é nada difícil se localizar, pois tudo é pertinho. É considerada a terceira cidade mais limpa do mundo e a segunda em qualidade de vida no Canadá. (Fonte: Wikipedia)
Infelizmente a chuva caiu pesada e o frio fez com que eu batesse os dentinhos, além de termos – acreditem! – nos perdido um pouquinho em busca das tulipas.
Passeamos por toda a cidade de carro passando pela National Gallery of Canada. Um prédio belíssimo, sendo reformado nesta época! Do lado de fora, você se depara com a escultura de uma aranha em bronze com 9 metros de altura. Chama-se Maman e foi esculpida por Louise Bourgeois.
No acervo da galeria você encontra obras dos artistas Andy Warhol, Marc Chagall, Henri Matisse, Claude Monet, Van Gogh, Picasso, Salvador Dalí, entre outros. Vale a pena ou não?
Como ir de Montreal a Niagara Falls de trem
Rodamos a cidade toda para descobrirmos onde estava o tal de festival de tulipas e, somente no final, com meu querido e amado Foursquare em punho, descobrimos que eram vários canteiros espalhados em pontos pela cidade, entre eles os do Parlamento onde já havíamos passado dezenas de vezes. Hora, então, de enfrentar o frio e andar pelos jardins em busca das tulipas.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
Continuando nossa jornada fomos ao ponto central de Ottawa: o Parliament of Canada, sede do governo Canadense composto por três grandiosos prédios localizado nas margens do Rio Ottawa.
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Depois nos divertimos a beça com um “guarda” que fez questão de oferecer seus préstimos fotográficos.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
Uma caminhadinha até o ByWard Market onde a cidade começou em 1826 é obrigatória. O mercado é um dos locais mais frequentados pelos turistas e você encontra de tudo um pouco. Locais para compras, diversão, artes e muitos restaurantes.
Dá uma olhadinha nesse vídeo pra entender o que estou falando.
Nossa opção pra esquentar e fechar a tarde antes de pegarmos a estrada de volta a Montreal, foi um almoço/janta no Royal Thai. Como não tirei fotos, você pode checar as dicas e fotos aqui.
Bem, o dia não tava nem um pouco convidativo para muitas explorações, mas acho que conseguimos nos divertir. A chuva e o vento frio foram incessantes, o que nos levou a pegar a estrada mais cedo rumo a Montreal. Mas valeu muito a visita! Quem sabe na próxima ida ao Canadá eu não faça outro bate e volta e, desta vez, com sol? Bom, o dia não foi lá estas coisas, já tive melhores, mas aqui na Viajoteca você vai encontrar as dicas para Um dia perfeito em Ottawa.