fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaDocumentosComo obter o Certificado de Vacinação COVID-19

Como obter o Certificado de Vacinação COVID-19

O Certificado Nacional de Vacinação é o documento que comprova a imunização completa contra a Covid-19 e vem sendo aceito por diversos países que abriram suas fronteiras para o turismo internacional.

Planner Viajante Solo

Em tempos de pandemia Covid-19, mais um Certificado, entra na nossa lista de documentos de viagem: o Certificado de Vacinação COVID-19.

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 prova que fomos imunizados com o ciclo vacinal completo (duas doses ou uma, a depender da vacina) contra a Covid-19. Apesar de não haver um acordo internacional, muitos países que abriram suas fronteiras para o turismo, tem aceitado o Certificado de Vacinação COVID-19 como a comprovação vacinal.

Leia também

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)

Como obter o Passaporte Sanitário Francês

PB4 / CDAM, assistência médica em Portugal

Um dos exemplos é a França, que abriu as fronteiras para os brasileiros vacinados e vem exigindo dos turistas o Passaporte Sanitário (Passe Sanitaire) para livre circulação em bares, cafés e atrações turísticas pelo país. Para a obtenção do Passe Sanitário Francês é preciso apresentar o Certificado de Vacinação Covid-19.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está disponível para todos os cidadãos brasileiros que tenham concluído o seu ciclo vacinal contra a Covid-19.

Como obter o Certificado de Vacinação Covid-19

Veja abaixo as etapas a seguir pra obtenção do Certificado de Vacinação Covid-19

1. Cadastro no ConecteSus Cidadão

O Certificado de Vacinação Covid-19 é emitido pelo aplicativo ConecteSUS Cidadão, aplicativo oficial do Ministério da Saúde, onde você acompanha todos os seus procedimentos clínicos.

Baixar ConectSUS IOS

Baixar ConectSUS Android

Planner Viajante Solo

Além do Certificado de Vacinação, você tem acesso aos testes de Covid, por exemplo, doações de sangue e muitas outras informações relacionadas ao seu histórico com o SUS.

ConecteSUS Tela Exames
Tela dos Exames >> mostra todos os que fiz em função do Covid.

2. Verificar o registro da vacinação no sistema

A Unidade de Saúde ou o Centro de Imunização onde você realizou a aplicação da vacina é responsável por enviar os dados para o Sistema de Informação do Ministério da Saúde.

No meu caso, a primeira dose de vacina não havia sido registrada no sistema e, com isso, não conseguiria comprovar o meu ciclo completo de vacinação.

Entrei em contato pelo telefone 156 e recebi o número whatsapp da Secretaria de Saúde de Porto Alegre pra onde mandei cópia da carteira de vacinação e CPF.

Minha vacina foi inserida no sistema algumas horas depois no mesmo dia da solicitação. Uma maravilha, não?

Então, caso aconteça isso com você também, entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade pra resolver esta questão. Espero que seja tão rápido quanto foi a minha solicitação.

3. Emissão da Careira de Vacinação Digital

A Carteira de Vacinação Digital é a cópia do cartão de vacinação que você recebeu na Unidade de Saúde.

É muito fácil e rápido emiti-la. Dentro do aplicativo ConecteSus, clique em Vacinas e depois em Carteira de Vacinação Digital.

Certificado Vacinação Covid-19 - Conectsus

Pronto. Sua Carteira de Vacinação está pronta. No canto superior direito, há um botão para você salvar o documento no formato PDF. Assim você poderá ter uma cópia impressa, além da digital.

Carteira de Vacinação Covid

Emissão do Certificado Vacinação Covid-19

Para emitir o Certificado de vacinação Covid, você deve:

  1. clicar em Vacinas
  2. clicar sobre as doses de vacina.

Outra tela se abrirá e você terá a opção de escolher o idioma do seu Certificado de Vacinação: português, inglês ou espanhol, conforme imagem abaixo.

Imagem Gentilmente cedida pelo meu amigo Jorge Fortunato

Validade do Certificado

Por enquanto, o Certificado de Vacinação Covid-19 tem a validade de 12 meses. Claro que precisaremos estar sempre verificando atualizações, pois as regras tem mudado em função de novas vacinas e doses de reforço.

Autenticação do documento

O Certificado de Vacinação Covid-19 pode ser autenticado por meio da leitura do código QR ou por meio do código de 16 dígitos, ambos informados no documento.

A autenticação do documento também poderá ser realizada pelo leitor de código QR do próprio aplicativo no celular, usando a câmera ou pelo site Valida Certidão.

Assista aos dois vídeos para ver como fazer

Informações Oficiais

Para obter informações oficiais e atualizadas sobre o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, você pode entrar no site do Governo Brasileiro.

Não esqueça de checar as informações atualizadas antes da sua viagem pra ver se não houve qualquer mudança nas regras.

Planner Viajante Solo