É fato que quanto mais vantagem nós temos para viajar, mais viagens queremos fazer… E viajar sozinha de avião pode ser cada vez mais vantajoso se você entender como funcionam as alianças aéreas.
Aliás, não só a vantagem financeira. Quando usufruímos das cortesias e serviços que essas empresas oferecem, temos mais conforto, mais opções na hora de comprar passagem aérea, mais pontuações nos programas de milhas, enfim, vários outros pontos positivos. Fique comigo para saber como funcionam as alianças aéreas e quais são as vantagens para as suas viagens.
O que são alianças aéreas
Em síntese, uma aliança aérea é uma parceria entre duas ou mais companhias, que fazem, normalmente, acordos codeshare e interline entre seus voos e programas de fidelidade.
Dessa forma, com a parceria as companhias operam em rotas e países que suas aeronaves não estão presentes e vendem passagens aéreas para esses destinos, o que facilita o processo tanto para as empresas, quanto para os passageiros.
Sendo assim, o objetivo principal é fazer com que os passageiros que voam com maior frequência tenham acesso a mais destinos, com conforto e conveniência.
Como funcionam as alianças aéreas
Suponhamos que você vá viajar para a França, porém, a companhia aérea que você tem mais confiabilidade não tem voos para esse destino. Fazendo parte de uma das alianças aéreas, essa companhia pode emitir a passagem para você em uma outra companhia.
Aliás, as alianças aéreas possuem programas de fidelidade que permitem que seus passageiros mais frequentes tenham cortesias ao subir no nível das categorias.
Assim, uma companhia aérea pode oferecer um serviço PRÁTICO aos seus clientes, facilitando a compra de passagens e usando somente uma plataforma de programa de fidelidade. Além da praticidade, os passageiros podem subir o seu status com uma companhia aérea através da soma de pontos acumulados numa mesma plataforma.
Leia mais:
Passagem aérea e seguro viagem: dicas importantes pra sua viagem
Onde encontrar passagens aéreas em promoção
Stopover: 2 destinos pelo preço de 1
Quais são as vantagens para os passageiros?
Dentre as principais vantagens das alianças aéreas, eu poderia citar:
- Compartilhamento de rotas;
- Acesso a lounges;
- Acordos entre seus programas de fidelidade;
- Prioridade no check-in;
- Bagagem prioritária na esteira de desembarque;
- Embarque prioritário;
- Bagagem extra em algumas companhias.
Além disso, quanto maior é a pontuação em um programa de fidelidade, mais rápido é o progresso no sistema de categorias das alianças aéreas.
Lembrando que não é possível transferir os pontos de uma companhia aérea para a outra. Sendo assim, ao realizar o check-in no aeroporto, sugiro que informe de qual programa de fidelidade você faz parte para acumular pontos em um único sistema e, posteriormente, poder trocá-los em passagens.
Quais são as principais alianças aéreas
Há várias alianças aéreas, mas as três principais são: Oneworld, SkyTeam e Star Alliance. Essas empresas agrupam a maior parte das companhias aéreas do mundo.
Oneworld
A Oneworld é a menor entre as três alianças aéreas: está presente em 161 países. Seus programas de fidelidade são Oneworld Ruby, Oneworld Sapphire e Oneworld Emerald, cujos benefícios variam de um para outro, mas incluem acesso às salas VIP, embarque e check-in preferencial, bagagem adicional, entre outros.
SkyTeam
Skyteam é a segunda maior e atende 177 países e mais de 1.000 destinos pelo mundo. Seus programas de fidelidade são o Elite e o Elite Plus, que, de acordo com a pontuação de cada passageiro, oferece benefícios como prioridade no check-in, adição de bagagem extra, assentos prioritários, etc.
Star Alliance
A Star Alliance é primeira e maior aliança aérea do mundo atende mais de 1.300 destinos em 192 países. Nela há duas categorias premium de programa de fidelidade, que são Silver e Gold, sendo a última a categoria mais elevada, com os seguintes benefícios: prioridade no check-in, prioridade com a bagagem, acesso a lounges nos aeroportos, prioridade nas reservas de assentos, entre outros.
Enfim, se você costuma viajar com frequência, procure se informar sobre as companhias que fazem parte dessas alianças aéreas para desfrutar desses benefícios.