fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeUruguaiTax Free no Uruguai e demais incentivos aos turistas

Tax Free no Uruguai e demais incentivos aos turistas

O Uruguai oferece uma série de incentivos aos turistas não residentes. Confira como funciona a tax free, a devoluçaõ de IVA e demais benefícios.

Planner Viajante Solo

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

Uruguai é um destino super interessante pra conhecer sozinha e recomendo até como um primeiro destino internacional solo. Apesar de não ser um destino super barato, o país oferece uma série de incentivos aos turistas estrangeiros. O Tax Free no Uruguai é o mais interessante, mas também há o IVA zero em hotéis, a devolução de IVA no consumo de alimentos e bebidas, assim como desconto na locação de veículos e combustível.

Nada mal, não? Mas vamos ver como funcionam esses benefícios? Eles tem regras e alguns validade.

Tax Free no Uruguai

Começo com o Tax Free, que a maioria das pessoas já conhece. A Tax Free na Europa é uma prática comum e acontece quando compramos determinados artigos e, antes de deixarmos o país, podemos reaver parte do imposto pago.

O Tax Free no Uruguai não é diferente. Temos direito a devolução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) incluído nas compras de: artigos de couro, vestuário, malhas de tricô, souvenirs, alimentos e bebidas e artesanato.

Por exemplo, eu fiz a compra de várias malhas Burma durante a minha viagem por Montevideo e pude reaver o imposto de forma fácil e rápida.

Recibo de Reembolso Aprovado

Quem pode solicitar o Tax Free no Uruguai?

  • quem fez compras acima de 600 UYU (pesos uruguaios);
  • estrangeiros não residentes no Uruguai;
  • os produtos devem ser pra consumo fora do Uruguai.

Como solicitar o Tax Free?

Antes de efetuar a compra, você deve verificar se o estabelecimento está cadastrado no sistema. Você pode identificar as lojas cadastradas, quando elas possuem um selo da Global Blue.

Após a compra o vendedor deverá preencher o Formulário Tax Free com seus dados. Atenção aqui para que os dados estejam corretos pra não haver nenhum problema na hora da devolução do imposto.

Planner Viajante Solo

Você pode pagar as compras com cartão de crédito ou dinheiro. No caso de usar cartão de crédito, o portador deverá ser pessoa física e o cartão emitido no exterior.

Guarde o formulário, assim como a nota fiscal e os comprovantes do pagamento com cartão de crédito.

Onde solicitar o Tax Free no Uruguai?

Você poderá apresentar a documentação nos postos de fronteiras abaixo no momento de deixar o Uruguai.

  • Aeroporto Internacional de Carrasco;
  • Aeroporto de Laguna del Sauce;
  • Porto de Montevideo;
  • Porto de Colônia del Sacramento;
  • Terminal de chegadas de Cruzeiros em Punta del Este;
  • Ponte Salto-Concordia;
  • Ponte Paysandú-Colón;
  • Ponte Fray Bentos-Puerto Unzué e Chuy

Os documentos a serem apresentados ao fiscal da aduana são: passaporte ou RG, notas fiscais das compras e os respectivos formulários Tax Free (Global Blue).

Os fiscais aprovarão ou não a documentação e você deverá fornecer o número do cartão de credito para a devolução do imposto. A devolução é feita somente por cartão de crédito.

O reembolso feito no cartão de crédito leva de 5 a 10 dias úteis. Você não pode usar cartão de crédito pré-pago e nem cartão de débito para a devolução do imposto.

Veja Como Solicitar o Tax Free no Uruguai na máquina

Outros benefícios para o turismo

IVA Zero na hospedagem

Não há cobrança do IVA nas hospedagens pra estrangeiros não residentes.

Devolução de IVA em serviços de alimentos e bebidas

Você receberá a devolução do IVA quando consumir alimentos e bebidas em restaurantes, bares, cantinas, pastelarias, cafetarias, casas de chá e similares, ou ainda em hotéis, motéis, apart hotéis, hotéis de campo, quintas turísticas, casas e pousadas de camping, desde que os serviços não integrem o conceito de hospedagem.

Utilizando o cartão visa, você consegue checar o desconto no seu comprovante de pagamento do cartão. Veja na imagem abaixo onde está escrito Ley 17934, que determina o desconto.

Comprovantes com desconto de IVA

De acordo com o Ministério do Turismo este reembolso tem a validade até 30 de setembro de 2022. Consulte o site do Ministério na época da sua viagem pra ver se sofreu alguma atualização.

Reembolso de IVA na locação de veículos

Você recebe desconto na locação de veículo desde que não tenha um motorista e o desconto é apenas para estrangeiros não residentes.

Este reembolso também tem a validade até 30 de setembro de 2022. Consulte o site do Ministério na época da sua viagem pra ver se sofreu alguma atualização

Desconto de 10,5% no aluguel de imóvel para fins turísticos

Devolução de 10,5% do valor bruto do aluguel do imóvel para fins turísticos, desde que a locação seja feita em imobiliárias e residentes no Uruguai.

Este desconto também tem a validade até 30 de setembro de 2022. Consulte o site do Ministério na época da sua viagem pra ver se sofreu alguma atualização.

Bom, estes são os descontos oferecidos até o momento pelo governo uruguaio. E, se você gosta de fazer umas comprinhas, não deixe de aproveitar o Tax Free no Uruguai. Este desconto não tem validade definida. Espero que esses benefícios aos turistas tenham te deixado animada pra conhecer o país em voo solo.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo