Como visitar o Santuário de Fátima em Portugal

Como visitar o Santuário de Fátima em Portugal

Inclua em seu roteiro visitar o Santuário de Fátima, um local mágico por sua história.

Como você já sabe, viajar para Portugal sempre é incrível. A pouco mais de 100 quilômetros de Lisboa, é possível visitar o Santuário de Fátima, um dos destinos religiosos mais procurados em todo o mundo.

Para os católicos, que, inclusive, são predominantes em Portugal, Nossa Senhora tem uma representação singular devido às aparições feitas aos três pastorinhos no ano de 1917. Em uma dessas aparições, Nossa Senhora pede a construção uma igreja seja em sua honra, para que os fiéis possam orar na busca pelo perdão. 

Assim sendo, o local onde está o Santuário, a Capelinha das Aparições e a Casa dos Pastorinhos, são importantes pontos turísticos na cidade de Fátima.

A construção do Santuário data 1928 e este conta com uma capacidade para mais de seiscentas mil pessoas, já que muitos turistas que estão a viajar por Portugal vão até o local.

Além disso, sua arquitetura revivalista magnífica, conta com detalhes que preservam a história do local, bem como apresenta características conservadoras, que resgatam as tradições de povos antigos.

Enfim, continue lendo e saiba tudo o que você precisa para visitar o Santuário de Fátima, em Portugal.

Leia mais:

Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal

Viajar Sozinha para Lisboa

Onde ficar em Lisboa viajando sozinha

Tax free em Portugal: como funciona e como solicitar

Como chegar ao Santuário de Fátima

Primeiramente, saiba que o país é relativamente pequeno, então viajar para Portugal sempre é bem tranquilo, já que os destinos mais procurados estão pertinho da capital.

Partindo de Lisboa para visitar o Santuário de Fátima, a viagem tem, aproximadamente, 128 quilômetros. Para tanto, é possível fazer o trajeto de carro ou de ônibus.

Os ônibus partem da rodoviária Sete Rios ou Oriente e viagem dura em torno de uma hora e meia. A empresa Rede Expressos faz o trajeto com ônibus que começam a rodar a partir de 6h30 da manhã. Preços variam de 10 a 15 Є (Novembro 2022)

Dessa forma, você pode fazer um bate e volta até a cidade de Fátima e ainda conhecer os principais pontos turísticos.

Quando visitar o Santuário de Fátima

As datas com maior número de visitantes são 13 de maio e 13 de outubro, dias que correspondem à primeira e à última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.

No entanto, se você pretende ir para Portugal numa época mais tranquila, o ideal é que aproveite as estações com temperaturas amenas, como a primavera, entre março e junho, ou no outono, entre outubro e dezembro.

O que é preciso para visitar o Santuário de Fátima

Para visitar o Santuário de Fátima nenhum valor é cobrado. Sendo assim, também não é necessário fazer reserva com antecedência.

Uma dica para este passeio é: quanto mais cedo você chega, mais tempo tem para conhecer o Santuário e também os outros pontos que encantam por sua história e beleza. Lembre-se que o lugar é sempre cheio.

O local é bastante grande, portanto, é bom usar sapatos confortáveis pra que a sua visita seja tranquila. Água e protetor solar são indicados também, dependendo da estação que você for.

O que ver em Fátima

Veja abaixo o que ver no Santuário de Fátima.

Capelinha das Aparições

A Capelinha das Aparições, em Fátima, marca o local exato das aparições de Nossa Senhora. Sua construção foi feita em 1919 e, atualmente, a Capelinha fica dentro do Santuário de Fátima.

Na época, a Irmã Lúcia, um dos três pastorinhos, indicou que ali deveria ser colocada uma imagem de Nossa Senhora. Então, em 1920, ela foi esculpida em madeira e exposta na Capelinha, que hoje fica num espaço reservado, em frete à capela.

Além disso, ao redor da capela está um espaço para que os fiéis possam contemplá-la e viver um momento de reflexão.

Casa dos Pastorinhos

A apenas 2 quilômetros do Santuário de Fátima, estão as casas de Jacinta e Francisco, que eram irmãos e também a casa de Lúcia. Os três sempre se reuniam nas sombras das figueiras da casa de Lúcia, que ofereceu a propriedade voluntariamente ao Santuário, no final da década de 1980.

Com aspectos e características muito simples, as casas preservam até hoje objetos que foram usados pelos pastorinhos.

A Casa dos Pastorinhos fica aberta para visitas de 09h às 18h nos meses de inverno e de 09h às 19h no período de verão. Em datas especiais, como 11 a 13 de maio, 10 de junho e 12 e 13 de outubro, as visitas podem ser feitas entre 08h e 20:30h.

O valor dos bilhetes para visitar a Casa é de €6 euros para adultos e €3,50 euros para crianças de até 12 anos.

Via Sacra de Valinhos

A Via Sacra de Valinhos, em Fátima, é também conhecida como Caminho dos Pastorinhos. Esse percurso leva os visitantes num caminho onde há 14 capelas, que são chamadas de estações e representam a Paixão de Cristo. O caminho liga Aljustrel até Cova da Iria, um trajeto feito pelos três pastorinhos para fazer o pastoreio dos rebanhos.

Aliás, um local de extrema importância, que é um dos pontos mais significativos da Via Sacra, é a Loca do Anjo, local onde o “Anjo da Paz” fez sua primeira aparição aos pastorinhos.

Enfim, O destino e a 15ª estação são o Calvário Húngaro e a Capela de Santo Estêvão, local que representa a ressurreição de Jesus.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

Se você vai viajar para Portugal, saiba que uma das construções mais impressionantes de Fátima é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que preserva características do neobarroco.

Este é o local onde foram enterrados os irmãos Jacinta e Francisco, que morreram precocemente ainda na infância e são, atualmente, considerados santos pela igreja católica. Hoje há celebrações de missas diariamente na basílica às 07:30h.

Basílica da Santíssima Trindade

A Basílica da Santíssima Trindade é uma das construções mais recentes e modernas de Fátima. Seu objetivo é acolher mais fiéis e peregrinos, já que a Basílica de Nossa Senhora do Rosário já não suportava mais o número de visitantes.

Ainda, há próximo à Basílica, em uma área subterrânea, um local com várias capelas e exposições de Nossa Senhora para que os visitantes possam orar e também conhecer mais sobre a história local. Ao viajar para Portugal, você vai encontrar muitas dessas características em diversas cidades.

Ainda, a cidade de Fátima à noite é extremamente encantadora com suas luzes que destacam seus principais pontos turísticos, belos por sua representação e simbolismo.

Enfim, viajar para Portugal e visitar o Santuário de Fátima deve sim ser um dos roteiros da viagem para quem busca fortalecer sua espiritualidade e, claro, conhecer um pouco mais desse país tão adorável.

Picture of Denise Tonin

Denise Tonin

Para mim o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei pelo mundo. E o mais incrível de viajar sozinha é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão, se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!

Também pode interessar...

Rolar para cima
Success message!
Warning message!
Error message!