fbpx

Planner Viajante Solo

HomePortugalEvoraVilla Romana de Tourega, Alentejo

Villa Romana de Tourega, Alentejo

Planner Viajante Solo

Viajar pelo Alentejo foi uma das coisas mais deliciosas que fiz em Portugal. Pena que foi muito pouco tempo. Dentre os passeios interessantíssimos, está a a Villa Romana fica.

Na freguesia de Nossa Senhora da Tourega e na região existem inúmeros vestígios megalíticos e esse lugar em que estive teria sido uma villa romana com um complexo termal. Não é incrível ?

Pelas anotações históricas esta villa foi ocupada do século I ao IV depois de Cristo e se instalou próxima a estrada romana, que levava para Salacia.


A escavação desse espaço começou em 1985 e encontrou uma área de 450 m2 com termas duplas, provavelmente para separar os sexos ou ainda pra separar senhores de empregados.

Hoje restam apenas alguns tanques de banhos frios e quentes. Provavelmente estas termas pertenciam a uma família senatorial romana!

Leia também

Viajar Sozinha para Évora: o essencial pra sua viagem

Viajar Sozinha para Lisboa: dicas práticas para a sua viagem

Cromeleque dos Almendres, o maior círculo de menires da

Requisitos para entrada de brasileiros em Portugal 2021

É possível ainda ver vestígios de tanques, fontes, fornalhas, condutas de aquecimento subterrâneo, salas de banhos, piscinas de banhos frios, divisões destinadas a massagens e um grande tanque, que servia de reservatório e piscina.

Planner Viajante Solo

Incrível, não? Amo conhecer esses locais históricos e poucos explorados. Só quem é do local é que conhece mesmo.

Não sei como o local está hoje, mas quando o visitei estava um pouco abandonado, com grama alta. Não havia cobrança de ingressos.

Você pode visitar este local com Backcountry Tours, que foi a empresa que utilizei para os passeios quando estive em Évora. O João conhece super bem a região e pode te levar em locais incríveis! 

João da Backcountry Tours

Denise Tonin fez todos os passeios à convite da Backcountry Tours, porém o texto é isento e reflete a minha experiência real durante a viagem.

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá contribuir para a manutenção do blog com uma doação de qualquer valor ou ainda adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo