Alugar um carro viajando sozinha suas perguntas respondidas | Viajante Solo

Na hora de alugar um carro viajando sozinha aparecem mil dúvidas. Não teremos ninguém pra quem perguntar as coisas e é tudo com a gente: os erros e também os acertos.

Na primeira vez que aluguei um carro para viajar sozinha, cometi alguns erros, pois não sabia direito como funcionava, quais eram os tipos de proteção, como funciona a franquia e por aí vai. Paguei mais caro, mas acabei aprendendo e agora quero compartilhar com você.

Antes de começar as responder as perguntas, minha recomendação é que você leia também o artigo onde falo sobre cada um dos itens importantes na hora de alugar um carro.

Leia também >> Viajar sozinha e alugar um carro: o que você precisa saber

 

Recebo muitas perguntas por e-mail e reuni as dúvidas mais comuns para responder e ajudar na hora de alugar um caro viajando sozinha.

Quem pode alugar um carro?

No Brasil, maiores de 21 anos e que possuam a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida, mas isso pode mudar de acordo com a locadora.

Nos Estados Unidos e na Europa você deverá ter entre 21-25 anos e em algumas locadoras, que aceitam alugar um carro para menores de 21 anos, há a cobrança de uma taxa extra, que se chama under age.

Quais são os documentos necessários?

Os documentos variam dependendo da locadora e do seu destino, mas de maneira geral são:

Brasil >> é necessário apresentar a sua Carteira Nacional de Habilitação original e válida, além de emitida há pelo menos 2 anos.

Outros Países >> será necessária a sua CNH e, em alguns países, poderá ser exigida a PID (Permissão Internacional para Dirigir),  além do passaporte válido e um cartão de crédito internacional, que será usado pela locadora como uma caução / bloqueio de um valor predeterminado.

Países do Mercosul >> além dos documentos acima, é necessário tirar a Carta Verde, que é um seguro obrigatório que habilita o trânsito entre Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru e que pode ser tirada online em corretoras de seguros.

Qual seguro devo incluir na reserva?

A melhor opção é sem dúvida a cobertura mais completa, mas nem sempre nosso orçamento permite. Então, a minha recomendação é: conheça todas as proteções oferecidas e faça as contas.

A LDW (Loss Damage Waiver) é a mais importante e, normalmente, já vem inclusa na diária de locação. Tenha certeza de que ela está inclusa e se não estiver, não deixe de contratar, pois caso você se envolva em um acidente, o custo do conserto do carro ou até mesmo a troca do veículo no caso de perda total é de sua inteira responsabilidade.

Lembre-se que as locadoras sempre tentarão oferecer serviços que nem sempre são necessários. Leia bem atentamente as condições e o que está incluso na proposta.

Alugar um carro viajando sozinha: sua dúvidas esclarecidasDevo escolher a km livre ou restrita?

Na contratação com quilometragem livre, você poderá rodar à vontade, sem se preocupar em pagar nada a mais por cada quilômetro, pois este valor já estará incluso no preço das diárias de locação. Já com quilometragem restrita, ao devolver o carro, você pagará a diária, considerando a quilometragem rodada.

Encontre os melhores preços e o carro ideal para a sua viagem. Pagamento em até 12 X e sem a cobrança de IOF. Faça sua cotação!

Outra coisa bastante importante a considerar no plano de quilometragem restrita é que se você passar do limite de kms contratados, pagará uma taxa adicional por cada km e ela não é barata.A locação com quilometragem restrita é mais indicada para pessoas que farão percursos curtos e que tem uma programação bem definida. Mas lembre-se de saber exatamente o preço do Km rodado para comparar com o preço da quilometragem livre.

Eu recomendo sempre a quilometragem livre, pois te deixa mais à vontade para explorar lugares que possam aparecer no meio da viagem.

Qualquer pessoa pode dirigir o carro alugado ?

Não, somente o titular da locação poderá conduzir o veículo.

Para que outras pessoas que estejam com você possam dirigir o carro alugado é necessário informar a locadora, no momento da contratação do serviço. Os nomes e demais informações solicitadas pela locadora – pode variar de acordo com cada empresa e país de destino – dos condutores deverá estar registrado no contrato de locação.

Posso atrasar na hora de devolver o carro?

Pode, mas deve evitar, pois geralmente as locadoras cobram uma taxa por atrasos, ou até mesmo o valor de mais uma diária. Por isso, lembre-se de se informar a respeito da política da empresa antes de retirar o carro.

Posso devolver o carro em local diferente de onde retirei?

Na maioria dos casos é possível devolver em uma cidade ou país diferente de onde você fez a locação, mas procure se informar antes, pois cada locadora tem sua própria regra sobre esse serviço.

A devolução em outro local poderá implicar em pagamento de taxa adicional, mais conhecida como taxa de retorno. Na Europa e EUA chama-se de one way rental.

Considere que, se você alugar um carro na Alemanha, por exemplo, e devolver na França, a taxa de retorno será mais alta do que devolver o carro em outra cidade alemã. O melhor  nesse caso é sempre devolver na fronteira da Alemanha com França e alugar outro veículo na França. Desta forma o translado ocorre no mesmo país e a taxa de retorno será mais em conta.

Devo devolver o carro com o tanque cheio ou vazio?

Verifique se esse serviço está incluso no seu contrato antes da retirada do carro, pois algumas locadora o oferecem e, neste caso, você poderá devolvê-lo com tanque vazio e sem preocupações.

Se este serviço não fizer parte do seu contrato e você devolver o carro com o tanque vazio, a locadora cobrará pelo combustível, porem com um preço bem mais elevado do que se você abastecesse em um posto de combustível.

O que devo fazer se for multada?

No momento da locação uma cópia da sua CNH ou PID ficarão na empresa, mas seu nome não constará no registro do automóvel. Se o carro for multado, a locadora consegue ver em seu sistema quem estava no veículo no momento da multa e vai repassar a você os valores correspondentes.

O procedimento normal é a locadora entrar em contato com você, informando que o valor X será debitado do seu cartão de crédito em função da multa. Alguma empresas cobram taxas adicionais e fora do Brasil o procedimento pode variar.

Portanto, assim que for multada – se você souber é claro – entre em contato com a locadora do veículo para saber qual o procedimento correto.

Em quais situações o seguro não pode ser acionado?

O seguro só é acionado, quando um inspetor da agência locadora faz uma avaliação dos custos e avarias e revisa todas as condições estabelecidas no seu contrato.

Caso seja comprovado que você dirigiu alcoolizada, bateu em outro carro, cometeu alguma imprudência no trânsito ou dirigiu em velocidade acima do permitido, o seguro não poderá ser acionado, pois você com certeza estará violando cláusulas contratuais.

Faça a sua cotação sem compromisso e compare os preços nas melhores locadoras do mundo. Pagamento em até 12 X e sem a cobrança de IOF.

Leia atentamente seu contrato para estar bem informada sobre as cláusulas e condições e não ter nenhuma surpresa desagradável durante a sua viagem.

 

Espero que eu tenha esclarecido as suas dúvidas sobre alugar um carro viajando sozinha, mas caso ainda tenha alguma pergunta, basta deixar nos comentários que terei prazer em responder.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here