Já ouviu falar das Galerias Lafayette em Paris? Acho que foi um dos primeiros lugares que visitei em minha primeira vez na cidade luz, lá em 1995. A enorme loja de departamentos foi fundada em 1912 e abriga mais de 3500 marcas. Entre elas, as grandes marcas de luxo como Armani, Balenciaga, Burberry, Bulgari, Calvin Klein, Céline, Chanel, entre muitas outras.
As Galerias Lafayette são um ícone da moda parisiense e recebem anualmente mais de 37 milhões de visitantes em 280 lojas espalhadas pelo mundo. Mas não é só isso: restaurantes, cafés, roupas, beleza e atividades culturais. Tudo em um só lugar e com muito charme, pode acreditar!
Hoje falo especificamente da loja mais conhecida que fica no Boulevard Haussmann, 9º arrondissement de Paris onde você pode fazer compras, tomar um belo café ou experienciar um belo almoço com uma incrível vista no terraço.
Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.
O Grupo Galeries Lafayette
Consciente da responsabilidade associada ao seu status de líder em comércio e moda, a empresa tem se comprometido com o desenvolvimento responsável, com o objetivo de se tornar uma referência para o comércio ético e responsável ao estilo francês.
Uma das iniciativas que me interessou muito conhecer é a agricultura urbana. Hoje eles tem três hortas nos telhados das Galerias Lafayette Paris Haussmann e Annecy, assim como na BHV MARAIS, representando um total de 3.200 m². Já pensou que incrível conhecer esses telhados? Fiquei curiosa.
Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!
A Cúpula
Mas o que nos deixa de boca aberta, hipnotizadas, sem conseguir desgrudar o olhar é a sua cúpula de vidro e aço, em estilo Art Noveau, inaugurada em 1912. Ela está a 43 m de altura e sua criação é foi feita por três artistas icônicos, Ferdinand Chanut, responsável pela geometria e estrutura, Jacques Grüber, responsável pelos vitrais e Louis Majorelle pela ferraria.
Os belos vitrais atuais possuem a forma de uma flor composta por 10 vigas, totalizando 1000m². O objetivo da sua construção foi dar luz e, principalmente, personalidade à loja principal das Galerias Lafayette, a Paris Haussmann.
Também não escapa ao nosso olhar de encantamento as lindíssimas varandas douradas criadas por Louis Majorelle. Nestas varandas, estão instaladas algumas lojas que, aliás, recebem muito bem os turistas sedentos por admirar a beleza das Galerias Lafayette.
Se quiser conhecer mais a fundo a história das Galerias Lafayette, dá uma olhadinha nesse artigo do Brasileiros sem Fronteiras. Está super completo e com fotos antigas super legais.
Glasswalk, a passarela de vidro das Galeries Lafayette
No período da minha última visita (Jun 2019), havia uma passarela (Glasswalk) de vidro com 9m de comprimento e 16m de altura, localizada no 3° andar e que te levava ao meio das Galeries Lafayette pra apreciar a magnífica cúpula. Uau! Imagina que incrível!
Tinha muita gente e uma fila enorme, então, deixei pra enfrentar meu medo de altura em outra oportunidade! Era gratuito e não sei dizer se ela continua por lá.
Assim como a cama elástica, as Galerias Lafayette tem sempre muitas atividades e experiências diferentes. Consulte o site oficial antes da sua visita para ver o que te espera na época da sua viagem!
Ibis Styles Republique, hotel bem localizado em Paris
Generator Hostel: o melhor hostel em Paris para quem viaja sozinha
Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.
Terrace Galerias Lafayette
Você não pode perder a linda vista do terraço no 8° andar das Galerias Lafayette. De lá é possível ver a Ópera Garnier, a Torre Eiffel, a basílica de Sacré Cœur e também a Notre Dame. Lugar super agradável, ainda mais se estiver fazendo um belo dia de sol.
Quando estive lá pela última vez em 2019, uma parte estava em reforma e havia um pequenino espaço para os pobres mortais apreciarem a vista e bater fotos. E, claro, para chegar a beirada era necessário esperar as muitas pessoinhas terminarem suas selfies para você poder fazer a sua!
O terraço funciona de segunda à sábado de 10h às 20h e aos domingos e feriados de 11h às 20hs. Dá uma olhadinha na vista!
Restaurante Creatures
O restaurante do terraço se chama Creatures, assinado pelo lindo chef Julien Sebbag e parece ter uma cardápio delicioso e super interessante com pratos 100% vegetarianos. O restaurante funciona 7 dias por semana, das 12h às 00h e você pode reservar apenas para o almoço pelo site.
Louca pra experimentar o restaurante! Não só a comidinha, mas os drinks e a vista mais do que privilegiada proporcionando uma experiência incrível na cidade que amo!
Informações Práticas
👉 Site: galerieslafayette.com | creatures-paris.com
👉 Onde: 40, Boulevard Haussmann | 25 Rue de la Chaussée d’Antin
👉 Como Chegar: metro Linhas 7 ou 9 – Estação Chaussée D’Antin La Fayette. Está muito próxima da Ópera Garnier, então pode descer lá e ir andando uma duas quadrinhas.