Santiago: um final de tarde no Cerro San Cristobal| Viajante Solo

O Cerro San Cristobal, uma das atrações mais conhecidas da cidade de Santiago por sua bela e panorâmica vista da cidade,  fica dentro do Parque Metropolitano. O parque possui 722 hectares de natureza e é o maior parque urbano do Chile. Uma imensidão! Dentro dele, além do Cerro San Cristobal, há o Zoológico, Jardim Botânico, Jardim Japonês, Bosque Santiago, duas piscinas e uma variedade de caminhos e recantos para explorar.

O Cerro, na época da Colônia, era visto como ponto de orientação aos viajantes e oferecia uma vista completa do vale. Era chamado de Tupahue, que na língua quechua significa centinela. Mais tarde, com a fundação de Santiago foi rebatizado como San Cristobal em homenagem ao santo protetor dos viajantes.

Cerro San Cristobal Entrada | Viajante Solo
Parque Metropolitano, Entrada pela Calle Pio Nono

Para acessar o Parque existem várias opções, sendo a principal para acesso ao Cerro e Zoológico, a entrada da Pio Nono. Neste caso, a estação de metrô mais próxima e a Baquedano. Uma caminhada de, mais ou menos, 5 quadras longas. Mas o passeio é legal, pois você vai curtindo vários bares e restaurantes e pode aproveitar para dar uma entradinha no Patio Bellavista.

Parque Metropolitano de Santiago Acessos | Viajante Solo

Logo na chegada você encontra um quiosque de Informações Turísticas onde poderá pegar o mapa do Parque, caso queira desbravar mais do que o Cerro.

Cerro San Cristobal Quiosque Informações | Viajante Solo

Para os não atletas e desprovidos de carro, o Funicular é a melhor opção. A estação Pio Nono, ponto de partida do ascensor, foi inaugurada em 1925 e fica a 560 metros do nível do mar. Em estilo mediaval, o castelinho foi desenhado pelo arquiteto Luciano Kulczewski.

Cerro San Cristobal Entrada Funicular | Viajante Solo

O funicular percorre 484 metros em um plano inclinado de mais ou menos 45 graus – com parada opcional no Zoológico – até chegar a Estação Cumbre. Eu fui no domingo, final da tarde, porque a minha ideia era pegar o pôr do sol. A estação estava bem cheia e fiquei na fila por uns 20 minutinhos.

Cerro San Cristobal Trilho Funicular | Viajante Solo

Chegando na Terraza Bellavista, vários barzinhos e lojinhas e lá você pode experimentar o famoso drink Mote con Huesillos. Eu passei esta degustação, pois tinha acabado de comer, então fico devendo a fotinho.

Cerro San Cristobal Terraza | Viajante Solo

Mais uns passos e Santiago está a seus pés.

Cerro San Cristobal Vista Cidade | Viajante Solo

Cerro San Cristobal Vista Andes | Viajante Solo

Para chegar ao santuário, onde está a Virgem Imaculada Conceição, vai enfrentar uma boa caminhadinha com muitas escadas. Fazendo aos poucos e com calma, você nem sente. A estátua tem 14 metros de altura, foi projetada pelo arquiteto Luigi Poletti e é uma obra de Giuseppe Obici.

De longe você consegue sentir a imponência da obra e imaginar o trabalho que deu! Muito bonita! Por 30 segundos pensei em não subir, pois estava exausta dos passeios anteriores. Mudei de ideia rapidamente e o esforço compensa com a bela vista. Na base da Santa tem uma capelinha, mas acabei não fotografando.

Cerro San Cristobal Colagem | Viajante Solo

Subir ao Cerro San Cristobal não pode faltar no seu roteiro. Me arrependo de não ter chegado mais cedo e ter explorado os outros pontos.

Para você planejar a sua visita, ver preços e horários do Funicular, acesse o site do Parque Metropolitano. Lá tem todas as informações que você precisa e sempre atualizadas.

Cerro San Cristobal | Santiago, Chile | Viajante Solo from Viajante Solo on Vimeo.

E atenção com uma coisa muito importante:

Em Outubro, horário de verão por lá também, o último Funicular desce às 19:45. Quando perguntei no Quiosque de Informações Turísticas a que horas fechava o Parque, me disseram 20 horas, mas não me alertaram que o último Funicular saía 15 minutos antes. O que aconteceu? Perdi!

Fiquei em desespero e comecei a descer caminhando. São mais de 6 km a pé e eu estava exausta, como disse antes. Além do mais, estava escurecendo e eu tinha marcado com uma nova amiga, Roberta,  no Pátio Bella Vista que fica bem pertinho.

No início do caminho, encontrei um guardinha do Parque e pedi um táxi, mas quando ele estava tentando arranjar algum, avistei um carro da Turistik, empresa que administra o funicular e oferece várias tours em Santiago, e me atirei na frente… rs Pedi carona e acabei conhecendo o maquinista do Funicular que trabalha no Parque há mais de 30 anos! Esqueci o nome dele, mas sou grata pela gentileza até o último dos meus dias. Quanto mais o carro descia em intermináveis curvas, mais grata eu ficava. Muchas Gracias Sr. Maquinista Turistik!

Cerro San Cristobal Colagem | Viajante Solo

Confira todos os posts sobre Chile Solo: Santiago & Arredores

Viajante Solo Siga no Instagram

10 COMENTÁRIOS

  1. Que fotos lindas!!! Esse parque deve ser enorme mesmo: Zoológico, Jardim Botânico, Jardim Japonês e mais um pouco… E que emocionante ter Santiago aos meus pés. Esse é um dos lugares da minha wishlist 2016.

  2. hahaha que aventura no final!!! rs ainda bem que deu td certo e conseguiu carona! Pq mesmo sendo descida, é uma bela de uma caminhada… Fui aí na minha 1a vez em Santiago, mas acho que logo cedo. Legal esse visual ao pôr do sol!

  3. Santiago é uma destino ótimo de se visitar! Minha visita ao Cerro foi de van, pois estava com os meus pais e valeu muito ver tudo o que se organiza por lá. Lembro de ter visto até aula de spinning em uma área especial e muita gente subindo o cerro de bike também… haja fôlego! bjss

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here