Passeio de Tim Tim em Garibaldi

Não tem maneira mais divertida – e inesperada – para explorar a cidade de Garibaldi, do que com o Passeio de Tim Tim, realizado em um caminhão do exército reformado e conduzido por um motorista pilchado (um gaúcho vestido a caráter).

O veterano Tim Tim tem, nada mais nada menos, do que 76 anos de idade, sendo mais de 20 anos percorrendo as ruas de Garibaldi, contando a história da imigração e comentando sobre a arquitetura das casas do século XIX e início do século XX. São histórias e curiosidades contadas por um guia de turismo neste caminhão de 1944, reformado para conduzir os visitantes de Garibaldi.

Leia também

Onde se hospedar em Garibaldi: Hotel Casacurta

Osteria della Colombina: culinária italiana afetiva

Casa DiPaolo, culinária típica italiana na Serra Gaúcha

A Prefeitura de Garibaldi comprou o caminhão GMC diretamente do exército brasileiro nos anos 90. Na época da Segunda Guerra Mundial foram fabricadas 500 mil unidades do caminhão, que era usado para transportar as tropas militares, assim como seus suprimentos de guerra.

Durante o Passeio de Tim Tim, que tem a duração de 40 minutos, você passará pelos principais prédios históricos de Garibaldi, como: o Museu Municipal, a Mansão Mazzini, a Casa Koff Nehme, a União de Moços Católicos, a Casa Luigi Toniazzi, a Igreja Matriz São Pedro, entre outros.  

Passeio de Tim Tim durante a Covid-19

O caminhão é totalmente aberto e, portanto, sem muitos problemas de aglomeração. Ele comporta 40 pessoas, mas no momento, reduziram o número de pessoas por passeio. O nosso grupo sentou separado e me senti bastante tranquila e confortável em fazer o passeio.

O guia que narra o passeio de Tim Tim está de máscara durante todo o passeio e dá para ouvir perfeitamente a narração. Mais informações sobre protocolos de higienização do Tim Tim podem ser obtidas junto a Secretaria de Turismo de Garibaldi.

Informações Práticas

Valor do passeio: R$15,00 (Nov 2020) – Não esqueça de consultar os valores atualizados na data da sua viagem.

Horários: Sábados, às 11 hs – outros horários podem ser agendados, mediante reserva turismo@garibaldi.rs.gov.br

Reservas: (54) 3462 8235 –  Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi

Local de Saída: Avenida Independência, 993 (próximo à Vinícola Garibaldi), na sede da Associação dos Condutores de Turismo de Garibaldi (Condetur).

Denise Tonin fez o Passeio de Tim Tim durante a Press Trip Vindima 2019 e durante a Press Trip Safra das Safras 2020. A opinião é isenta e reflete a experiência pessoal da autora durante o passeio.