Casa DiPaolo, culinária típica italiana da Serra Gaúcha

Quando falamos em Serra Gaúcha, já vem logo na mente o bom vinho e a gastronomia italiana, não é mesmo ? E não sem razão, pois no sul do país, além das inúmeras vinícolas, temos excelentes restaurantes e receitas tradicionais italianas. E o Casa DiPaolo é referência nacional quando se trata de galeto al primo canto, e tive a oportunidade de saborear as receitas típicas servidas pelo restaurante, que completa 25 anos em Março.

Primeiro restaurante entre Garibaldi e Bento, inaugurado em 1994.

O restaurante tem vários espaços, mas minha dica é tentar uma mesa no salão que tem uma vista para a área verde. Nada como tomar um vinho da casa (R$40,00 a garrafa, Fev 2019) para aguçar o apetite e apreciar a vista.

Paulo Geremia, fundador do DiPaolo Restaurante

Fomos recebidos pelo Paulo Geremia, fundador do grupo DiPaolo, que conta com um restaurante em Porto Alegre, além de vários outros espalhados pela Serra Gaúcha – Garibaldi, Caxias e Gramado -, e que vem expandindo para outros estados, como São Paulo e Santa Catarina. Um verdadeiro sucesso!

Galeto ao Primo Canto

Mas vamos falar do que interessa! Provamos o carro chefe: cardápio de galeto, presente em todos os restaurantes do grupo. O valor por pessoa é de R$ 78,00 (Fev 2019) e você come à vontade.

O Galeto ao Primo Canto é assado na brasa de carvão e é isso que deixa ele crocante por fora e suculento por dentro. O frango usado tem cerca de 500 gr e é temperado com sálvia, alho, sal, vinho entre outros. Cada restaurante tem o seu segredinho.

O galeto estava desmanchando na boca e o sabor estava maravilhoso. É por isso que o DiPaolo já abarcou vários prêmios nacionais e possui ótimas avaliações no Trip Advisor.

Como entrada uma deliciosa sopa de capeletti e pão caseiro. Logo na sequência – sem tempo para pensar -, galeto al primo canto, polenta na chapa, polenta frita, queijo à dorê, salada de batata com maionese, radicci com bacon e salada de folhas.

Continuando você poderá pedir a sua massa e escolher o molho da sua preferência: tradicional, tomate seco, funghi, quatro queijos ou alho e óleo.

Para finalizar o verdadeiro banquete, você escolhe como sobremesa: pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia, que foi a minha escolha.

Acho que nem preciso dizer que esta é uma experiência obrigatória na sua viagem a Serra Gaúcha. Tenho certeza que você vai se encontrar com a culinária típica italiana da região, além da recepção calorosa que encontrará no DiPaolo.

Informações Práticas

Casa DiPaolo

Rodovia BR-470 / Km 221,6 – Castello Benvenutti

Horários: 11h30 às 15h (diariamente), 19h às 23h (seg a sáb)

Denise Tonin almoçou à convite do DiPaolo, durante a Press Trip Vindima 2019, mas a opinião é isenta e baseada na experiência real da autora.

 

Passo a Passo para Viajar Sozinha

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.