Quando falamos em Serra Gaúcha, já vem logo na mente o bom vinho e a gastronomia italiana, não é mesmo ? E não sem razão, pois no sul do país, além das inúmeras vinícolas, temos excelentes restaurantes e receitas tradicionais italianas. E o Casa DiPaolo é referência nacional quando se trata de galeto al primo canto, e tive a oportunidade de saborear as receitas típicas servidas pelo restaurante, que completa 25 anos em Março.
Leia também
O restaurante tem vários espaços, mas minha dica é tentar uma mesa no salão que tem uma vista para a área verde. Nada como tomar um vinho da casa (R$40,00 a garrafa, Fev 2019) para aguçar o apetite e apreciar a vista.
Fomos recebidos pelo Paulo Geremia, fundador do grupo DiPaolo, que conta com um restaurante em Porto Alegre, além de vários outros espalhados pela Serra Gaúcha – Garibaldi, Caxias e Gramado -, e que vem expandindo para outros estados, como São Paulo e Santa Catarina. Um verdadeiro sucesso!
Galeto ao Primo Canto
Mas vamos falar do que interessa! Provamos o carro chefe: cardápio de galeto, presente em todos os restaurantes do grupo. O valor por pessoa é de R$ 78,00 (Fev 2019) e você come à vontade.
O Galeto ao Primo Canto é assado na brasa de carvão e é isso que deixa ele crocante por fora e suculento por dentro. O frango usado tem cerca de 500 gr e é temperado com sálvia, alho, sal, vinho entre outros. Cada restaurante tem o seu segredinho.
O galeto estava desmanchando na boca e o sabor estava maravilhoso. É por isso que o DiPaolo já abarcou vários prêmios nacionais e possui ótimas avaliações no Trip Advisor.
Como entrada uma deliciosa sopa de capeletti e pão caseiro. Logo na sequência – sem tempo para pensar -, galeto al primo canto, polenta na chapa, polenta frita, queijo à dorê, salada de batata com maionese, radicci com bacon e salada de folhas.
Continuando você poderá pedir a sua massa e escolher o molho da sua preferência: tradicional, tomate seco, funghi, quatro queijos ou alho e óleo.
Para finalizar o verdadeiro banquete, você escolhe como sobremesa: pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia, que foi a minha escolha.
Acho que nem preciso dizer que esta é uma experiência obrigatória na sua viagem a Serra Gaúcha. Tenho certeza que você vai se encontrar com a culinária típica italiana da região, além da recepção calorosa que encontrará no DiPaolo.
Informações Práticas
- Casa DiPaolo – Rodovia BR-470, km 221,6 – Castello Benvenutti – Garibaldi
- Horários: Todos os dias, de 11h30 às 15h. Seg a sábado, de 19h às 23h
Denise Tonin almoçou à convite do DiPaolo, durante a Press Trip Vindima 2019, mas a opinião é isenta e baseada na experiência real da autora.