fbpx
HomeViajar SozinhaTransporteHop on Hop Off: o que é e como funciona

Hop on Hop Off: o que é e como funciona

Conheça os principais pontos turísticos de uma cidade em pouco tempo usando o ônibus turístico

-

Vai viajar sozinha? Uma boa alternativa para curtir a viagem e conhecer os principais pontos turísticos de uma cidade é o hop on hop off, um ônibus turístico que leva os turistas a todos esses pontos.

Ele funciona como um transporte público voltado principalmente ao turismo e oferece algumas vantagens para quem quer poupar tempo e dinheiro na viagem. Continue a leitura para entender como funciona o hop on hop off.

Hop on hop off: o que é?

O hop on hop off é um ônibus turístico que, geralmente, tem dois andares (ou doble-decker). Geralmente o andar de cima costuma ser aberto para que os turistas possam apreciar melhor a vista dos pontos turísticos e fazer fotos.

As rotas de circuito dos ônibus turísticos já são pré-estabelecidas. Por isso, eles sempre param bem próximos aos principais pontos turísticos, o que poupa tempo e facilita bastante os passeios.

Além disso, durante o percurso você pode ouvir um áudio guia que conta os fatos e histórias de cada um dos pontos turísticos. O áudio é sincronizado com a rota e em muitos países já é possível encontrá-los no idioma português. 

Como funciona?

Afinal, onde comprar os bilhetes para hop on hop off? Como funciona? 

Primeiramente, você deve procurar se informar. Se você planeja usar o hop on hop off na sua próxima viagem, pode já fazer uma pesquisa online ou mesmo, já no destino, pedir ajuda nos centros de informações turísticos.

Você encontra os bilhetes nesses centros de informações, nos aeroportos, nas estações de trem e terminais rodoviários. Geralmente, eles circulam das 8h às 18h e passam de 20 em 20 minutos em cada ponto.

Os valores dos bilhetes variam de acordo com as cidades, mas geralmente são uma opção econômica, já que é possível optar por dois tipos de bilhete:

Há o bilhete que tem validade de 24, 36 ou 48 horas. Então, por exemplo: se você compra o bilhete de 24 horas e o usa pela primeira vez às 09h da manhã, ele será válido até às 09h da manhã do outro dia.

A outra opção é comprar um bilhete para uma data específica. Assim, ao optar por esse bilhete, ele será válido somente para aquele dia, independente da hora que tenha começado a usá-lo.

Ainda, a parte boa é que o turista pode descer em qualquer ponto turístico, conhecer o lugar com calma, fazer um lanche e, então, retornar ao próximo hop on hop off que passar pelo ponto. Ou seja, você pode entrar e sair do ônibus turístico quantas vezes quiser, desde que o seu bilhete esteja dentro do prazo de validade.

Leia mais:

Alugar um carro viajando sozinha: dúvidas respondidas

Quais destinos tem hop on e hop off?

Boa parte dos destinos mais procurados no mundo oferecem o serviço hop on hop off para os turistas, como Londres, Paris, Barcelona, Budapeste, Lisboa, Nova York, entre outros.

Contudo, o ideal é fazer uma busca mais aprofundada para saber mais informações a respeito das rotas e se realmente vale a pena, já que com essa opção a gente acaba conhecendo os pontos turísticos superficialmente e não se aventura a conhecer lugares que não são tão falados ou conhecidos.

Quais as vantagens e desvantagens do ônibus turístico?

Vantagens de usar o hop on hop off

Praticidade: não precisa se preocupar em saber como chegar em cada ponto de interesse. O risco de se perder e ainda perder tempo é bem menor;

Economia: com um ticket é possível chegar a muitos lugares, sem ter que pagar várias vezes outros tipos de transporte;

Visão geral da cidade: você pode fazer uma volta inteira no bus, sem descer, e ter uma visão geral da cidade e dos pontos de interesse. Geralmente a volta toda leva, no máximo, 2 horas, dependendo do destino, é claro. Serve pra você se orientar melhor nos outros dias e também pra decidir o que será mais interessante descer pra explorar.

Informações: na maioria dos ônibus turísticos

Vista: além disso, ao encontrar um lugar no segundo andar do hop on hop off, a visão privilegiada em alguns pontos turísticos e a vista de lá são aspectos muito positivos.

Poupa tempo: para quem está com poucos dias na viagem, se torna uma ótima opção, pois cobre os principais pontos turísticos da cidade.

Viajar sozinha para Mônaco: dicas práticas

Viajar sozinha para Nice: guia completo

6 vídeos para ver Paris em time lapse

Desvantagens de usar o hop on hop off

Lotação: dependendo do horário, os ônibus turísticos podem estar lotados, o que, além de ser desconfortável, tira o privilégio da vista e pode te atrasar no seu roteiro;

Chuva e vento: podem atrapalhar seu passeio. A maioria dos ônibus possuem fechamento na parte superior pra estes dias, mas daí já perde um pouco da graça e da vista. Geralmente, nestes dias os ônibus ficam lotados e com os vidros ficam embaçados. Vale dar uma olhadinha na previsão do tempo antes de comprar seu ingresso.

Superficialidade – como eu disse antes, a visita a cada ponto turístico se torna superficial, o que tira um pouco do encanto de estar ali e conhecê-lo ou, até mesmo, descobrir novos lugares.

Por fim, o melhor a se fazer é realmente buscar informações a respeito do hop on hop off em cada cidade. Cada uma delas guarda, além dos pontos turísticos, lugares e experiências únicas!

Estela Magalhães - Colunista
Estela Magalhães - Colunista
Sou publicitária por formação e redatora por paixão. Livros e música são minhas inspirações e viajar é um dos seus hobbies favoritos.
Success message!
Warning message!
Error message!