Como escolher o melhor assento no avião

Viajar é uma delícia, mas nem sempre o lugar que escolhemos no avião contribui para que a viagem seja prazerosa do início ao fim. Banco apertado, pouco espaço para as pernas, ter que dividir o encosto do braço com um estranho… É uma série de detalhes que podem tornar a viagem em um pesadelo! Porém, todos esses e outros impasses podem ser amenizados, se você souber como escolher o melhor assento no avião.

Engana-se quem pensa que todos os assentos da classe econômica são iguais. Cada aeronave conta com as suas próprias características e particularidades, o que faz com que existam lugares melhores do que outros.

Confira as  de passagens aéreas para sua próxima viagem

Isso, aliado ao fato de que as companhias aéreas vêm estreitando cada vez mais as poltronas para que caibam mais passageiros nos voos, significa que precisamos fazer um pouquinho mais de pesquisa e ter jogo de cintura na hora de escolher o melhor lugar no avião.

Não esqueça de contratar o seguro viagem para sua viagem solo. Faça uma cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para você e para o seu estilo de viagem.

Vamos ver como escolher o melhor assento no avião e garantir que a sua viagem seja o mais confortável possível ?

Qual o melhor lugar no avião?

Honestamente, definir qual o melhor lugar para viajar é uma questão de gosto. Cada pessoa tem as suas próprias necessidades e preferências, que devem ser levadas em consideração na hora de marcar o assento no voo.

Para simplificar, achei melhor dividir o avião por áreas e explicar as vantagens e desvantagens de cada uma. Assim, você vai ter todas as informações para poder decidir qual dos lugares combina melhor com você.

Primeiras fileiras

Geralmente, os assentos nas primeiras fileiras oferecem mais espaços para as pernas e as companhias aéreas cobram uma taxa extra ao valor da passagem para que você reserve seu assento nessa área. Logo, se você é alta e vai fazer uma viagem longa, vale a pena investir.

Além disso, essa é a melhor poltrona no avião para quem tem pressa para entrar e sair da aeronave. Ideal para as ansiosas, apressadas, para quem tem medo de avião, dificuldade para se locomover ou simplesmente está correndo para pegar uma conexão.

Porém, muitas vezes esses lugares podem ser barulhentos, pois são muito disputados por famílias com bebês.

Ainda, em algumas companhias aéreas, a mesinha ou a TV ficam presas à poltrona. Isso acaba diminuindo o seu espaço pessoal e pode te deixar um pouco apertada, especialmente se você é uma viajante plus size.

Viagem plus size: o que é e como viajar com mais conforto

No meio do avião

Definitivamente esse é o melhor lugar no avião para quem tem medo de voar. Essa é a parte da aeronave que é mais estável e, se você estiver sentada por aqui, vai sentir menos os efeitos das turbulências. O único problema é que a vista pela janela destes lugares é obstruída pelas asas, então, infelizmente, não dá para curtir o céu e as nuvens.

Saída de emergência

As poltronas localizadas nas saídas de emergência normalmente têm mais espaço para as pernas, te deixando mais confortável e sem a sensação de estar em uma lata de sardinhas.

O porém é que você vai precisar ter uma conversinha com a equipe de bordo, ler as instruções do que fazer em uma situação de emergência. Calma, não se preocupe, pois são minúsculas as chances de acontecer algo de errado com o seu voo, então não acho que isso seja um problema.

Outro detalhe é que estes assentos não reclinam ou reclinam muito pouco, o que pode ser ruim para as suas costas.

Fundão

Menos concorrido que a frente do avião, o fundo é o lugar recomendado para quem prefere uma experiência mais tranquila, menos barulhenta e com menos pessoas em volta. Se o seu voo não estiver lotado, há grandes chances de você ir sozinha na sua fileira – e quem não ama quando isso acontece?

O fundão também fica próximo dos banheiros, o que pode ser bom (se você tem a tendência a ir muito ao banheiro) ou ruim (cheiro, portas batendo, filas de pessoas que acabam ficando grudadas em você, etc).

Se você tem medo de avião, quer ser uma das primeiras a sair ou gosta de receber a comida antes de todo mundo, não indico que você escolha um assento no fundo. Essa região tende a sentir mais os trancos das turbulências e sempre rola uma espera básica na hora de desembarcar e de receber as refeições.

Corredor, meio ou janela?

Acho que ninguém gosta do assento do meio, né? Nunca é vantagem viajar no meio, pois além de se sentir espremida entre duas pessoas, vai ter que pedir para ir ao banheiro.

O assento da janela – era meu preferido – é bom para quem gosta de entrar no voo, escorar a cabeça e cair no sono ou para quem gosta de curtir a paisagem. O revés é ter que pedir licença todas as vezes que você quer dar uma caminhada ou ir no banheiro – o que pode acontecer várias vezes em um voo longo. Eu, particularmente, peço licença e não estou nem aí, mas entendo quem se sente constrangida em pedir passagem. Outro ponto negativo é demorar mais na hora do desembarque.

Agora, o corredor é o melhor lugar no avião se você vai ao banheiro com frequência, se precisa dar algumas voltas pelo avião para evitar problemas de circulação nas pernas ou se apenas quer esticar as pernas no corredor. O chato do corredor são as comissárias e passageiros esbarrando em você, além de ter que ficar levantando para dar licença aos colegas de fileira.

Resumindo: acho que não tem nenhum lugar perfeito, quando viajamos de avião, ainda mais em voos longos. Mas é possível escolhermos o menos pior.

Sites para escolher o melhor assento no avião

A tecnologia é incrível, não é? Existem alguns sites que te ajudam a escolher os melhores lugares no avião sem muita dificuldade, evitando que você passe um sufoco na sua próxima viagem. Os três sites que indico são:

Seat Guru

No Seat Guru você adiciona o dia, a companhia aérea e o número do seu voo e o site mostra todas as informações sobre a aeronave na qual você vai voar.

Basicamente, o site abre um mapa do avião e mostra assentos marcados em verde, vermelho e amarelo. Os verdes indicam as melhores poltronas do avião, os amarelos são os lugares que você deve ter atenção, enquanto que os vermelhos são os assentos que você deve evitar a todo custo. Bem simples!

O site ainda traz comentários e fotos de passageiros que já viajaram nestas aeronaves com a opinião deles sobre o conforto (ou o desconforto) da experiência de cada um.

É o que aplicativo que mais uso e na minha viagem para Nova Iorque, na classe econômica da Delta, ele mostrou que o assento 39G era um recuo e a fileira tinha apenas 3 poltronas. Com isso, eu não teria o problema das pessoas ficarem esbarrando em mim se eu escolhesse o assento no corredor. Também não estava perto dos banheiros. Enfim, foi um lugar mais do que perfeito e, mesmo estando na econômica, tive uma viagem confortável.

Delta, assento 39G

Seat Maestro

O Seat Maestro é similar ao Seat Guru, mas também permite que você faça uma pesquisa baseada em uma rota, sem precisar apresentar o número do voo. É só escolher o local de partida e chegada, data e nome da companhia aérea e tcharam! Perfeito para conferir o melhor lugar no avião antes de comprar a passagem. Ele também permite que os usuários avaliem com estrelas a qualidade do avião e da experiência.

Seat Expert

Por fim, o Seat Expert permite que você confira todos os modelos de aeronaves disponíveis por cada empresa aérea. Apesar de estar um pouquinho desatualizado (a LATAM ainda aparece como TAM), o Seat Expert é útil para ser conferido antes de comprar uma passagem e também apresenta boas recomendações em voos internacionais.

Como você pode ver, escolher o melhor assento no avião é basicamente uma questão de pesquisa e gosto. Antes de reservar o seu lugar no próximo voo, dê uma olhadinha nos sites para que você possa voar da maneira mais confortável possível.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.