fbpx

Planner Viajante Solo

HomePortugalCabo da RocaVisita ao Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa

Visita ao Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa

Conheça o ponto mais ocidental da Europa! Veja como chegar ao Cabo da Roca a partir de Sintra ou Cascais!

Planner Viajante Solo

O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da costa europeia, importante para quem navega por estas águas. É um passeio não muito demorado e de contemplação.

Leia também:

Viajar Sozinha para Lisboa

Viajar Sozinha para Évora

Viajar Sozinha para Faro

Se estiver visitando Sintra ou Cascais ou mesmo Azenhas do Mar, não deixe de dar uma esticadinha até o Cabo da Roca para se deliciar com as belas falésias e uma vista deslumbrante do Oceano Atlântico, a 140m de altura!

O poeta Luís de Camões, em sua obra Os Lusíadas, descreve o lugar como:

Aqui… onde a terra se acaba e o mar começa…

Arquivos históricos demonstram a possibilidade de ter havido um forte com a função de proteção da costa e da entrada em Lisboa, durante as Guerras Peninsulares. Hoje em dia, o Farol ainda continua sendo bastante importante para a navegação pela costa.

Placa onde há as coordenadas e os dizeres de Camões.

A visita ao Cabo da Roca

O Cabo da Roca pertence ao Parque Natural de Sintra-Cascais e é bastante visitado pelos turistas e também pelos amantes das caminhadas.

Por se tratar do ponto mais ocidental da costa, no Posto de Turismo do Cabo da Roca é possível adquirir um certificado de presença como lembrança. Custa € 11 (Ago 2021) e é manuscrito em caligrafia francesa. Não me interessei, achei melhor gastar esse dinheiro comendo bem! hahaha

Planner Viajante Solo

A visita não será muito demorada, pois como disse, é mais uma contemplação da vista lindíssima. Acho que pra dar uma bela caminhada com calma e fazer muitas fotos, você gastará, no máximo, 1 hora. Vai depender muito do seu ritmo. Ficamos por lá uns 30 minutos, já que ventava muito.

Então, fica a dica de levar um casaco, óculos de sol (não tem nenhuma sombrinha) e um sapato confortável, já que o chão na maior parte é de grama e terra batida. Fomos em Maio e estava uma temperatura muito agradável, mas o vento incomoda um pouco.

Como chegar ao Cabo da Roca

O mais fácil, sem dúvida, é chegar até o Cabo da Roca de carro, pois você poderá visitar as praias dos arredores mais facilmente, como é o caso de Azenhas do Mar, por exemplo.

Não tem como ir de Lisboa direto. Você precisa ir de trem até Cascais ou Sintra e depois pegar um ônibus para chegar até o Cabo da Roca.

Quem faz o trajeto de ônibus é a empresa Scotturb (Sintra, Cascais e Oeiras – Transportes Terrestres Urbanos), a mesma que você pude usar pra chegar até Azenhas do Mar. 

Saindo de Cascais ou de Sintra, o bus é o mesmo: 403. Mas o trajeto entre Cascais e Cabo da Roca é mais rapidinho.

Você poderá comprar o ticket de bus diretamente com o motorista e lembre-se de se informar a respeito dos horários da volta!

Não deixe de acessar o site da Scotturb para ver horários e tarifas do ônibus nas datas da sua viagem, pois há alterações em decorrência das estações.

Informações Práticas

Posto de Turismo do Cabo da Roca

Entrada: gratuita

Tel: 21 923 8543

E-mail: dtur.roca@cm-sintra.pt

Horários:

O Cabo da Roca funciona todos os dias com exceção de Natal e Ano Novo. veja os horários abaixo:

  • 01/05 a 30/09 – 9h às 19h30
  • 01/10 a 30/04 – 9h às 18h30

Planner Viajante Solo