fbpx
HomePolôniaVarsóviaViajar Sozinha para Varsóvia: o essencial pra sua viagem

Viajar Sozinha para Varsóvia: o essencial pra sua viagem

Confira as informações essenciais para que você possa planejar a sua viagem solo para Varsóvia, capital da Polônia

-

A Polônia é um país incrível, riquíssimo em cultura e com muito a oferecer aos visitantes. E viajar sozinha para Varsóvia foi simplesmente uma experiência maravilhosa e que me deixou com muita vontade de voltar.

Pelo visto, pouca gente sabe o quão interessante e rico é o país, pois é pouco explorado por brasileiros, principalmente se comparado aos seus vizinhos. Viajar sozinha para Varsóvia foi a porta de entrada do meu roteiro pelo Leste Europeu e uma chance de presenciar um pouco da história durante a segunda guerra mundial.   

Leia também

Viajar Sozinha para a Polônia

Viajar Sozinha para Cracóvia

Varsóvia já passou por dias realmente muito ruins. A cidade foi a mais destruída em todo o mundo durante a Segunda Guerra. É chamada de cidade Fênix, já que literalmente renasceu das cinzas.

Um pouco desta destruição foi retratada nas telas do cinema, no filme super premiado, O Pianista, de Roman Polanski que sugiro mais abaixo. 

Imagem Wikipedia

Mas caminhando pelas ruas hoje, você jamais diria que a cidade foi um dia praticamente destruída. Hoje, as pessoas são sempre animadas e festivas, a alegria corre por todos os lados e as cores dominam a cidade. Inclusive, da lista de patrimônios da UNESCO, a cidade velha de Varsóvia é a única que foi reconstruída. 

Assim como outras cidades, Varsóvia já foi separada por uma muralha. O que restou pode ser visitado. Mas hoje a muralha separa duas faces de uma Varsóvia. De um lado, um passado reconstruído na cidade velha. Enquanto do outro, um centro comercial e área universitária de referência. 

Viajar Sozinha para Varsóvia: informações práticas

Neste artigo índice vou apresentar as informações mais importantes para você viajar sozinha para Varsóvia, na Polônia. As informações gerais do país como idioma, moeda, documentos necessários, quais cidades conhecer, etc, você encontra no artigo Viajar Sozinha para a Polônia, que está super completinho também.

Se preferir, neste artigo, você pode ir direto para um determinado tópico, clicando nos links abaixo.

Como Chegar

Do Aeroporto até o Centro de Varsóvia

São dois os aeroportos da cidade:

Warsaw Chopin, é o principal e o que recebe os principais voos internacionais. Fica distante apenas 9 km ao sul do Centro Histórico de Varsóvia e é possível pegar um trem que te deixa na estação Warszawa Centralna (Linha S3) ou Warsazawa Sródmiescie (Linha S2). Também há taxis e ônibus disponíveis pra você ir até o centro da cidade. Uma corrida de táxi custa aproximadamente 40 PLN

Warsaw Modlin é o outro aeroporto onde empresas low cost, como a Ryanair, operam. Ele fica distante uns 50 minutos e isso é muito importante observar, quando for comprar a sua passagem pra não ter nenhuma surpresa.

Eu cheguei na Polônia por este aeroporto, vindo de Paris com a Ryanair. Apesar dele estar mais distante foi muito tranquilo chegar até o centro da cidade usando o bus do aeroporto. Leia o post abaixo, onde explico em detalhes.

Leia também

Como ir do aeroporto Modlin ao centro de Varsóvia

Sozinha em Varsóvia

Quando ir

Em termos de temperatura, os melhores meses para viajar sozinha para Varsóvia são entre maio e setembro, quando as temperaturas estão mais amenas. No entanto, os meses de verão são também os meses que mais chovem. 

Caso você vá nos meses de julho e agosto, lembre-se que vai pegar o período de férias escolares. Isso significa que os preços podem estar menos atrativos do que durante outras épocas. 

Além disso, por ser a época quando as chuvas são mais intensas, considere levar uma mala com roupas impermeáveis e se preparar para um passeio mais úmido que o normal. 

Já durante o inverno, as temperaturas são bem baixas e os dias duram pouco. No entanto, as luzes também são uma atração a se admirar. 

Leia também

Viajar Sozinha pelo Leste Europeu: 5 países e 7 cidades

Corner Hotel, opção de hospedagem em Cracóvia

Cidades baratas na Europa para conhecer sozinha

Quantos dias ficar

A maioria das pessoas costuma ficar 2 dias em Varsóvia. Jamais diria para você fazer isso, pois a viagem pode ser muito corrida e você aproveitaria pouco. Logo, tente ficar três ou até quatro dias na capital polonesa. Eu fiquei 4, porém apenas dois dias inteiros. Consegui ver bastante coisa, mas gostaria de ter ficado bem mais pra explorar essa cidade surpreendente.

Varsóvia me surpreendeu positivamente e gostei muito do vi e vivi por lá. Tenho intenção de voltar e ficar mais tempo na cidade.

Moeda & Gastos

A moeda oficial em Varsóvia é o Zloty, diferente de muitos outros países da Europa. O zloty é mais barato que o euro, mas não se engane na hora de fazer as contas. O custo de vida pode não ser muito alto, mas em uma viagem, tendemos a gastar muito mais e, também, frequentar lugares mais caros. 

Diversifique ao máximo os meios de pagamento. Ou seja, leve dinheiro em espécie e também cartões de créditos habilitados para uso no exterior. 

Lembre-se que os cartões possuem taxas altas para transações em moeda estrangeira. Isso desanima um pouco, mas não tem muito jeito de escapar.
O dinheiro em espécie tem IOF menor que o cartão. Logo, procure cotações em diferentes casas de câmbio e compare para escolher a mais barata. 

Não deixe de ler o artigo

Viajar Sozinha para a Polônia

Você já conhece a conta global multimoedas da Wise? É a forma mais barata e segura de levar seu dinheiro viajando sozinha pelo mundo. Apenas uma conta para receber e enviar dinheiro em 40 moedas diferentes e funciona em mais de 150 países. Compra de moeda com taxa de câmbio comercial, tudo feito online e com apenas 1,1% de IOF. Abrir conta agora!

Onde ficar em Varsóvia

Como acontece na maioria das cidades, quanto mais perto das atrações turísticas você puder se hospedar, melhor. Principalmente se você estará sozinha em Varsóvia.

As principais atrações da cidade estão no centro histórico. Se você ficar nessa região, poderá fazer muitos programas à pé, além de ficar próximo de vários bares e restaurantes.

Fiquei no Centro (Śródmieście) em um hotel maravilhoso chamado Mamaison Residence Diana, que fica em um prédio restaurado do século XIX e bem pertinho da maravilhosa Rua Nowy Swiat. Além disso, estava bem próximo do metrô e Palácio da Cultura.

Sozinha em Varsóvia - Hotel Ma Maison Residence Diana

Além da facilidade de se hospedar no centro, vai ver como as casinhas coloridas dão um ar característico de uma capital diferente. Inclusive, essa é uma das surpresas mais agradáveis de Varsóvia.

Você também pode procurar hospedagem nos bairros Stare Miasto (Cidade Velha) e Praga Północ.

A cidade não é muito grande, então, se você optar em ficar em algum dos bairros afastados do centro, não terá tanto problema com transporte. 

Já reservou a sua hospedagem? Encontre aqui a hospedagem ideal para a sua viagem solo. Preços justos e diversas opções de hospedagem com cancelamento gratuito.

Sozinha em Varsóvia: como é a segurança

Varsóvia é segura. Entretanto, você deve tomar os cuidados normais de quando viaja. Não só na Polônia, mas em toda a Europa, um dos golpes mais comuns a turistas são os mãos leves. Esses ladrões roubam suas coisas sem que você se dê conta. Quando perceber, já será tarde demais.  E isso acontece em locais onde tem muita gente e muitos turistas.

Eu não percebi nenhuma situação estranha em Varsóvia. Andei bastante a pé e me senti super segura. A noite quase não saí, mas voltei de aplicativo, então, não senti nenhum tipo de insegurança em Varsóvia.

Viajar Sozinha para a Polônia é seguro?

Como se locomover na cidade

Transporte Público

Varsóvia tem um excelente sistema de transporte público que conta com metrô, ônibus, trem e aqueles bondinhos elétricos (trams). Confesso que os bondes são meus favoritos, pois vemos a cidade enquanto fazemos algum trajeto.

A empresa de transportes de Varsóvia se chama WTP e traz o site em inglês com informações bem completas para os turistas,

Como estava hospedada em uma ótima localização e meu tempo foi curto na cidade, não utilizei o transporte público. Usei basicamente as pernas e o aplicativo Bolt (mesma coisa que Uber).

Os bilhetes podem ser adquiridos em máquinas, quiosques e lojas selecionadas, pontos de atendimento ao passageiro e por meio de aplicativos móveis.

Existem duas zonas diferentes Strefa 1 e Strefa 2. E os bilhetes ou são apenas para a Zina 1 ou para a Zona 1 e 2. Veja os bilhetes que se aplicam aos turistas:

Bilhete com tempo determinado

Pode ser utilizado ilimitadas vezes dentro do tempo correspondente a contar a partir da validação do ticket.

Bilhete de Curto Prazo

O bilhete é válido pelo tempo correspondente a partir da validação na máquina. No ticket de final de semana você pode usar ilimitadas vezes no período que vai de 19 hs de sexta-feira até 8 hs da manhã de segunda-feira.

1 dia Zona 1 (15zt)

1 dia Zonas 1/2 (26zt)

3 dias Zona 1 (36zt)

3 dias Zonas 1/2 (57zt)

Final de Semana Zonas 1/2 (24zt)

Não esqueça de validar o ticket assim que entrar no veículo ou na entrada do metrô. Os preços acima são de Julho 2023

Bike

As bicicletas são sempre muito deliciosas, em qualquer lugar. Em Varsóvia não seria diferente. Você encontra bikes para alugar e dar passeios muito bons. Se estiver muito quente, vai se locomover sentindo o vento bater no rosto. 

No entanto, alugue apenas bicicletas equipadas e nunca deixe de conferir a sinalização. Afinal, é muito comum que as pessoas tomem multas por fazerem algo errado de bicicleta, o que não é muito visto no Brasil. 

Transporte por aplicativo e táxi

O Uber funciona em Varsóvia e, felizmente, funciona da mesma forma que no Brasil: operando com tarifas um pouco mais baixas e sendo um meio de transporte rápido e seguro. Usei o aplicativo Bolt também que funcionou super bem.

Já os táxis também são boas opções para distâncias mais longas em tempos mais curtos. Se comparados com outras cidades, os táxis em Varsóvia não são tão caros assim. Mas se comparados com o transporte público, verá uma grande diferença. 

Não deixe de contratar o seguro viagem, pois é imprescindível quando viajamos sozinhas! Compare os planos e as seguradoras e obtenha desconto de 15% na hora de escolher o melhor plano para sua viagem solo.

Hop on Hop Off: furada

Assim como na maioria das capitais europeias, você encontrará a possibilidade de se deslocar com os ônibus turísticos de dois andares. Eu adoro usar esse tipo de transporte, pois sempre me dá uma visão geral da cidade e posso passear e descansar das longas caminhadas também.

Mas em Varsóvia foi simplesmente frustrante. Descobri que havia apenas um bus em circulação e que ele fazia duas linhas. Resultado? Fiquei por mais de 1 hora esperando o tal bus e, claro, acabei indo embora e nem usei mais o meu ingresso.

Isso aconteceu em 2019 e , talvez, isso tenha melhorado. Vale você checar bem antes de comprar o seu ingresso pra não ficar perdendo tempo como aconteceu comigo.

Como entrar no clima histórico de Varsóvia

Fazer turismo na Polônia acaba sendo um encontro com a história pesada da segunda guerra mundial, assim como a perseguição aos judeus. Não tem muito como fugir e, na verdade, eu queria mesmo era aprender mais sobre isso.

Assim que cheguei em Varsóvia comecei a ver filmes pra entrar no clima e pra apreder / relembrar um pouco mais do que se passou na época.

Filme O Pianista com Adrien Brody – Imagem: Divulgação
  • Uprising (2001) – Conta a história que se passou em Varsóvia, quando os judeus presos no Gueto se levantam contra o exército nazista em 1943.  

Claro que existem muitos filmes sobre a alemanha nazista, mas estes em especial se passavam em Varsóvia e assisti quando estava lá. Assim como assisti a Lista de Schindler novamente, quando estava em Cracóvia.

Agora prepare o coração, porque ambos são filmes pesados e que podem, com certeza, te fazer chorar e ficar um pouquinho triste. Aliás, a viagem pela Polônia não tem como não ser densa pelo contexto histórico.

Viajar Sozinha para Varsovia

Viajar sozinha para Varsóvia: o que ver e fazer

Neste item eu apenas listo os principais pontos de interesse da capital polonesa apenas para que você possa pesquisar e ver o que interessa para o seu roteiro. Na medida em que escrevo sobre os locais, coloco os links por aqui.

Castelo Real de VarsóviaCentro HistóricoPalácio Wilanów
Palácio da Cultura e da CiênciaParque LazienkiMuseu do Levante de Varsóvia
Museu ChopinPraça do MercadoMuseu Nacional
Warsaw Barbican (Muralha)Igreja de SantAnaColuna de Zygmunt
Ogród SaskiPraça do CasteloMuseu Neon
Parque de fontes multimídiaMuseu PolinPasseios de Carro Antigo
Monumento Nicolau CopérnicoRua Nowy SwiatCentro de Ciências Copérnico
Jardin SaxonBairro JudeuIgreja de Santa Ana

Quanto custam os passeios em Varsóvia

Veja alguns exemplos de passeios bem legais em Varsóvia e seus valores para que possa ter uma ideia de valores.

Bate e Volta a partir de Varsóvia

  • Łódź
  • Treblink
  • Torún
  • Żelazowa Wola
  • Częstochowa

Já deu para perceber o quanto será maravilhoso viajar sozinha para Varsóvia. Vai ser incrível vivenciar momentos em uma capital reconstruída das cinzas e que se reergueu de forma brilhante de um passado difícil e de muito sofrimento.

Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários que terei o maior prazer em respondê-la.

Outros países na Europa para para conhecer sozinha

ÁustriaBélgicaEslováquiaEspanha
FinlândiaFrançaGréciaHungria
InglaterraItáliaLuxemburgoMônaco
NoruegaPaíses BaixosPolôniaPortugal
República Tcheca
Denise Tonin
Denise Tonin
Sou viajante solo por opção e paixão! Viajei muito mais do que escrevi por aqui, mas vale dizer que o que realmente importa não é a quantidade de países que visitei, mas o quanto consegui me conectar com cada lugar e com as pessoas que cruzei nas viagens. O mais importante ainda é o quanto consegui me conectar comigo mesma! Busque por conexão e se entregue e verá a mágica acontecer. Suas viagens, além de incríveis, serão transformadoras!
Salvo exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências trazidas ao Viajante Solo são custeadas com recursos próprios. Por isso, se você achou esse conteúdo útil e ajudou na sua viagem de alguma forma, poderá apoiar o trabalho ao adquirir os produtos, como os Guias Viajante Solo®, ou ainda, contratar a Consultoria de ViagemFicarei muito feliz e grata pelo seu apoio e continuarei trazendo conteúdos originais e experiências testadas para ajudar nas suas viagens solo pelo mundo!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!