Documentário Salvador Allende, de Patricio Guzmán, Chile | Viajante Solo

Com viagem marcada para o Chile no mês que vem, comecei a buscar informações e conhecer um pouquinho mais a respeito do próximo destino. Sabia de fatos gerais como o golpe de Estado de 73 e a ditadura de Pinochet nos anos seguintes, mas achei que não era suficiente. Queria saber um pouquinho mais sobre nossos vizinhos.

Depois de ver o filme Machuca, fiquei interessada em saber mais sobre o pano de fundo político que vi no enredo. Em minhas andanças internéticas, acabei me deparando com o documentário Salvador Allende, de Patricio Guzmán, lançado em 2004, que mostra a trajetória do político e futuro presidente da República do Chile.

O documentário mostra, além da história política propriamente dita, um pouco do lado pessoal do médico e funcionário público, quando traz depoimentos de sua babá, das filhas, de amigos e companheiros do partido Unidade Popular.

Você verá e entenderá o percurso de um candidato socialista, que chega ao poder por meio do voto popular, experiência até então única no Chile. Mostra as viagens de trem pelo país, onde ele batia de porta em porta, em plena campanha, conversando com trabalhadores e entendendo suas necessidades e aflições. Assistirá as reações contrárias ao governo, como uma grande paralização de transportes, atos de violência e a ruptura dos partidos de esquerda.

A entrevista com o então Embaixador dos EUA no Chile na época – sorry, esqueci o nome – desvenda toda a estratégia americana em aniquilar o governo socialista e, com ele, Allende. O mais emocionante pra mim foi ver as imagens do Palácio La Moneda em chamas , quando aconteceu o golpe militar de Estado em mais um 11 de Setembro fatídico. O golpe levou Augusto Pinochet ao poder e 17 anos de ditadura se instala no país.

Tenho absoluta certeza de que, quando eu olhar o La Moneda nesta viagem, será com outros olhos. Olhos de quem conhece um pouquinho dessa história. Nem sempre a gente consegue pesquisar a fundo os destinos que vamos conhecer, mas acho que, quando é possível, tudo se torna mais enriquecedor.

Bombardeio Palacio de la Moneda Chile | Viajante Solo
Bombardeio no Palácio La Moneda, 11 de setmebro de 1973, Santiago, Chile

Ainda sob o impacto do filme e das últimas palavras de Allende no discurso feito de dentro do Palácio em meio ao bombardeio, não consigo acreditar no suicídio. Não vou acreditar nunca, se me permitem. Serei contrária a decisão da Suprema Corte do Chile que declarou, em Janeiro deste ano, ter sido suicídio e ponto final. Você pode ler a matéria do G1 com a decisão: Suprema Corte encerra investigação por morte de Salvador Allende.

O que me impressionou também foi como a ditadura conseguiu apagar quase tudo de e sobre Allende. Sua casa foi saqueada e todos os seus objetos destruídos, apagando parte da memória do país. Seguirei minhas pesquisas e descobertas. Estou adorando conhecer esta história.

Assista ao trailer do filme Salvador Allende.

Você conhece a história do Chile? Se tiver alguma indicação de filme, documentário ou livro, coloca nos comentários. Assim a gente ajuda outros viajantes a conhecerem um pouquinho mais do país!
Confira todos os posts sobre Chile Solo: Santiago & Arredores 

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here