Tarjeta BIP seu passe de transporte público em Santiago | Viajante Solo

Para se locomover em Santiago gastando menos, usar o metrô e o ônibus é a melhor opção, apesar do táxi não ser caro, comparado ao Brasil. Um detalhe importante é que, sem a tarjeta, você não poderá andar de ônibus, pois não há cobrador e o motorista não vende a passagem. O ônibus é importante para te levar a locais onde o metrô não chega e também à noite quando o metró já fechou. Vamos então entender como ela funciona?

O que é Tarjeta bip

A Tarjeta bip é um cartão de transporte e o meio oficial de pagamento de metrô e ônibus em Santiago do Chile.  A cada viagem, quando você passa seu cartão no validador, será descontada a quantia correspondente a tarifa daquele horário e você confere o saldo na tela.

SOLO TRAVEL WEEK 

Uma semana repleta de conteúdos sobre viajar sozinha, planejamento de viagem, destinos e muito mais. Conteúdos online & gratuitos com Denise Tonin & Convidados.

Deixe seu e-mail e seja avisada em primeira mão da próxima edição.

Quanto Custa

A mais recomendada para os turistas que vão passar pouco tempo na cidade e a mais usada no Transantiago é a tarjeta bip! portador que custa, apenas o cartão, CLP 1.400 (em Setembro de 2014). Depois você deve fazer a recarga. Um detalhe: sendo ao portador, caso você perca o cartão, não poderá bloqueá-lo e perderá seu precioso din din, como me aconteceu em Londres. Um preju desnecessário. Por isso, guarde bem sua tarjeta!

Onde comprar e fazer a recarga

Você encontra a tarjeta bip! nas bilheterias (boleterias) das estações de metrô, nos Puntos bip (comércios parceiros) ou nos Centros bip da cidade, onde também é possivel fazer a recarga. A carga mínima é de CLP 1.000 e a máxima de CLP 25.000 por cartão.

O site possui um localizador de pontos de recarga chamado Buscador Lugares Carga. Você insere a sua localização e o site te mostra no mapa o local mais próximo.

Além disso, você encontra também as máquinas para carga nas estações.

Maquinas de Carga Tarjeta Bip | Viajante Solo

Como ver o saldo

Quando você passa o cartão no validador, depois de descontar a quantia do trajeto, vai aparecer o saldo, como você pode ver na minha péssima foto, abaixo! rs

Saldo Tarjeta Bip | Viajante Solo

Mas se você não se lembrar, basta acessar o site Saldo Tarjeta bip e inserir o número do seu cartão.

Viagem de Emergência

Caso o seu cartão esteja com saldo insuficiente e você precise se locomover, poderá fazer uma – e apenas uma – viagem integrada de emergência por conta da sua próxima recarga. Ou seja, você viaja mesmo não tendo saldo no cartão e quando for fazer a recarga, o valor correspondente será descontado. Este benefício não funciona para o metrô, apenas para os ônibus da Transantiago e possui horários específicos:

  • Segunda a Sábado entre 21:00 e 09:00 do dia seguinte
  • Domingos e Feriados entre 14:00 e 09:00 do dia seguinte

Tarifas

Com a Tarifa Integrada você pode viajar durante 2 horas (120 minutos), desde o início da primeira etapa da viagem ou o primeiro bip, com um máximo de 2 transferências e, somenete uma delas, pode ser com o metrô. Os valores variam de acordo com os horários. Veja, abaixo, as combinações possíveis e os valores correspondentes.

Atenção: estas são as tarifas vigentes a partir de 1° de setembro de 2014. Para conferir as tarifas atualizadas você deve, antes de sua viagem, acessar o site Tarjeta bip ou Transantiago para conferir a atualização de preços.

Tarifa Tarjeta bip | Viajante Solo
Foto reprodução do site tarjetabip.cl

Agora você possui todas as informações úteis sobre a Tarjeta bip e pode desfrutar tranquilamente do transporte público de Santiago.

Confira todos os posts sobre Chile Solo: Santiago & Arredores

Viajante Solo Siga no Instagram

13 COMENTÁRIOS

    • Oi Maria Carolina, tudo bem ? Eu não encontrei esta informação na época e, por isso, fui fazendo as recargas aos poucos para não sobrar. Pode ser que tenha mudado e minha sugestão é você acessar o site da Tarjeta Bip e dar uma olhadinha nas regras de agora 🙂 http://www.tarjetabip.cl/ Boa viagem!

  1. Denise, tudo bem?
    Pelo que entendi então não existe alguma coisa similar ao bilhete UNITARIO do metro de São Paulo.
    Como vc informou o cartão BIP portador custa CLP 1400. Estes CLP 1400 já me permitem pegar o metro ou tenho que fazer uma recarga imediata (fiquei em dívida pois vc. disse que esse preço é só o cartão).
    Devo passar o cartão no validador só na entrada ou devo passar também na saída?

    • Oi Guilherme, tudo bem ? Não, não existe um bilhete único. Como escrevi, tem que fazer a recarga sim. Tbm informo onde fazer a recarga e os valores da época em que eu viajei. Para consultar os preços atualizados, basta acessar o site. Na época em que estive lá, não havia necessidade de passar o cartão na saída. Abs

  2. Olá, tenho uma dúvida.
    Tem algum ponto no aeroporto para fazer a tarjeta?
    Para que ao sair do aero, já possa utilizar o ônibus.
    Obrigado!!

  3. Olá Denise, saudações.
    Estou indo para Santiago com minha esposa e filhas. Gostaria de saber se é necessário um cartão para cada um de nós ou se posso usar o mesmo cartão para nós quatro.
    Abraços!

    • Oi André, tudo bem ? Pode ser um cartão só. Fiz isso com amigos e antes perguntei pra uma senhorinha no metrô. Mas para garantir, quando for comprar a sua Tarjeta pergunte novamente, pois pode ter mudado. Uma ótima viagem pra vocês! Bjos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here