Tarjeta BIP seu passe de transporte público em Santiago | Viajante Solo

Para se locomover em Santiago gastando menos, usar o metrô e o ônibus é a melhor opção, apesar do táxi não ser caro, comparado ao Brasil. Um detalhe importante é que, sem a tarjeta, você não poderá andar de ônibus, pois não há cobrador e o motorista não vende a passagem. O ônibus é importante para te levar a locais onde o metrô não chega e também à noite quando o metró já fechou. Vamos então entender como ela funciona?

O que é Tarjeta bip

A Tarjeta bip é um cartão de transporte e o meio oficial de pagamento de metrô e ônibus em Santiago do Chile.  A cada viagem, quando você passa seu cartão no validador, será descontada a quantia correspondente a tarifa daquele horário e você confere o saldo na tela.

SOLO TRAVEL WEEK 

Uma semana repleta de conteúdos sobre viajar sozinha, planejamento de viagem, destinos e muito mais. Conteúdos online & gratuitos com Denise Tonin & Convidados.

Deixe seu e-mail e seja avisada em primeira mão da próxima edição.

Quanto Custa

A mais recomendada para os turistas que vão passar pouco tempo na cidade e a mais usada no Transantiago é a tarjeta bip! portador que custa, apenas o cartão, CLP 1.400 (em Setembro de 2014). Depois você deve fazer a recarga. Um detalhe: sendo ao portador, caso você perca o cartão, não poderá bloqueá-lo e perderá seu precioso din din, como me aconteceu em Londres. Um preju desnecessário. Por isso, guarde bem sua tarjeta!

Onde comprar e fazer a recarga

Você encontra a tarjeta bip! nas bilheterias (boleterias) das estações de metrô, nos Puntos bip (comércios parceiros) ou nos Centros bip da cidade, onde também é possivel fazer a recarga. A carga mínima é de CLP 1.000 e a máxima de CLP 25.000 por cartão.

O site possui um localizador de pontos de recarga chamado Buscador Lugares Carga. Você insere a sua localização e o site te mostra no mapa o local mais próximo.

Além disso, você encontra também as máquinas para carga nas estações.

Maquinas de Carga Tarjeta Bip | Viajante Solo

Como ver o saldo

Quando você passa o cartão no validador, depois de descontar a quantia do trajeto, vai aparecer o saldo, como você pode ver na minha péssima foto, abaixo! rs

Saldo Tarjeta Bip | Viajante Solo

Mas se você não se lembrar, basta acessar o site Saldo Tarjeta bip e inserir o número do seu cartão.

Viagem de Emergência

Caso o seu cartão esteja com saldo insuficiente e você precise se locomover, poderá fazer uma – e apenas uma – viagem integrada de emergência por conta da sua próxima recarga. Ou seja, você viaja mesmo não tendo saldo no cartão e quando for fazer a recarga, o valor correspondente será descontado. Este benefício não funciona para o metrô, apenas para os ônibus da Transantiago e possui horários específicos:

  • Segunda a Sábado entre 21:00 e 09:00 do dia seguinte
  • Domingos e Feriados entre 14:00 e 09:00 do dia seguinte

Tarifas

Com a Tarifa Integrada você pode viajar durante 2 horas (120 minutos), desde o início da primeira etapa da viagem ou o primeiro bip, com um máximo de 2 transferências e, somenete uma delas, pode ser com o metrô. Os valores variam de acordo com os horários. Veja, abaixo, as combinações possíveis e os valores correspondentes.

Atenção: estas são as tarifas vigentes a partir de 1° de setembro de 2014. Para conferir as tarifas atualizadas você deve, antes de sua viagem, acessar o site Tarjeta bip ou Transantiago para conferir a atualização de preços.

Tarifa Tarjeta bip | Viajante Solo
Foto reprodução do site tarjetabip.cl

Agora você possui todas as informações úteis sobre a Tarjeta bip e pode desfrutar tranquilamente do transporte público de Santiago.

Monte sua Viagem com Parceiros Testados & Aprovados

Economize e viaje tranquila!

Hospedagem em Hotel

Encontre o hotel ideal no Booking.com com os melhores preços e possibilidade de cancelamento grátis! Mais de 1 milhão de propriedades, em 227 países. 

Faça sua reserva agora!

Hospedagem em Hostel

Prefere descontração e fazer novos amigos na sua viagem solo? Encontre o hostel ideal no HostelWorld. Mais de 33 mil propriedades, em mais de 170 países!

Faça sua reserva agora!

Hospedagem em Apto ou Casa

Alugue um apto ou casa direto com os proprietários usando o AirBnb. Mais de 3 milhões de acomodações! Desconto na 1ª locação fazendo o seu cadastro agora! 

Cadastre-se e ganhe desconto!


Seguro Viagem

Faça seu orçamento sem compromisso e encontre a melhor seguradora e o plano ideal para a sua viagem solo. Parcele em até 12 X !

Faça sua cotação agora!

Chip Internacional na sua casa

Receba seu chip internacional em casa e já saia do Brasil com acesso a internet! Compre o chip EasySim4U com cobertura em mais de 140 países.

Escolha seu plano agora!

Aluguel de Carro

Faça uma busca com a RentCars, escolha o melhor modelo e pague em reias, sem cobrança de IOF e em até 12X no cartão de crédito. Desconto de 5% no pagto em boleto;

Faça sua reserva agora!

Column 1

As empresas listadas acima são parceiras do Viajante Solo e a cada reserva feita por você com nosso link, ganhamos uma pequena comissão. Mas isso não aumenta em nada o preço dos produtos e serviços para você. Reserve pelo nosso link e ajude o blog a trazer mais e mais novidades. Obrigada!

13 COMENTÁRIOS

    • Oi Maria Carolina, tudo bem ? Eu não encontrei esta informação na época e, por isso, fui fazendo as recargas aos poucos para não sobrar. Pode ser que tenha mudado e minha sugestão é você acessar o site da Tarjeta Bip e dar uma olhadinha nas regras de agora 🙂 http://www.tarjetabip.cl/ Boa viagem!

  1. Denise, tudo bem?
    Pelo que entendi então não existe alguma coisa similar ao bilhete UNITARIO do metro de São Paulo.
    Como vc informou o cartão BIP portador custa CLP 1400. Estes CLP 1400 já me permitem pegar o metro ou tenho que fazer uma recarga imediata (fiquei em dívida pois vc. disse que esse preço é só o cartão).
    Devo passar o cartão no validador só na entrada ou devo passar também na saída?

    • Oi Guilherme, tudo bem ? Não, não existe um bilhete único. Como escrevi, tem que fazer a recarga sim. Tbm informo onde fazer a recarga e os valores da época em que eu viajei. Para consultar os preços atualizados, basta acessar o site. Na época em que estive lá, não havia necessidade de passar o cartão na saída. Abs

  2. Olá, tenho uma dúvida.
    Tem algum ponto no aeroporto para fazer a tarjeta?
    Para que ao sair do aero, já possa utilizar o ônibus.
    Obrigado!!

  3. Olá Denise, saudações.
    Estou indo para Santiago com minha esposa e filhas. Gostaria de saber se é necessário um cartão para cada um de nós ou se posso usar o mesmo cartão para nós quatro.
    Abraços!

    • Oi André, tudo bem ? Pode ser um cartão só. Fiz isso com amigos e antes perguntei pra uma senhorinha no metrô. Mas para garantir, quando for comprar a sua Tarjeta pergunte novamente, pois pode ter mudado. Uma ótima viagem pra vocês! Bjos

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here