Conto aqui a minha primeira experiência com a Via Rail, empresa canadense do setor público que controla grande parte da rede ferroviária do Canadá. A viagem de Montreal a Niagara Falls de trem é demorada, mas valeu a pena pela experiência. Já fiz outras viagens de trem antes com TGV, Thalys, Eurostar, trens regionais da Bélgica, mas achei a experiência canadense imbatível!
Apesar da viagem ser longa (8 horas no total), resolvi ir de Montreal diretamente para Niágara Falls em um combo: Via Rail (trem) e Go Trasit (trem regional e ônibus). Foi a minha estreia em combos e, pra minha alegria, deu tudo certo!
Roteiro de Montreal a Niagara Falls
- Montreal para Toronto – 5h30 de duração – Via Rail (trem)
- Toronto para Burlington – 1h de duração – Go Transit (trem regional)
- Burlington para Niagara Falls – 1h30 de duração – Go Transit (ônibus)
Achou cansativo? Um pouquinho, mas quando a gente está começndo a desbravar o mundo, tudo vale a pena. E, pra quem adora viajar de trem, fica melhor ainda. Também nos livramos do stress dos aeroportos.
Montreal para Toronto
O embarque em Montreal é feito na Central Station e o mais legal nas viagens de trem é que você não precisa chegar com 1 hora de antecedência, como nos aeroportos. Meia horinha antes e já está de bom tamanho, assim você pode dar uma voltinha para conhecer a estação antes da viagem.
Depois de iniciar o embarque, você vai apresentar seu ticket (em papel ou pelo celular / tablet) e pode dirigir-se ao seu vagão e assento. No meu caso não tinha marcado nenhum, mas corri pra janelinha pra não perder nem um minutinho de paisagem. Na imagem, abaixo, indico onde você pode ver o número do vagão e assento.
Infelizmente, nesta viagem eu não estava pensando no blog e, por isso, não tenho fotos do interior do trem para mostrar pra vocês. Mas, o mais importante aqui, é dizer que o trem é super confortável, o staff muito atencioso e, o melhor de todos os mundos para quem ama internet: tomadas e Wi-fi gratuito. Me apaixonei!
Como estava sozinha e sou meio encanada com a minha mala – sou daquelas que, na França, não desgruda da máquina de lavar roupas nas lavanderia por medo de ser roubada -, acabei não indo até o vagão restaurante pra conhecer. Apenas comi um lanche nos carrinhos que passavam. O sanduíche era delicioso.
Toronto para Burlington
Ao chegar na Union Station, principal estação ferroviária de Toronto e a mais movimentada também, percebi rapidamente onde estava. Pessoas correndo de um lado para o outro super apressadas e a pateta aqui parada no meio do caminho procurando o trem para Burlington. Nem preciso dizer que, em poucos segundos, levei um encontrão, né? Mas quando a gente está de férias tudo é festa, nem liguei.
Como “quem tem boca, vaia Roma”, consegui descobrir onde deveria pegar o trem regional e saber que não precisava aguardar até o horário do meu trem para Burlington. Sendo um trem regional, poderia pegá-lo em qualquer horário. Fiquei um pouco desconfiada da informação, mas me atirei no primeiro trem pra ver no que ía dar! E deu certo!
Para embarcar no Go Transit não foi necessário passar em nenhuma roleta e nem mostrar a passagem. Mas é claro que você precisa TER a passagem, pois a qualquer momento os fiscais podem solicitá-la.
O Go Transit é tipo o RER na França, mas bem mais cuidado. Pelo menos este vagão que peguei era novinho e bem limpo. Para achar o local de embarque, basta seguir as placas indicativas com a logo do GoTransit.
A viagem até Burlington dura, aproximadamente, 1 hora. O chato é que é um pinga pinga tremendo. São 8 stops rápidas. Veja a rota em vermelho.
Chegando em Burlington, me senti em uma estação fantasma. Não havia uma viva alma! Glups, foi a minha reação…. será que vou achar o ônibus que me levará até Niagara sem ninguém pra perguntar? Bateu um medinho, sim, confesso.
Como não havia literalmente ninguém por ali para que eu pudesse perguntar algo, resolvi buscar a saída da estação.
Burlington para Niagara Falls
Mas como Deus protege as criancinhas e as viajantes solo, ao sair da estação encontrei o bus número 12, paradinho, como se estivesse somente esperando a minha pessoa para partir. Mais uma vez, não era necessário aguardar o horário indicado na passagem.
O ônibus é super confortável e, assim como o trem, fez várias paradas em pequenas cidadezinhas no meio do caminho. Como tinha adiantado o meu embarque no trem regional e, agora, no ônibus, nem esquentei, pois ía chegar bem mais cedo do que o previsto.
A viagem de 1h e meia foi embaixo de chuva. Mas, na medida em que avançávamos em direção a Niagara Falls, o tempo foi abrindo e cheguei com direito a pôr do sol e 28 graus.
A viagem de Montreal até Niagara Falls é realmente longa, mas dá para curtir bastante e eu recomendo pela economia e para aprender a se virar com essa logística toda. Lembre que as coisas no Canadá funcionam!
Agora, se você está com pouco tempo, pode considerar pegar um avião até Toronto e depois pegar o ônibus na Union Station. Para ver todos os horários dos ônibus acesse o site da Go Transit aqui.