De Montreal a Niagara Falls com a Via Rail | Viajante Solo

Conto aqui a minha primeira experiência com a Via Rail, empresa canadense do setor público que controla grande parte da rede ferroviária do Canadá. Já fiz outras viagens de trem antes com TGV, Thalys, Eurostar, trens regionais da Bélgica e tal. Mas achei a experiência canadense imbatível!

Apesar da viagem ser longa (8 horas no total), resolvi ir de Montreal diretamente para Niágara Falls em um combo: Via Rail (trem) e Go Trasit (trem regional e ônibus). Foi a minha estreia em combos e, pra minha alegria, deu tudo certo!

O roteiro foi assim:

  • Montreal >> Toronto – 5h30 de duração – Via Rail (trem)
  • Toronto >> Burlington – 1h de duração – Go Transit (trem regional)
  • Burlinton >> Niagara Falls – 1h30 de duração – Go Transit (ônibus)

Achou cansativo? Um pouquinho, mas vale totalmente a pena! Pelo menos pra mim valeu, já que sou apaixonada por trens.

Montreal >> Toronto

O embarque em Montreal é feito na Central Station e o mais legal nas viagens de trem é que você não precisa chegar com 1 hora de antecedência, como nos aeroportos. Meia horinha antes e já está de bom tamanho, assim você pode dar uma passeadinha e conhecer a estação antes da viagem.

Central Station Montreal | Viajante Solo
Estação Central de Montreal, Canadá

Depois de iniciar o embarque, você vai apresentar seu ticket (em papel ou pelo celular / tablet) e pode dirigir-se ao seu vagão e assento. No meu caso não tinha marcado nenhum, mas corri pra janelinha pra não perder nem um minutinho de paisagem.  Na imagem, abaixo, indico onde você pode ver o número do vagão e assento.

Cartao de Embarque Montreal Toronto | Viajante Solo

Infelizmente, nesta viagem eu não estava pensando no blog e, por isso, não tenho fotos do interior do trem para mostrar pra vocês. Mas, o mais importante aqui, é dizer que o trem é super confortável, o staff muito atencioso e, o melhor de todos os mundos para quem ama internet: tomadas e Wi-fi gratuito. Me apaixonei!

Como estava sozinha e sou meio encanada com a minha mala – sou daquelas que, na França, não desgruda da máquina de lavar roupas nas lavanderia por medo de ser roubada -, acabei não indo até o vagão restaurante pra conhecer, apenas comi um lanche nos carrinhos que passavam. O sanduíche era delicioso.

Sanduiche Via Rail | Viajante Solo
Sanduíches no serviço de Bordo da Via Rail. Me viciei em baby carrots!
Toronto >> Burlington

Ao chegar na Union Station, principal estação ferroviária de Toronto e a mais movimentada também, percebi rapidamente onde estava. Pessoas correndo de um lado para o outro super apressadas e a pateta aqui parada no meio do caminho procurando o trem para Burlington. Nem preciso dizer que, em poucos segundos, levei um encontrão, né? Mas quando a gente está de férias tudo é festa, nem liguei.

Go Transit Trem Toronto | Viajante Solo
Trem regional Go Transit

Como “quem tem boca, vaia Roma”, consegui descobrir onde deveria pegar o trem regional e saber que não precisava aguardar até o horário do meu trem para Burlington. Sendo um trem regional, poderia pegá-lo em qualquer horário. Fiquei um pouco desconfiada da informação, mas me atirei no primeiro trem pra ver no que ía dar! E deu certo!

Para embarcar no Go Transit não foi necessário passar em nenhuma roleta e nem mostrar a passagem. Mas é claro que você precisa TER a passagem, pois a qualquer momento os fiscais podem solicitá-la.

O Go Transit é tipo o RER na França, mas bem mais cuidado. Pelo menos este vagão que peguei era novinho e bem limpo. Para achar o local de embarque, basta seguir as placas indicativas com a logo do GoTransit.

Interior do Go Transit Trem | Viajante Solo

A viagem até Burlington dura, aproximadamente, 1 hora. O chato é que é um pinga pinga tremendo. São 8 stops rápidas. Veja a rota em vermelho.

Rota Toronto Burlington | Viajante Solo

Chegando em Burlington, me senti em uma estação fantasma. Não havia uma viva alma! Glups, foi a minha reação…. será que vou achar o ônibus que me levará até Niagara sem ninguém pra perguntar?

Estação Burlington | Viajante Solo

Burlington >> Niagara Falls

Mas como Deus protege as criancinhas e as viajantes solo, ao sair da estação encontrei o bus número 12, paradinho, como se estivesse somente esperando a minha pessoa para partir. Mais uma vez, não era necessário aguardar o horário indicado na passagem.

Go Transit Ônibus | Viajante Solo

O ônibus é super confortável e, assim como o trem, fez várias paradas em pequenas cidadezinhas no meio do caminho. Como tinha adiantado o meu embarque no trem regional e, agora, no ônibus, nem esquentei, pois ía chegar bem mais cedo do que o previsto.

A viagem de 1h e meia foi embaixo de chuva. Mas, na medida em que avançávamos em direção a Niagara, o tempo foi abrindo e cheguei com direito a pôr do sol e 28 graus.

Por do Sol Niagara Falls | Viajante Solo

A viagem Montreal >> Niagara é realmente longa, mas dá para curtir bastante e eu recomendo. Agora, se você está com pouco tempo, pode considerar pegar um avião até Toronto e depois pegar o ônibus na Union Station. Você pode conferir os horários dos ônibus aqui.

Confira todos os posts sobre Canada Solo

Viajante Solo Siga no Instagram

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here