fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeSerra GaúchaPinto BandeiraVisita à Vinicola Don Giovanni em Pinto Bandeira

Visita à Vinicola Don Giovanni em Pinto Bandeira

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Para quem é amante de vinhos, a Vinícola Don Giovanni tem o melhor a oferecer. Dito isso, devo também ressaltar que é uma das experiências mais autênticas e exclusivas para se viver na Serra Gaúcha. 

Leia também

Dall’Onder Grande Hotel, tradição e gastronomia em Bento

Vinhos Larentis: visita e degustação premium

Jantar harmonizado na Hostaria Casacurta

Visita à Vinícola Pizzato no Vale dos Vinhedos

Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Franc. São essas as variedades de uvas cultivadas nos 17 hectares de terroir da vinícola Don Giovanni. Talvez a matéria prima do vinho e as produções renomadas sejam um dos maiores atrativos de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, uma cidade bucólica que proporciona opções autênticas de turismo. 

Quando falamos de viticultura no Brasil, a vinícola Don Giovanni marca seu espaço tanto pelos anos de tradição, quanto pelas práticas sustentáveis e valorização da ecologia. As uvas são cultivadas em perfeita harmonia com o ambiente, sem o uso de fertilizantes e herbicidas para o controle de plantas daninhas. Ali são usadas técnicas mecânicas, justamente para priorizar a qualidade do produto final. 

Entrada Vinícola Don Giovanni

Por falar em harmonia com o ambiente, a Don Giovanni busca garantir o equilíbrio do ecossistema e da biodiversidade por meio do manejo biodinâmico. Sem dúvida alguma, isso garante uvas de maior qualidade. 

Em meio aos hectares de cultivo das uvas, a produção dos vinhos da propriedade segue o mesmo padrão de qualidade. Desta vez, técnicas modernas e ambientes bem higienizados garantem que os espumantes, vinhos brancos e tintos cheguem às caves e mesas prontos para servirem aos bons momentos. 

Don Giovanni Parreiral

Finalmente, é a priorização da qualidade e das boas práticas de cultivo que marcam o sabor e a tradição da vinícola de Don Giovanni. Assim, eles observam todos os detalhes e cuidam para que tudo fique delicioso, até chegar a sua mesa. 

Errou quem pensou que eles oferecem apenas bons produtos. Se você, assim como eu, é apaixonada por vinhos, poderá visitar a linda propriedade, conhecer de perto toda essa produção e desfrutar de bons momentos na Serra Gaúcha. Tudo parece colaborar com o clima bucólico da região e é sobre isso que vou falar no post de hoje. 

História

Ao pegar em uma garrafa de vinho Don Giovanni, você entra em contato com longos anos de história e tradição. A produção da família se iniciou no século passado, em meados da década de 1920, e continua correndo no sangue familiar desde então. 

Atualmente, quem cuida de tudo são os irmãos Paola, Fábia e André Dreher Giovanni. Além dos vinhos, eles abriram as portas do complexo para visitação. 

Visita Vinícola Don Giovanni

Uma das características mais incríveis é a casa construída nos anos 1930. As características e arquitetura seguem preservadas, mas agora o lugar funciona como uma pousada. Na região, o complexo Don Giovanni se tornou referência em hospitalidade, originalidade e, claro, em gastronomia. 

A propriedade é situada a 12 quilômetros de Bento Gonçalves e fica a 720 metros de altitude. Nem preciso dizer que é o clima ideal para o cultivo de boas uvas e também para momentos especiais, não é mesmo?

Visita a Don Giovanni

Quando visitamos o complexo Don Giovanni, começamos pela cave e pela estrutura da vinícola. 

Vinícola Don Giovanni Degustação

Em seguida, fizemos uma degustação vertical de Cabernet Franc, que contou com vinhos das safras de 2012, 2002, 1998 e 1994.

Os vinhos Cabernet Franc são deliciosos vinhos secos e possuem cor rubi brilhante e acre. A graduação alcoólica é entre 12 e 13% e apresenta, em seu paladar, um bom equilíbrio de taninos aveludados e elegantes. 

Em termos de aroma, você logo se apaixona pela intensidade e harmonização dos aromas de frutas e carvalho. É possível sentir as notas de framboesa e especiarias como a pimenta e o tabaco. 

Já no paladar, o vinho tem corpo médio e tem um retrogosto que evolui bem durante a degustação. 

Se você está se perguntando o que deve acompanhar um Cabernet Franco, eles são indicados para carnes vermelhas, grelhados, massas e um bom e tradicional queijo. 

Pôr do sol

A visita segue para uma caminhada pelos vinhedos. Inclusive, depois de degustar vinhos tão gostosos e conhecer toda a produção, nada melhor que se ver em meio às vinhas de onde saem a matéria prima: as uvas. 

O clima agradável ganhou ainda mais força quando nos deparamos com um espetáculo imperdível: o pôr do sol. Em um mirante, pudemos ver o sol se esconder atrás da serra, com a iluminação caindo aos poucos sobre as plantas. 

O show segue indescritível e agraciado pelos tons de azul e amarelo, que formam um degradê belíssimo e intenso no céu gaúcho. Nesse momento, nada melhor que um brinde para regar o visual. 

Jantar no Restaurante Don Giovanni

O restaurante Don Giovanni funciona no térreo do casarão onde fica a pousada. Os jantares seguem a excelência dos vinhos e não deixam nada a desejar. Inclusive, os espumantes e vinhos são os responsáveis pela harmonização dos pratos que compõem o menu. 

Vinícola Don Giovanni Degustação Cabernet Frank

Nessa ocasião, pude degustar a especialidade da casa: o risoto de alcachofra. Segundo o chefe, a maioria dos legumes, hortaliças e ingredientes dos pratos vem dos terrenos Don Giovanni, o que deixa tudo ainda mais especial. Além disso, os pratos são todos preparados em modo artesanal. 

Abaixo, o menu que degustamos:

Menu

Entrada: salada de alface com redução de vinho e manga flambada, acompanhada de espumante.

Prato 1: risoto de alcachofra harmonizado com vinho branco Chardonnay. 

Prato 2: frango com cebola e batatas assadas decoradas com uva passa, harmonizado com vinho tinto Merlot. 

Sobremesa: sorvete. 

O restaurante Don Giovanni atende aos hóspedes que ficam na pousada, mas também aceita reservas para grupos a partir de 12 pessoas. Se vale a pena? Com certeza! Ali você não tem um jantar, mas sim uma experiência gastronômica exclusiva.

Pousada Don Giovanni

A pousada Don Giovanni funciona no casarão construído na década de 1930. O charme e requinte pode ser aproveitado em um dos oito quartos, sendo que um deles fica em uma cabana, próximo aos vinhedos. 

Dentro dos quartos, a ambiência é aconchegante e especial, com decorações rústicas. Todos são muito bem arejados e possuem janelas com vistas privilegiadas, isso sem falar que são acomodações para momentos que ficam ainda melhores se levar algum vinho. 

O apartamento da cabana possui também uma banheira e uma decoração ainda mais especial. 

Dessa forma, podemos dizer que se hospedar na pousada Don Giovanni é uma experiência para poucos.

Informações Práticas para a Visita 

Todas essas experiências não só podem, como devem ser vividas por quem aprecia momentos de tranquilidade. Abaixo, informações para você fazer reservas.
Consulte os preços e experiências oferecidas no site oficial da Don Giovanni

Endereço: Linha Amadeu, Pinto Bandeira – RS (Rota Vinhos de Montanha)

Telefone: (54) 3455-6294 e (54) 3455-6293

E-mail: vinicola@dongiovanni.com.br e pousada@dongiovanni.com.br 

Denise Tonin visitou a vinícola à convite da Don Giovanni, durante a Press Trip Vindima 2019, mas a opinião é isenta e baseada na experiência real da autora.

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Success message!
Warning message!
Error message!