Estava buscando um lugar tranquilo e perto do Rio para descansar e também para começar o planejamento de negócios de 2019. Bati o olho na piscina de borda infinita da Pousada Enseada das Garças, em São Pedro da Aldeia e foi paixão à primeira vista. Impossível resistir. Era ali que eu queria passar uma semana sozinha e tranquila.
Leia também
Viajar Sozinha para a Praia do Forte
Viajar Sozinha para Angra dos Reis
Viajar Sozinha para Foz do Iguaçu
A Pousada fica em São Pedro da Aldeia, a 145 km distante do Rio. Foi construída no alto de uma colina e tem uma vista linda e inspiradora, além de ser rodeada de verde.
É um local ideal para descansar e se desligar do mundo, principalmente para quem vive em cidade grande e caótica como eu. O silêncio é surpreendente e me deixou em completo relaxamento!
Mas se você quiser passear e fazer outras atividades, ela está muito perto de Cabo Frio (13 km), Arraial do Cabo (22 km) e também de Búzios (26 km). Então em uma mesma viagem você pode ter muito sossego e também agito, basta escolher.
Acomodações
A Enseada das Garças não é muito grande e, portanto, fica muito aconchegante. São 13 bangalôs, todos equipados com televisão LCD, frigobar, ar condicionado e outros detalhes que dependem do tipo de acomodação que você escolher. Existem bangalôs com vista para o mar (com e sem hidromassagem) e vista para o jardim, que foi a minha escolha.
A suite 6 ficava no segundo andar de um bangalô com as paredes cor de mostarda e a subida é feita por uma escadinha caracol externa em ferro. Havia uma varandinha deliciosa em meio ao verde com mesinha e cadeiras, também uma rede quadriculada para balançar nos finais da tarde.
O quarto em que fiquei não era grande, mas ideal pra mim e muito bem decorado com cores claras e relaxantes. Eu deixava as cortinas branquinhas em voal sempre abertas e, todos os dias, acordava com o canto sincronizado e harmônico dos pássaros e a luminosidade entrando por entre as árvores. Impossível não começar o dia em alto astral!
O banheiro tem amenities com argan e o chuveiro é elétrico com uma ducha bem forte e gostosa. Não tem secador de cabelos, o que acho que ficou faltando.
Por uma noite dormi em outra suíte bem maior, no térreo e também rodeada por verde. O legal nesse quarto são as janelas ao redor de todo o quarto, que te deixam inserida mesmo no jardim.
O banheiro ficava em uma espécie de jardim de inverno, havia duas pias, uma área aberta para o box com o chuveiro, o toilet separado e o chão era todo coberto de pequenas conchinhas. Muito lindo!
Veja os Stories no Instagram com detalhes das acomodações
Áreas de Convivência
A piscina, com certeza, é a parte mais encantadora da Enseada das Garças e onde passei a maior parte do tempo. Espreguiçadeiras ao redor da piscina, ducha e descendo uma escadinha, há os banheiros masculino e feminino.
Há também uma área coberta onde fica o bar com sofás super confortáveis e tomadas para você carregar seus equipamentos. Foi meu local de trabalho todas as manhãs. O bar não estava funcionando, mas bastava você ligar para a recepção e alguém trazia o seu drink rapidinho.
Descendo uma escada você chega na praia Ponta da Areia, com águas calmas e quase deserta. Desci somente duas vezes, uma para fotografar e outra para ver o pôr do sol, quando o espírito de orelha mandou eu sair dali ao ver um barco se aproximar fazendo menção de atracar. Sempre escuto meu instinto e não ía ficar ali parada
Veja as melhores opções de hospedagem em São Pedro da Aldeia
Gastronomia
O café da manhã é servido na área externa com uma vista relaxante e vez ou outra, você terá a ilustre companhia dos micos espalhados pela pousada. Não se preocupe que eles não vão te atacar, mas fique ligada porque vão chegando cada vez mais perto.
Suco, frutas, pães, frios, bolos pra você começar o dia maravilhosamente bem. Ainda poderá pedir um ovinho mexido, omelete ou tapioca.
Fiquei hospedada durante toda a semana e a minha intenção não era passar o dia fora e sim ficar na pousada. Neste ponto, as opções para almoço e jantar não foram muitas.
Apesar da pousada ter um cardápio, nem todas as opções estavam disponíveis durante a semana. A alimentação funcionou bem e tudo estava muito gostoso. Conversava com as meninas e decidíamos em função do que eu gostaria de comer e do que havia na cozinha.
A alimentação não impactou na minha experiência maravilhosa na Enseada das Garças, mas acho que é um ponto a melhorar para as necessidades de quem se hospeda durante a semana e não quer se deslocar. Imagino que na alta temporada e nos finais de semana, quando a pousada tem mais gente, as opções sejam mais variadas.
Staff
Você será recebida pela Leninha, uma pessoa maravilhosa, divertida e que toma conta da pousada e dos hóspedes cuidando para que tudo fique perfeito. A equipe da pousada é muito eficiente e deixo aqui o meu muito obrigada pra todos que fizeram de tudo para que a minha estadia fosse maravilhosa: Ricardo, Débora, Zé, Claudinha e Marlene.
Como chegar
Você pode ir de ônibus a partir da Rodoviária Novo Rio e a empresa que faz o trajeto é a 1001 que disponibiliza muitos horários. Eu paguei R$ 48,00 (Novembro 2018) cada trecho e este era o valor mais em conta. O único problema é que na volta o trajeto foi pela serra e a viagem foi mais longa e bastante enjoativa.
A outra opção é alugar um carro ou ir com carro próprio, o que vai te deixar mais livre, caso queira passear pela região e conhecer as outras cidades ao redor, como , Cabo Frio, Arraial e Búzios.
Confira hospedagens nas praias próximas
Acho que nem preciso dizer que amei a minha estadia na Enseada das Garças e pretendo voltar muito em breve para descansar e rever todo o planejamento que fiz por lá para 2019.
2 comentários em “Pousada Enseada das Garças: conforto em São Pedro da Aldeia”
Foi fácil sair da Rodoviária de São Pedro da Aldeia para ir à Enseada das Garças?
Oi Aline, tudo bem ? Fui de táxi! bjos