Para quem gosta de tranquilidade e uma breve desligada da correria de uma viagem, tem como opção de passeio em Foz do Iguaçu, a visita ao Templo Budista de Chen Tien, que poderá ir por conta própria ou utilizando o City Tour de Foz. O Templo Chen Tien é considerado o segundo maior templo na América Latina, construído em 96 pela comunidade chinesa da região. Está ligado a linha budista Mahayana que possui grande presença na China, Japão e em outros países da Ásia.

Leia também: Viajar Sozinha para Foz do Iguaçu

Visita ao Templo Budista de ChenTien Denise Tonin

Como chegar

Tour

A visita ao templo budista está inclusa no passeio City Tour Foz, oferecido pelas principais agências de turismo: Loumar e Combo Iguazu. Com as agências você explora o templo em mais ou menos 30 minutos. Fica um pouco corrido para o meu gosto, mas é sificiente para ver tudo.

Ônibus

Se optar em conhecer o templo de transporte público, vá até o Terminal de Transporte Urbano (TTU) que fica na Av. JK, 1385, Centro de Foz. Chegando lá, informe-se de onde sai a linha 103 em direção ao Jardim Califórnia. Peça para descer no Templo, que tem o ponto a poucos metros da entrada.

Veja os horários da linha 103

Carro

Para chegar de carro ao Templo Budista de Chen Tien, pegue a Avenida Tancredo Neves (BR-600), que está super bem conservada e sinalizada. Ela liga o Centro de Foz a Hidrelétrica de Itaipu. Fique atento as placas e rapidinho você chegará ao templo.

A Visita ao Templo Budista de Chen Tien

O Templo Budista de Chen Tien fica no alto da cidade e de lá você consegue ter uma visão de parte da Ciudad del Este, no Paraguai e também do Centro de Foz do Iguaçu.

Os jardins são muito bonitos e bem cuidados e você poderá pisar na grama e chegar pertinho das estátuas. São mais de 200 espalhadas pelos jardins e poderá fotografar à vontade do lado de fora. Dentro do templo não é permitido.

Visita ao Templo Budista de ChenTien Buda Deitado

Procure ir em um dia bonito, pois a parte que você gastará mais tempo é o jardim. Você pode cacular 1h a 1h30 para ver tudo com calma e usufruir da tranquilidade do lugar. Mas isso só pra quem vai por conta própria. Como já disse, no City Tour você fica de 20 a 30 minutinhos só.

Três monges moram no templo, mas apenas um fala português. Eles vivem em uma casinha amarela separada do templo e, obviamente, não está aberta a visitação.

Próximo ao templo você vai ver 108 estátuas, alinhadas em direção ao pôr do sol, que representam os Amitabhas, espécie de sacerdotes que deixaram suas vidas para trás para ensinar o caminho correto as pessoas. Os gestos das mãos simbolizam a meditação e as boas-vindas e boa energia aos visitantes. As estátuas possuem identificações com os nomes das diferentes famílias que fizeram doações para a construção do templo.

Templo Budista de Chen Tien Amitabhas Viajante Solo

Também há estátuas que representam os Bodhisattvas, seres iluminados. Eles não são budas, e representam as coisas corretas que devemos fazer durante a nossa vida.

Templo Budista de Chen Tien Manjushri
Manjushri: a sabedoria

Bodhisattvas, qualquer pessoa que, movida por grande compaixão, gerou bodhicitta, que é o desejo espontâneo de atingir o mesmo status de Buda para o benefício de todos os seres (Fonte: Wikipedia)

 

Templo Budista de Chen Tien Samantabhadra
Samantabhadra: a bondade
  • Samantabhadra: a bondade
  • Manjushri: a sabedoria
  • Ksitigarbha: a salvação de todos os seres
  • Avalokiteshvara: a compaixão
Templo Budista de Chen Tien Avalokiteshvara
Avalokiteshvara: a compaixão

Os Leões de Buda, Rui Shi em chinês, também chamados de Leões Foo são os guardiões do templo que espantam as más energias. Sempre aparecem em pares, com a fêmea posicionada à esquerda e o macho à direita. Sob a pata do fêmea há um filhote que representa a Flor da Vida e no macho uma bola, representando o Ciclo da Vida.

Templo Budista de Chen Tien Leão Foo

Há as estátuas que representam Siddhartha Gautama, o príncipe iluminado. A estátua principal é a que está no centro dos jardins.

Visita ao Templo Budista de Chen Tien Siddhartha Gautama Pequeno
Siddhartha Gautama

Aqui o nosso alegre e sorridente Mi La Pu-San no alto dos seus 7 metros de altura! Ele virá no final dos tempos para trazer felicidade (por isso, tão sorridente e simpático) e prosperidade. Também é chamado Buda da riqueza e da fortuna e as pessoas que o tem em casa, colocam dinheiro para que ele traga também a prosperidade financeira.

Templo Budista de Chen Tien Mi La Pu-San
Mi La Pu-San

Amitaba, o Buda Celestial é a mais recente aquisição do templo e veio da China. Foi montada em Foz no ano de 2014. Com 10 metros de altura é uma das maiores representações de Buda na América do Sul.

Templo Budista de ChenTien Buda Celestial
Amitaba, o Buda Celestial

Aproveite a tranquilidade e a beleza do lugar para respirar e desacelerar. Garanto que te fará um bem enorme e você sairá de lá com um largo sorriso no rosto e com a serenidade a seu lado.

O Ticket Loko apoiou o projeto Foz do Iguaçu Solo e ofereceu como cortesia a Denise Tonin os passeios Macuco Safari, Jantar Noite Italiana, City Tour Foz, City Tour Ciudad del Leste e City Tour Puerto Iguazu.

Informações Práticas

Horários: Visitas: Ter à Dom, 9h30 às 16h30, Cultos: Domingo, 9h às 11h30
Ingresso: Gratuito
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vilanova, 99 –  Jardim Califórnia
Telefone: 3524-5566 / ordembudista@gmail.com

Está com viagem marcada?

Economize e viaje tranquila! Parceiros Testados & Aprovados

Hospedagem 

Encontre a melhor hospedagem para sua viagem solo com os melhores preços e possibilidade de cancelamento grátis! Mais de 1 milhão de propriedades, em 227 países. 

Encontre o hotel ideal!

Seguro Viagem

Faça seu orçamento sem compromisso e encontre a melhor seguradora e o plano ideal para a sua viagem solo. Use o cupom VIAJANTESOLO05 e ganhe desconto.

Encontre o melhor plano!

Internet 4G

Não perca tempo durante a sua viagem! Receba seu chip em casa e já saia com  ele ativado! Cobertura em mais de 140 países.

Escolha seu plano agora!

As empresas listadas acima são parceiras do Viajante Solo e a cada reserva feita por você com esses links, ganho uma pequena comissão. Você não pagará mais por isso! Reserve pelo meu link e ajude o blog a trazer mais e mais novidades. Obrigada pela preferência!

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.