Check-list-da-casa-antes-de-viajar

Vai dizer que você não sente uma super ansiedade pré-viagem? A gente fica pensando nas coisas que podemos esquecer e dá uma pirada. Com você é assim? Isso é muito normal e uma das coisas que podem te ajudar é seguir um check list da casa com todas as coisas que você deve fazer antes de bater a porta e seguir para a sua viagem sozinha!

Leia também 

Como planejar  a primeira viagem sozinha

Listei abaixo algumas das coisas que costumo fazer e chamei de check list da casa antes de Viajar. Vamos ver?

Faça uma Cópia Chave

Check list da Casa

Independente de viajar ou não, por morar sozinha, gosto de ter uma cópia da chave com algum amigo, vizinho de confiança ou familiar. Vai que durante a sua viagem aconteça algo na sua casa e alguém precise entrar.

O melhor é ter alguém de confiança que possa abrir para você não ter nenhum prejuízo em caso de necessitar algo por lá. Já pensou ter um arrombamento na sua casa e depois ter que refazer chaves e tals? Não seria muito legal.

Geladeira & Freezer

Check list da Casa

Aqui temos várias coisas que podem ser feitas. Se você vai viajar por um longo tempo, o ideal é esvaziar e desligar a geladeira. Mas deixe-a sequinha, com as portas abertas e fora da tomada, ok ?

Já se a viagem não será por longo tempo, o que aconselho a fazer é começar a consumir os perecíveis primeiro e também ver o que poderá ser congelado até a sua volta. Assim não há desperdício de alimentos.

Caso tenha produtos que não possam ser congelados ou consumidos até a data da sua viagem, por que não doá-los ? Não esqueça de checar a validade dos congelados também. Meu porteiro e minha vizinha de porta eram meus herdeiros de véspera de viagem!

Feche o gás

Check list da Casa

Outra coisa primordial é desligar o gás. Uma vez cheguei ao aeroporto e fiquei na dúvida se tinha ou não desligado o gás. Estava no aeroporto mais longe de casa e não havia outro voo que eu pudesse pegar depois. Nossa que agonia!

Ao comentar com o atendente da companhia aérea ele me deu a ideia de conversar com o síndico e ver como era o sistema de gás do condomínio e saber se poderia desligar no relógio do prédio. Por sorte era possível e assim o fiz e pude viajar tranquila.

Quando cheguei de viagem verifiquei que eu realmente havia desligado o gás. Mas vai que não e acontece alguma coisa ? Poderia encontrar a minha casa torrada!

Bom, o melhor é seguir para a sua viagem com a certeza de ter desligado o gás direitinho e o check lista da casa vai te ajudar nesta tarefa.

Suspenda assinaturas

Check list da Casa

Hoje em dia é mais raro termos assinaturas de jornais e revistas em papel, mas por via das dúvidas resolvi colocar também no check list da casa. Por que não checar com os fornecedores se é possível suspender por um tempo? Vale para assinaturas online.

A maioria dos serviços de assinatura tem a possibilidade de você suspender o serviço por tempo determinado ou até mesmo trocar o endereço de entrega. Quem sabe você manda as revistas e jornais para a casa dos seus pais enquanto viaja?

Feche bem as portas e janelas

Pra quem mora em

Fechar bem as janelas e portas acaba sendo uma tarefa mais fácil pra quem mora em apartamento. Confesso que mesmo assim sempre dava uma atenção especial a janela do meu quarto, pois ela abria pra fora. Não por medo de que alguém entrasse, mas pelo fato de que, se ela batesse com um vento muito forte, poderia quebrar o vidro e ser um problema para o condomínio durante a minha ausência.

Por isso, tenha atenção com as portas e janelas não só no caso de alguém entrar, mas para outras possibilidades também. Para que mora em casa eu sugiro ir fechando por cômodos. Comece pelos que você já não está mais usando.

Deixe seu contato com um vizinho

Assim como deixar a chave com alguém de confiança, pode ser legal deixar seu contato com algum vizinho ou o síndico para que possam te avisar de algum problema na sua casa durante a sua viagem.

Meu porteiro, por exemplo, tinha meu zap pra esses ocasiões. Lembro que, caso chegasse alguma conta pelo correio (ainda não tinha colocado tudo online), ele estava autorizado a abrir, fotografar e me mandar. E, claro, se houvesse algum problema com o apartamento, ele poderia me avisar.

Contas a vencer

Check list da Casa

Falando em contas, elas não tiram férias. Pra falar a verdade, acho um saco ter que pagar contas no meio da viagem. Quebra o clima de lazer e descanso, não?

Então, você já pode verificar tudo o que vai vencer durante a sua viagem e deixar os pagamentos agendados ou colocar em débito automático.

Assim você relaxa e não corre o ricos de pagar juros desnecessários na volta da viagem.

Aviso de Viagem

Com o aumento de golpes por tudo que é lado, as operadoras de cartão de crédito estão cada vez mais atentas para não terem grandes prejuízos e problemas com clientes.

Quando elas desconfiam de alguma operação incomum, fora do local de residência do cliente, por exemplo, acabam recusando a compra. Desagradável, mas necessário.

Pra que você não corra o risco de ter o cartão recusado durante a viagem é necessário avisar ao banco e/ou operadora do cartão de crédito sobre as datas e destino da sua viagem.

Plantas

Check list da Casa

As plantinhas precisam de uma estratégia de cuidados dependendo do tempo que você vai ficar fora. Existe uma técnica com garrafas pet, que você pode deixar gotejando. Já fiz isso e deu super certo.

Veja mais opções de cuidados das plantinhas, na Revista Casa e Jardim: 5 maneiras de cuidar das plantas longe de casa.

Itens de Valor

Check list da Casa

Você já sabe que não deve levar joias nas viagens, né? Mas aqui no check list da casa não estou falando só de jóias e sim de todos os objetos de valor que você tem em casa. Pode ser moedas estrangeiras, um relógio de estimação, uma peça de arte e até mesmo equipamentos.

Nem todo mundo tem cofres em casa, como é o meu caso. Então, você pode dar uma checada em todos os seus objetos de valor e dar uma mudada de lugar. Adoro a estratégia de dar trabalho para as pessoas que pensam em roubar algo meu.

Até me divirto fazendo essa camuflagem de coisas. O grande problema é que às vezes , na volta da viagem, eu acabava não lembrando onde tinha posto cada coisa. Uma vez achei 600 dólares dentro de um casaco de frio. Maravilhoso, não?

Agora, se você tem muitas jóias e dinheiro em casa talvez seja melhor pensar em levar para um banco, não é mesmo?

Feche o registro de água

Check list da Casa

Assim como o gás é interessante você fechar o registro de água. Às vezes pode haver algum vazamento que você não percebeu antes de sair em viagem. É mais uma precaução e não custa nada.

Doguinhos, Gatinhos & Afins

Check list da Casa

Os amores da sua vida, seus bichinhos queridos, caso não estejam viajando com você, precisam de um plano muito bem elaborado. Eles são parte da família e merecem todo o amor e atenção ao se separarem da gente. Eles precisam se sentir bem e amados durante a nossa ausência.

Então, não deixe pra pensar nisso no último minuto. Veja tudo que os bichinhos vão precisar durante a sua ausência e prepare um plano com amor e carinho. Leia essas dicas lá no Skyscanner: Onde deixar seu pet durante suas férias?

Tire o lixo

Check list da Casa

É importante não esquecer de tirar todo o lixo antes de sair para a viagem. Já pensou esquecer e voltar de viagem e encontrar a sua casa mal cheirosa! Ui, não posso nem pensar em uma coisa dessas!

Eu vou fazendo por peça e deixo por último o meu banheiro e a cozinha. Tem dado certo e ainda não aconteceu de eu esquecer.

Alarme e monitoramento

Check list da Casa

Se você possui um contrato com empresas de monitoramento, avise sobre a sua viagem para ter uma atenção maior 😉

Não esqueça de acionar o alarme antes de bater a porta, hein ?

Organize a sua casa pra volta

Nada pior do que voltar pra casa e estar tudo uma grande bagunça. Sabe aquela zona que você faz na hora de arrumar a mala ? Tirando várias coisas do armário e depois resolve que não vai levar ? Pois é, já fiz isso tantas vezes e deixei tudo bagunçado. Depois, chegava de viagem morta e estava aquela bagunça pra arrumar. Ninguém merece, né?

Então, vou te dizer duas coisinhas que você pode fazer pra sua chegada de volta em casa ser maravilhosa:

  • Troque a roupa de cama antes de partir. Ao chegar você vai ter uma cama deliciosa te esperando pra você desmaiar e descansar da sua maravilhosa viagem;
  • Troque também a roupa de banho;
  • Deixe o seu robe fofinho, lavado e cheirosinho para quando você chegar exausta;
  • Tenha uma comidinha especial no freezer, assim você não vai se preocupar em chamar o restaurante.

Tenho certeza que, se seguir meu conselho, vai ter um retorno pra casa maravilhoso e vai dizer pra si mesma: a Denise tinha razão! hahaha

TV a Cabo e Internet

Se a sua viagem for longa, tipo mais de três meses, saiba que é possível fazer uma suspensão temporária por um tempo determinado, sem o cancelamento do contrato. Vale a pena você checar com sua operadora de tv a cabo e internet.

Desligue o disjuntor geral

Check list da Casa

E, por último, quando estiver saindo de casa, desligue o disjuntor e proteja todos os seus aparelhos de quedas indesejadas de energia, enquanto você estiver viajando.

Se a sua viagem for longa, também é possível ver a suspensão temporária dos serviços de energia. Consulte a sua operadora.

Espero que esse check list da casa com todo o que você precisa fazer antes de bater a porta e correr pra estrada te ajude a não esquecer de nada importante, amenizando dessa forma aquela tensão pré-viagem que a gente tem. Ainda mais quem mora sozinha e não tem com quem dividir a responsabilidade!

Boa viagem!