fbpx

Planner Viajante Solo

HomeViajar SozinhaComunicação & TecnologiaComo usar o WhatsApp em viagem

Como usar o WhatsApp em viagem

Use e abuse do WhatsApp em viagem mantendo seu número e contatos

-

Planner Viajante Solo

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados hoje em dia e costuma ser a principal forma de comunicação da maioria das pessoas no Brasil. Nem tanto nos EUA ou na França, mas ainda assim muito prático e, melhor de tudo, gratuito. Vamos ver como usar o whatsapp em viagem?

Você sabia que dá para usar o WhatsApp no exterior sem precisar mudar de número e continuar vendo todos os seus contatos e mensagens, como se você estivesse no Brasil ?

Leia Também >> Dicas para planejar viagens e aproveitar os feriados

Ele já se tornou imprescindível para muitas atividades. Acredite se quiser, mas até a compra de moeda estrangeira eu tenho feito via WhatsApp. E, durante as minhas viagens, é a forma que mais uso para mandar e saber notícias da família, além de continuar me comunicando com os amigos.

Como usar o WhatsApp em viagem

Acesso à Internet

Assim como no Brasil, para usar o WhatsApp em viagem internacional você precisará ter acesso à internet. Existem as seguintes opções de conexão:

SIM Card (Chip) com pacote de dados entregue na sua casa no Brasil

SIM Card (Chip) com pacote de dados comprado na sua chegada ao destino

Pacote de Dados (Roaming) com a sua operadora de celular

Planner Viajante Solo

Wi-Fi

SIM Card com Pacote de Dados entregue no Brasil

Sair com um Sim Card já do Brasil é a maneira que economiza tempo, pois você já chega no destino com o telefone funcionando e conectada à internet. Não é preciso gastar tempo procurando o chip no aeroporto, desenrolar em outro idioma para escolher o plano e nem depois andar na cidade até achar. Mas, claro, que esta comodidade vai custar um pouco mais.

Existem vários tipos de planos e você pode escolher de acordo com o seu tempo de permanência no destino, seu orçamento e sua maneira de consumo. Para usar esse chip é preciso que o seu celular seja desbloqueado (modelo GSM).

Consulte os planos e valores para o SIM Card entregue na sua casa no Brasil

SIM Card comprado na chegada ao destino

Dependendo do destino, também compro o chip na chegada, mas o que acontece nesse caso é que você perde um tempinho. Algumas vezes você encontra no aeroporto, mas em outros casos, acaba tendo que comprar na cidade mesmo.

Na Europa, por exemplo, você encontra chip a 10 euros (Abril 2019) e depois pode escolher o pacote de dados que mais convém ao número de dias que você vai permanecer no destino. Algumas empresas que já utilizei: Lebara, Orange, Vodafone, SFR na Europa e T-Mobile nos EUA.

Busque pelas principais operadoras de telefonia no seu destino e consulte os planos disponíveis para agilizar a compra na sua chegada á cidade.

Pacotes de Viagem com sua operadora

O roaming internacional é um serviço oferecido pelas operadoras de telefone (Claro, Vivo, Oi, Tim, etc), que permite que você use o seu chip de celular no exterior. O roaming internacional possibilita usar internet 3G ou 4G da mesma forma como você a usa no Brasil, permitindo ligações e envios de mensagens.

Leia também >> O que é jet lag e como amenizar os sintomas

Cada operadora oferece um pacote diferente, então os preços podem variar bastante, pois algumas cobram por dia de uso, enquanto outras oferecem diferentes pacotes por um determinado número de dias.

Mas uma coisa é certa: os valores não são baixos. Por isso, nas minhas viagens, dependendo do destino, levo o sim card já habilitado aqui do Brasil ou compro ao chegar no destino, como falei acima. Mas sempre vale consultar os valores antes de se decidir.

Não esqueça de contratar o seguro viagem, imprescindível quando viajamos sozinhas! . Compare os planos e as seguradoras e escolha o melhor seguro viagem para você.

Wi-fi

É possível também você utilizar o WhatsApp apenas usando as redes de internet wifi que estão disponíveis gratuitamente na maioria dos hotéis, restaurantes, museus, cafeterias, shoppings, aeroportos e uma infinidade de outros lugares nas grandes cidades, principalmente nas turísticas.

Para usá-las, você precisa ter acesso à senha da rede wifi que, geralmente, estão sinalizadas em alguma placa ou no cardápio, em caso de restaurantes. Se você não encontrar nenhuma indicação sobre a senha, pode perguntar para algum funcionário.

Leia também >> Tax Free na Europa: como funciona e como solicitar

Ao usar uma rede wifi pública ou de um comércio, evite fazer compras online ou acessar o site do seu banco. Por serem públicas, estas redes não são consideradas conexões seguras e você corre o risco de ter seus dados pessoais roubados.

Como usar o WhatsApp em viagem e manter seu número

Se você optar por usar a internet por meio de wifi ou roaming internacional com a sua operadora de celular, poderá usar o WhatsApp em viagem exatamente como usa no Brasil, sem precisar fazer nenhum tipo de procedimento.

Confira as melhores ofertas de passagens aéreas para sua próxima viagem.

Agora, se você comprar um SIM card no Brasil já habilitado para uso no exterior ou preferir comprar o chip de uma operadora local na sua chegada ao destino, terá de seguir os seguintes passos:

  1. Desligue o celular e coloque o novo chip;
  2. Ligue o celular;
  3. Ative o uso de dados móveis;
  4. Abra o WhatsApp;

Automaticamente, o WhatsApp mostrará uma mensagem perguntando se você quer alterar o número do telefone ou quer manter o número antigo. Clique em “manter o número antigo” e pronto!

Você terá de realizar esse procedimento todas as vezes em que trocar o chip do seu celular. Se o seu telefone possui entradas para dois chips, só precisará fazer uma única vez.

Atenção para quem tem celular com dois chips: alguns modelos de celulares oferecem um espaço para chips com internet 3G e 4G e outro espaço para chips com internet 2G. Na hora de colocar o novo chip no seu celular, cuide para colocá-lo no espaço onde está escrito “SIM 4G/3G”.

Como você pôde ver o processo para usar o WhatsApp em viagem internacional é bem simples e rápido.

Planner Viajante Solo

4 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre, suas dicas são valiosas. Adoro o conteúdo do seu blog. Eu geralmente uso o wi-fi mas passo muito aperto nos aeroportos, que é quando eu mais preciso, na chegada, por exemplo. Pelo menos o meu celular não gosta de aeroportos kakaka. Fico sempre procurando um Star Bucks. Aproveitando, sobre sua matéria de viajar sem programação, ao Deus dará, venha o que vier, achei legal mas não é para o meu temperamento . Gosto de controlar até o incontrolável e detesto mudança de planos. Veja só! Por essas e por outras que gosto mais de viajar solo. Só para te lembrar, a gente se conheceu no hotel em Porto Alegre, no Ibis. Você estava preocupada com seu pai. Espero que você e ele estejam bem. Espero que nos encontremos novamente. beijo

    • Oi Virgínia, tudo bem ? Que alegria te ver por aqui 🙂 Realmente os wifis em aeroportos nem sempre funcionam e a gente acaba ficando na mão …rs Sobre viajar sem planejamento, gostei bastante e te entendo bem sobe controlar o incontrolável. Sou assim também, mas é justamente o que tenho tentado mudar. Quero deixar a vida correr mais soltinha! hahahah Estou bem, trabalhando bastante e meu pai, infelizmente, faleceu 🙁 Continuo ficando no Ibis! Tomara que a gente se encontre de novo! Beijão e obrigada pela visitinha <3

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.