O que é jet lag e como amenizar os sintomas

Viajar é ótimo, mas viajar de avião por longas distâncias pode ser uma penúria para muita gente, especialmente por ter de lidar com o famoso jet lag, quando ficamos com os nossos horários alterados por conta do destino que estamos visitando.

Mas a boa notícia é que existem maneiras para amenizar os sintomas do jet lag e é disso que vamos falar nesse artigo.

O que é jet lag?

Antes de começar com as dicas, acho importante entendermos o que é o jet lag e por que ele acontece. O jet lag é um distúrbio temporário que ocorre quando viajamos de avião para um fuso horário diferente do nosso.

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Ele acontece quando há uma alteração no nosso “ciclo circadiano”, o ciclo de 24 horas que o dia possui. Na nossa rotina diária, estamos acostumadas a descansar, acordar, se alimentar e receber luz em determinados horários e, durante uma viagem para um país com fuso diferente, esses horários ficam completamente desorganizados.

Em outras palavras, o jet lag é como se o nosso corpo estivesse se acostumando com uma nova “jornada de trabalho”, tendo de lidar com um ciclo de luz / escuridão totalmente atípico para ele. Por causa disso, é normal sentir alguns sintomas como:

  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Dificuldade para dormir;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Perda de memória leve;
  • Fome em horários inesperados;
  • Enjoos e inclusive vômitos.

Em geral, esses sintomas duram apenas alguns dias, no máximo três. Ainda que sejam poucos dias, isso pode ser tempo demais para ficar se sentindo mal em uma viagem, especialmente quando temos pouco tempo para explorar o destino.

Não esqueça de contratar um seguro viagem, pois é essencial termos uma cobertura em caso de necessitar de cuidados médicos durante a viagem, principalmente, se estivermos viajando sozinhas. Faça uma comparação agora e escolha o melhor plano para a sua viagem.

Imagina pagar por um passeio para chegar na hora e não conseguir curtir nada por estar cansada demais ou morrendo de dor de cabeça? Ninguém merece! Mas não se preocupe, pois existem algumas formas de minimizar os efeitos do jet lag nas suas viagens internacionais.

Como amenizar os sintomas do jet lag

Descanse bem antes de embarcar

Temos tantas coisas para fazer na véspera de uma viagem que, infelizmente, é normal ficar cansada antes mesmo da viagem começar. Mas isso apenas faz com que o jet lag se intensifique e ninguém quer isto, não é mesmo?

Tente deixar todos os documentos e mala organizados com pelo menos dois dias de antecedência e evite marcar compromissos desgastantes no dia anterior ao embarque. Desta forma, você vai viajar descansada e pronta para encarar os passeios com a cabeça e corpo tranquilos.

Adapte o seu corpo ao novo horário

Uma coisa muito esperta de se fazer para amenizar o jet lag é organizar os seus horários de sono conforme o fuso do país de destino.

Por exemplo, se você está indo viajar para o ocidente, vá dormir 1h ou 2h mais tarde do que está habituada. Se a viagem é para o oriente, faça o oposto: durma mais cedo do que o normal. Assim, você estará treinando o seu corpo para se habituar ao novo fuso.

Beba bastante água durante o voo

Pode parecer um conselho bobo, mas manter-se bem hidratada faz bastante diferença para se livrar do jet lag. Um corpo hidratado sofre menos com dores de cabeça, falta de concentração e os possíveis enjoos.

Então trate de beber muita água durante o voo e nos dias que o antecedem. Indico levar a sua própria garrafinha d’água para não precisar ficar pedindo água para à tripulação o tempo todo. Também evite o consumo de álcool e cafeína durante o voo.

Ajuste o horário ao entrar no avião

Não veja o voo apenas como um transporte, mas como uma oportunidade para já ir se adaptando ao novo fuso. Ajuste o seu relógio assim que entrar no avião e aja de acordo com o horário do destino final.

Por exemplo, se você vai chegar na cidade pela manhã, trate de dormir durante o voo. Se o voo é diurno, se mantenha ativa e preserve o sono para quando chegar ao hotel.

Faça uma refeição leve

Além de cuidar da hidratação, é importante cuidar do que você come durante o voo. Evite comidas pesadas e aposte em lanchinhos como frutas e castanhas. Se conseguir, tente se alimentar em horários semelhantes ao do país de destino.

Faça exercícios

Essa é uma dica que deve ser aplicada durante e após o voo. De tempo em tempos, levante-se e dê uma passeada pelo avião. Não tenha vergonha, pois essa prática auxilia na circulação, evita inchaços nos pés e nas pernas e também diminui os riscos de uma trombose!

Durante a viagem, caminhar também faz bem para a saúde, ameniza os sintomas do jet lag e ainda ajuda a explorar a cidade de uma forma diferente.

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Evite dormir na chegada

Uma das piores coisas que podemos fazer ao chegar na acomodação é sucumbir ao cansaço e tirar uma soneca durante o dia. Mesmo que você esteja muito cansada, se obrigue a ficar acordada até às 21 horas do horário local. Por mais penoso que seja, esta é a única forma de fazer o seu corpo se acostumar com o horário correto para dormir.

Tome um banho

Nada melhor do que tomar uma ducha para energizar o corpo. Desse jeito, conseguimos aquela energia extra para combater o jet lag no primeiro dia de viagem e sair turistando sem desânimo. Aproveite para tomar um banho logo ao chegar na acomodação para tirar do corpo o cansaço de passar horas dentro de um avião. Um pulinho no mar ou na piscina também não são de se recusar…

Apanhe um pouco de sol

Uma forma bem simples de amenizar o jet lag é se expor à luz do dia e sair ao ar livre ao chegar na cidade. Controlando a sua exposição ao sol, você já está dizendo ao seu corpo quais são os momentos de ficar ativo e quais são as horas de descanso, estabilizando o seu relógio biológico.

Claro que isso pode ser meio difícil ao viajar para locais com pouco sol, mas ainda assim é importante sair à rua durante o dia e descansar durante a noite.

Cuidado com remédios para dormir

Na verdade, esta não é uma dica, mas sim um aviso. Muita gente gosta de usar medicamentos para garantir o sono durante o voo e ao longo da viagem. Tenha em mente de que os remédios não ajudam a resolver os sintomas do jet lag em si, apenas te fazem apagar. Você ainda poderá lidar com dor de cabeça, cansaço e demais problemas. Por isso tome cuidado com essa prática e jamais use medicamentos sem orientação médica.

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Estas são algumas das orientações para amenizar os sintomas do jet lag. Você tem alguma dica diferente para me contar ?

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