Dicas para planejar viagens e aproveitar os feriados

Início de ano combina com resoluções e eu, particularmente, funciono melhor me organizando e traçando metas, inclusive para as viagens. Posso até furar, mas se eu não tiver isso na cabeça, acabo me desviando e fazendo outras coisas. Quando dou por mim, o ano terminou e não fiz nada do que gostaria. Com você é assim também? E para quem não trabalha como autônomo, é imprescindível planejar as viagens e aproveitar os feriados.

Quando estava na inciativa privada, se possível, planejava duas viagens internacionais ao ano: uma mais longa (20 a 30 dias) e uma mais curta e para um local mais próximo (7 a 10 dias). Isso tinha que casar com os períodos de folga e não era tarefa fácil. Gasta-se tempo e energia e, por isso, acho o planejamento peça fundamental para não ter frustrações. Quanto mais cedo a gente começa a pensar, mais tempo temos para mudar de ideia e aproveitar promoções.

Além das viagens internacionais em que precisamos usar as férias, uma ótima resolução é não desperdiçar os feriados. Temos tantos por aqui e podem ser usados para viagens mais curtas e mais próximas. Mas, se a gente não planejar com antecedência, quando se dá conta, o feriado já esta chegando. Daí os hotéis estão lotados e com preços altíssimos e você acaba desanimando e vendo os destinos no Facebook na timeline das amigas.

Esta semana sobrou um tempinho livre e comecei a olhar os feriados e a pensar quais destinos eu gostaria de visitar.  Muita gente me acha meio louca por planejar com tanta antecedência, mas sabe o que percebi? No Booking, ao procurar hotéis para os feriados, vi que não estou sozinha neste planejamento antecipado. Já existem muitos destinos com hotéis e pousadas lotados, até porquê o site traz a vantagem de reservar e poder cancelar um tempo antes da viagem, sem cobranças de taxas – dependendo do estabelecimento.

Vantagens de planejar com antecedênciaVantagens de planejar com antecedência

As vantagens de planejar com antecedência:

  • Você consegue visualizar os custos – estimativa – anuais com suas viagens. Isso pode trazer mais motivação para economizar e cortar gastos supérfluos de seu orçamento. Também mostra se terá que cortar algum destino do seu planejamento ou, o melhor dos mundos, poderá acrescentar outro destino.
  • Você encontra preços mais em conta de aéreo e hospedagem e a possibilidade de parcelar. Quando chegar a data da viagem, você já terá pago tudo ou, pelo menos parte, e acaba viajando bem mais leve, sem preocupações, não trazendo as chatas dívidas pós-viagem.
  • Reservando seu hotel com antecedência, poderá encontrar as melhores e mais baratas opções e, no Booking, por exemplo, em alguns tipos de reservas é possível o cancelamento gratuito.

Daí você vai me perguntar: e se acontecer alguma coisa e eu não puder viajar? É verdade, pode acontecer. Então, o que recomendo é que, antes de sair comprando e reservando, é muito importante ver todas as condições: cancelamento, reembolso, reagendamento, multas, taxas, etc., pois ninguém está livre de imprevistos e vamos precisar destas informações.

Mesmo com a possibilidade de acontecer algo, prefiro fazer meus planos com antecedência e, se acontecer alguma coisa – sempre há uma solução. A antecedência te dá mais tempo para resolver qualquer contratempo.

Planejar é algo pessoal, cada um tem um jeitinho de fazer. Eu planejo e executo tudo sozinha, pois amo fazer isso! Outros usam agências por acharem mais fácil e cômodo. De qualquer forma, você precisa, ao menos, decidir para onde e quando vai, então eu compartilho aqui alguns passos que podem ajudar você a planejar viagens e aproveitar os feriados.

Leia também >> Viajar Sozinha por conta própria ou usar agência?

 

Como planejar viagens e aproveitar os feriados

Liste todos os feriados

Fiz uma planilha simples e básica no Excel para ficar mais fácil de visualizar as possibilidades. Listei todos os feriados nacionais, estaduais e municipais – no meu caso Rio de Janeiro. Observe que se você está em Sampa, por exemplo, terá feriados diferentes dos meus.

Se quiser baixar a minha planilha para ajudar, clique aqui. Para achar os feriados do ano do seu planejamento, basta fazer uma pesquisa no Google e você vai encontrar muitos sites com todas as informações.

Feriados 2015 X Destinos Planejamento | Viajante Solo

Liste os destinos desejados

Listei também na planilha todos os destinos que vieram a minha cabeça e depois chequei nos blogs de viagem que acompanho, as melhores datas para visitar cada um deles.

Feriados mais curtos, destinos mais próximos. Feriados mais longos, destinos podem ser mais afastados, já que precisamos levar em conta a distância e o tipo de deslocamento.

Cheque seu Banco de Horas 

No caso de você ter um trabalho formal, com horários rígidos e tem o sistema de banco de horas, verifique se há possibilidade de usar algum dia para prolongar os feriados, assim pode escolher destinos mais distantes que estão na sua listinha.

Programas de Milhagem

Vale a pena dar uma olhadinha na quantidade de milhas disponíveis nos seus programas de milhagem. Quem sabe você já tenha direito a tirar uma passagem ou mesmo usar milhas + dinheiro? Eu viajo mais de 10 x pelo Brasil, por ano, só com milhas.

Pesquise Aéreo

Sempre dou uma passadinha no Melhores Destinos para ver as promoções de passagens aéreas, pois pode haver uma promoção que valha a pena e ou você ver outra ideia de destino que você não pensou antes.

Se meu destino exige passagem aérea busco no Skyscanner, Submarino ou Decolar para ver se há promoções e para ver quais companhias aéreas voam para o destino. Depois faço a pesquisa diretamente nos sites de cada companhia aérea, assim você pode ver onde tem os preços mais em conta.

Pesquise Hospedagem

Depois de resolvido meu deslocamento é hora da hospedagem. Eu prefiro usar o Booking para ver as possibilidades de hospedagem que, dependendo do caso, podem ser canceladas posteriormente, sem pagamentos de taxas. Às vezes, seu destino já está lotaaaadooooo restando poucas opções boas para se hospedar e, neste caso, eu pulo para outro destino para ver como está.

planejar viagens e aproveitar os feriadosCom todas estas pesquisas sua planilha vai fechando e você consegue se planejar e aproveitar os feriados economizando demais! Consegue visualizar um pré-roteiro das suas viagens ao longo do ano.

Na medida em que você for definindo o melhor destino, pode abrir mais colunas na sua planilha, inserindo valores de hospedagem e passagens para cada local, o que lhe dará uma estimativa mais realista de suas viagens.

Comprar ou não passagens e fazer pré-pagamentos de hospedagem vai depender das suas finanças pessoais. Se eu tenho disponibilidade, gosto de fazer alguns pagamentos antecipados.

Depois disso é correr para o abraço, comprar guias, se necessário, pesquisar outros blogs e começar a ver quais as atrações e passeios você quer ver/fazer em cada lugar.

DEIXE UM COMENTÁRIO! VOU ADORAR!

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.