fbpx

Guia Viajar Sozinha em Segurança

HomeViajar Sozinha9 dicas para tirar fotos viajando sozinha

9 dicas para tirar fotos viajando sozinha

Veja como tirar fotos incríveis viajando sozinha mesmo sem muito conhecimento e sem alguém pra tirar as fotos pra você. Equipamentos, inspiração, truques e técnicas! Você vai se surpreender com os resultados.

Planner Viajante Solo

JÁ ESTÁ ME SEGUINDO NO INSTAGRAM? BORA VOAR!

28,3k Seguidores
Seguir

Mas quem vai tirar as minhas fotos viajando sozinha? Esse é um drama recorrente quando o assunto é viajar solo. A gente fica tão acostumada a ter sempre alguém disponível para tirar as nossas fotos, que ficamos sem chão na hora de viajar sozinha.

Mas não se preocupe! É sim possível tirar incríveis fotos viajando sozinha. Se você estudar um pouquinho, seguir as dicas que coloquei por aqui e observar com atenção as fotos de outras pessoas que você gostaria de reproduzir, vai sim conseguir fazer fotos viajando sozinha e vai se orgulhar dos resultados.

Vamos ver como tirar fotos viajando sozinha? Vou dar dicas incríveis pra você se surpreender com os resultados!

Leia também

Como viajar sozinha: guia completo pra mulheres

Viajar sozinha sem planejar e sem roteiro diário definido

Uso do celular durante a viagem

Medo de viajar sozinha: quais os mais comuns e como lidar com eles

Aprenda o básico de fotografia

Se você acha que fotografia não requer nem um pouquinho de estudo, volte cinco casas. O primeiro passo para aprender a tirar fotos maravilhosas é estudar, ao menos um pouquinho, o básico sobre fotografia. E você vai ver que é um assunto fascinante! E aposto que você vai ficar super feliz, quando ver os resultados depois de estudar um pouquinho.

9 dicas para você tirar fotos sensacionais viajando sozinha

A primeira coisa a fazer é entender bem o seu equipamento e o que ele pode fazer por você. Leia o manual ou procure por vídeos no YouTube que ensinem as possibilidades que ele oferece. Clique, experimente, veja o que deu errado, anote o que deu certo.

Não esqueça de contratar o seguro viagem! Faça a cotação nas melhores seguradoras e escolha o plano ideal para o seu estilo de viagem!

Depois disso é interessante que você pesquise qual é o papel do ISO, como funciona o tempo de abertura do obturador, quais as diferenças entre uma foto com flash e uma sem flash.

Estude composição

A composição é a chave do sucesso para fazer boas fotos e também para mostrar o seu olhar sobre o que está sendo fotografado! A composição se refere ao posicionamento dos elementos dentro da foto e existem algumas regrinhas que vão ajudar você na hora de fotografar.

Regra dos Terços

Planner Viajante Solo

Sabe aqueles risquinhos que aparecem na tela do celular quando vamos tirar uma foto? Chama-se grade e ela divide a sua tela em 9 partes com duas linhas horizontais e duas verticais.

Fotos sensacionais Viajando Sozinha Regra dos Terços

O ideal é que os elementos mais importantes da foto fiquem no cruzamento das linhas. No caso de fotografar pessoas é sempre bom manter os olhos no terço superior.

Leia mais sobre a Regra dos Terços

Linha do Horizonte

Outra questão importante, é cuidar para manter a linha do horizonte sempre reta. Eu sou a rainha de deixar a linha torta nas minhas fotos e se no começo você esquecer desse detalhe, sempre dá pra corrigir na edição.

Utilizando essas duas regrinhas de composição, você já vai ver uma melhoria grande nas suas fotos. E se você quiser se aprofundar no estudo da composição, recomendo o livro Composição: De Simples Fotos A Grandes Imagens, da fotógrafa Laurie Excell. O livro é excelente e traz exemplos e também exercícios.

Entenda a importância da luz

Um fator importantíssimo para fazer boas fotos é aprender a usar a iluminação ao seu favor. É exatamente a qualidade da luz que fará a diferença entre uma foto boa e uma sensacional. Claro que existem várias possibilidades e regrinhas em relação a luz na fotografia, mas vamos falar da principal: a Golden Hour (hora dourada).

A Golden Hour acontece na primeira hora depois do nascer do sol e na última hora antes do pôr-do-Sol. Durante a Golden Hour, a luz está mais uniforme, ressaltando as cores do ambiente e suavizando o efeito das sombras.

9 dicas para você tirar fotos sensacionais viajando sozinha (3)

Isso vai variar conforme o local onde você está fotografando e para te ajudar, existem vários aplicativos que podem te ajudar a descobrir. Eu uso o Golden Hour para Android.

A dica é aproveitar para clicar ao máximo durante a Golder Hour, pois é o período em que a luz está mais bonita e que sempre deixa as fotos mais interessantes.

Busque por inspiração

Agora que você já aprendeu alguns truques básicos para tirar fotos sensacionais viajando sozinha, chegou a hora da inspiração.

Você pode pesquisar antes da sua viagem por fotos no seu destino para ver quais são os melhores ângulos e também ver algumas poses que ficarão lindas naquele local. 

Uma forma prática para buscar inspiração é usar o Instagram! Pesquise o destino que você vai visitar através das hashtags ou geolocalização. Depois, vá salvando em uma coleção todas as fotos que você quer repetir.

Outro local legal para buscar inspiração é o Pinterest. Montei uma pasta para você ver algumas fotos inspiração, mas se preferir você mesma pode montar a sua pasta com as suas inspirações.

Bons equipamentos X Olhar fotográfico

Um bom equipamento não é garantia de boas fotos – mas que ajuda bastante, ajuda! E quando falo em equipamento, não me refiro apenas à uma câmera profissional. Estou falando sobre celular, tripé, lentes, estabilizador e tudo mais. Se você puder e gostar, como eu gosto, invista em bons equipamentos.

Agora como já disse, não adianta comprar o último modelo da Apple, se não começar a treinar o seu olhar, aprender um pouco de composição e de tudo o que já falei acima. Você vai ver que a evolução no resultado das fotos vai aparecer rapidinho.

Faça uma boa pesquisa e escolha aparelhos que combinam com você e com o tipo de foto que você quer fazer. Por exemplo, se você curte fotografia de esportes radicais, vale mais a pena investir em uma GoPro ao invés de uma Canon.

Ou então, se você gosta de viajar mais leve e sem se preocupar com equipamentos, talvez seja mais interessante comprar um celular com uma câmera avançada e que fotografe no modo profissional. Bem mais simples do que um conjunto fotográfico cheio de lentes.

O que uso como equipamento

Você não precisa ter todos esses equipamentos para tirar boas fotos. Eu fui comprando isso aos poucos e não uso todos ao mesmo tempo. Lembre-se que viajar sozinha e levar muita tralha não é legal. Você que terá que carregar tudo e é sempre preferível viajar leve.

  • Celular IPhone 12 Pro Max
  • Osmo Pocket – É uma câmera portátil com estabilizador da DJI que fotografa, faz vídeos, timelapse e mil outras funções. Tem um tamanho excelente e não pesa nada.
  • Câmara GoPro Black
  • Estabilizador DJI Osmo Mobile 2
  • Canon Powershot SX60 HS – parei de usar a câmera nas viagens, apesar de sentir falta. Foi mais pela praticidade e também pela melhora das câmeras dos smartphones.
Osmo Pocket
Osmo Pocket

Uso cada equipamento em uma situação diferente, mas confesso que o celular é o mais prático e tira fotos de excelente qualidade. Só que ele deixa a desejar quando o assunto é zoom (estão melhorando), o que a Canon proporciona maravilhosamente bem.

A Canon é uma câmara semiprofissional, leve e tem um visor que gira 360, faciliantando algumas selfies. Grava vídeos em HD e foi uma ótima companheira. Ainda a mantenho por aqui pra matar as saudades!

Já a GoPro uso mais para fotos e vídeos em passeios com água.

Compre os acessórios certos

Acessórios de fotografia são os melhores amigos de quem viaja sozinha e quer fazer boas fotos. Comprando os aparelhos certos, você ganha mais tempo, agilidade e a oportunidade para explorar novos ângulos, especialmente quando a ideia é fazer selfies.

Veja algumas sugestões:

Outros equipamentos pra você pesquisar

Peça ajuda de outros viajantes

Acessórios te dão independência, mas nem sempre você vai conseguir fazer a foto perfeita 100% sozinha. Não tem problema nenhum pedir ajuda de outros viajantes que estão visitando o mesmo ponto turístico que você. Deixe a timidez de lado!

Antes de falar com alguém, recomendo dar uma escaneada no pessoal que está na sua volta e ver quem tem uma cara mais amigável e receptiva.

Uma dica de ouro é procurar por viajantes que parecer estar sozinhos e se oferecer para tirar fotos deles também. Assim, todo mundo ganha fotos melhores e, de quebra, você já faz algumas amizades.

Segredinhos na hora de fotografar

Tirar boas fotos enquanto viaja sozinha também é uma questão de criatividade e de dar um jeitinho. Por exemplo: quando for pedir para alguém tirar fotos suas, lembre-se de deixar a câmera no modo múltiplas fotos. Desse jeito, a pessoa vai tirar várias fotos suas sem nem perceber, aumentando as chances de alguma foto sair boa.

9 dicas para você tirar fotos sensacionais viajando sozinha (1)

Usar o modo timelapse (tira fotos contínuas em um determinado intervalo de tempo) também é uma boa pedida, especialmente quando você quer captar toda a beleza e energia de um lugar em uma só tomada.

O temporizador (contagem regressiva antes de bater a foto) também é essencial para as viajantes solo. Com ele e mais um tripé, ninguém vai suspeitar que aquela sua foto maravilhosa é, na verdade, uma selfie.

Se você estiver em um ambiente ou situação em que é difícil parar para fazer fotos, você pode experimentar gravar vídeos e depois exportar os frames mais interessantes.

Limpe as lentes sempre antes de fotografar! Muitas vezes você só verá marcas de sujeira quando já tiver chegado no hotel 🙁

Câmera Lenta também é um recurso muito legal pra alguns momentos da sua viagem. Experimente em casa e saberá como usar durante as viagens. Experimente todos os recursos da sua câmera antes da viagem e vai saber instintivamente a hora de usar cada coisa!

Aplicativos pra edição

Para quem não é profissional de fotografia, leva um tempinho até conseguir fotos maravilhosas. O jeito é praticar. Mas não podemos esquecer que pequenos detalhes e imperfeições podem ser corrigidos com os programas de edição também.

Existem muitas alternativas gratuitas para te ajudar nessa tarefa, mas vou falar dos gratuitos e disponíveis no celular para você usar durante a viagem, pois falar de vários editores será assunto para outro post.

Lightroom

O aplicativo mais indicado e usado pela maioria dos fotógrafos profissionais é o Lightroom da Adobe, que possui versão gratuita tanto para Android como para IOS.

A versão gratuita para celular é bastante completa e você consegue fazer muitas coisas. Em um primeiro momento pode parecer complicado, mas existem vários tutoriais no Youtube que te ensinam o básico. Também há a versão Desktop (paga).

Snapseed

Snapseed

Desenvolvido pelo Google, o Snapseed é outro aplicatico excelente e super completo, que vem com várias predefinições de filtros (presets) lindos e que vão transformar suas fotos em alguns minutinhos.

TouchRetouch

Esse é aquele aplicativo que salva muitas fotos que tiramos e que aparecem outras pessoas estragando tudo! kkkkk Ele remove pessoas e objetos das fotos. Tem que ter paciência pra fazer. Eu fiz um vídeo mostrando como faço e como é fácil. Ele é pago, mas super vale a pena, se você quer estar sozinha e linda nas suas fotos!

Quanto mais explorarmos as ferramentas disponíveis, mais vamos pegando o jeitinho e as fotos vão ficando cada vez melhores.

Se você tem alguma dica diferente, deixe nos comentários, assim podemos ajudar outras viajantes. E se você conseguiu tirar fotos sensacionais viajando sozinha com essas dicas, volta aqui pra contar, combinado ?

Salvo algumas exceções devidamente sinalizadas, todas as viagens e experiências do Viajante Solo são custeadas com recursos próprios da autora, Denise Tonin. Por isso, se você achou esse conteúdo útil para a sua viagem, poderá adquirir os produtos oferecidos, como o Planner de Viagem, o Guia Viajar Sozinha em Segurança ou a Mentoria para Viajar Sozinha. Ficarei muito feliz e grata pelo seu apoio!

Guia Viajar Sozinha em Segurança

Planner Viajante Solo

Planner Viajante Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Insira seu nome

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Proibida a cópia parcial ou total deste conteúdo, pois o mesmo está protegido pela Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998